Bom, estou aqui para explicar como se fazer um sistema de lenhador com skill.
Quando vc adicionar este escrite em seu ot ele fara com que o machado corte a arvore e vc ganhara uma madeira, com esta madeira vc pode fazer varias coisas isso ja vc que resolve.
Vamos pegar um script como base:
function onUse(cid,item2,topos,frompos,item) local stock = getPlayerStorageValue (cid,3000) local XP = getPlayerStorageValue (cid,4000) local arr = {1,2,3,4,5,6} local rand = math.random(1,table.getn(arr)) G = arr[rand] local ADv = XP+G local Adv = ADv/stock local madera = 6431 local advance = stock+1 local arvore = 2703 local getID = getThingFromPos(topos) local Cond = Adv+XP if getID == arvore then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"ei lenhador, mãos a obra!") local Time = {5000-{stock*10}} for t = 1,Time do doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Ja se passa ".. t .." milesimos de segundos return TRUE end doTransformItem(topos.uid, madera) if Cond > 99 then setPlayerStorageValue(cid, 4000, 0) doSetPlayerStorageValue(cid, 3000, advance) doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você avançou do level ".. stock .." em Woodcuting para o level ".. advance ..".") else setPlayerStorageValue(cid,4000,Adv) end else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Use o seu machado somente em arvores") end return FALSE end
Dando uma boa observada no script, você verá que ele é simples.
Bom, dando uma olhada nas variáveis você verá algumas importantes:
Stock: é o level do skill lenhador do cara
Advance : é o avanço de skill
ADv : Parte inicial da equação da experiência
Adv : resultado final da equação da experiência
XP : é a experiência atual do lenhador
creditos:
Eventide(script)
Dih Fernandes (Adaptão e por trazer para o Xtibia)