Olá Xtibianos, muita gente aqui do fórum procura por dicas de como fazer suas " Edições " em seu servidor.
Estou aqui para postar um tutorial.. que achei a necessidade de fazer um.
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INTRODUCAO:
1.0- SPEELS
2.0- MONSTROS
3.0- NPC'S
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1.0- SPEELS
Existem as spells de instant e as spells de rune, as spells de instant sao aquelas em q o monstro usa nele, e as de runa ele vai usar em vc. Entao a primeira coisa que precisamos fazer é decidir se vamos fazer uma spell de runa ou de instant, vou mostrar aqui apenas um exemplo.
> Vamos começar, seguindo um exemplo de uma magia que encontrei.. resumirei o maximo..:
Primeiro, crie um arquivo chamado crossover.lua, na pasta Data>Spells>Instant
Obs: A localização " instant " será o tipo da magia, o qual será criada.
Começamos o script com isso:
area = {{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{1, 1, 1, 1, 1, 0, 1, 1, 1, 1, 1},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},
}
Essa é a area em que a magia ira pegar, o numero 0 simboliza os espaços que a magia nao pega e os numeros 1, os lugares onde acontecerá a magia, no exemplo acima, é uma magia em forma de cruz
Pulamos entao uma linha e acrescentamos isso:
attackType = ATTACK_PHYSICALneedDirection = false
areaEffect = NM_ME_YELLOW_RINGS
animationEffect = NM_ANI_NONE
hitEffect = NM_ME_HIT_AREA
damageEffect = NM_ME_DRAW_BLOOD
animationColor = BLACK_WHITE
offensive = true
drawblood = true
Explicações..:
attackType = o tipo de ataque que será, no exemplo será um ataque fisico, mas tbm poderia ser um ataque de fogo, ou de energy
needDirection = se o ataque precisa de direção, como as firewaves
areaEffect = o tipo de animação que saira na area na magia
animationEffect = a animação de quando o player sofrer dano da magia
damageEffect = o efeito que saira quando o player receber o dano
animationColor = a cor da animação da Magia
offensive = se a magia é de ataque ou nao
drawblood = se embaixo do player vai sair sangue quando ele receber a magia
Explicado. Pulamos mais uma vez uma linha.. e adicionamos isto:
UltimateExplosionObject = MagicDamageObject(attackType, animationEffect, hitEffect, damageEffect, animationColor, offensive, drawblood, 0, 0)
Essa é a função que fara com que oque explicamos acima funcione, pulamos outra linha e acrescentamos:
function onCast(cid, creaturePos, level, maglv, var)centerpos = {x=creaturePos.x, y=creaturePos.y, z=creaturePos.z}
n = tonumber(var)
if n ~= nil then
-- bugged
-- ultimateExplosionObject.minDmg = var+0
-- UltimateExplosionObject.maxDmg = var+0
UltimateExplosionObject.minDmg = 0
UltimateExplosionObject.maxDmg = 0
else
UltimateExplosionObject.minDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 2.6 - 30
UltimateExplosionObject.maxDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 3.0
end
Essa é a fórmula do Dano que o player irá tomar ao receber a magia, agora pra finalizar adiconamos:
return doAreaMagic(cid, centerpos, needDirection, areaEffect, area, UltimateExplosionObject:ordered())end
Pronto ja terminamos nossa primeira spell, agora para faze-la funcionar precisamos acrescenta-la aou arquivo spells.xml
vamos lá, na pasta Data>Spells abra o arquivo spells.xml e na sessao de INSTANT, acrescente esta linha:
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spell name="CrossOver" words="crossover" maglv="12" mana="160" enabled="1"><vocation id="2" /><vocation id="1" /></spell>
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Explicação..:
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spell name = nome da magia (pode ser qualquer um)
words = as palavras magicas que terao que ser ditas pra magia funcionar (tem q ser igual ao nome do script da magia)
magvl = maglv necessario para usar essa magia
mana = mana que será gasta
enabled = se a magia esta abilitada ou nao
vocation id = para quais vocações essa magia funcionará, no caso acima ela so funciona pra sorc e druid
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Axo que está tudo pronto na parte de SPEELS, vamos ao segundo passo:
2.0- MONSTERS
Crie um arquivo .xml com um nome qualquer na pasta Data>Monsters
<?xml version="1.0"?><monster name="The Flash" level="500" maglevel="70" experience="1000" pushable="0" armor="80" defense="90" canpushitems="1" staticattack="50" changetarget="200" speed="100000">
<health now="25000" max="25000"/>
<look type="134" head="94" body="94" legs="94" feet="79" corpse="4246"/>
<combat targetdistance="4" runonhealth="0"/>
<attacks>
<attack type="instant" name="flash_light" exhaustion="500" cycleticks="8000" probability="40"/>
</attacks>
<defenses>
<defense immunity="physical"/>
<defense immunity="paralyze"/>
</defenses>
<voices>
<voice sentence="HEHE Vem me pegar!!"/>
<voice sentence="Bah, ja dei 5 voltas e vc ai parado!"/>
</voices>
<summons maxSummons="2">
<summon name="Chicken" chance="5000"/>
</summons>
<loot>
</loot>
</monster>
Esse é um exemplo de um monstro que eu criei, escolhi ele porque ele apresenta quase todas as funções de um monster, vamos as explicações que realmente interessam.
monster name = nome do monstro, esse nome é oq aparecerá quando vc sumonar eleexperience = a experiencia que ele dá, geralmente é um numero normal, parecido com o do Tibia, pois no config.lua é que a exp é multiplicada, portanto se vc colocar mto alto aqui, vai ficar absurda
canpushitems = se o monstro pode mover objetos
changetarget = dificuldade ou facilidade do monstro mudar de alvo
combat targetdistance = a distancia em sqm em que o monstro ficará do player
runonhealth = o life em que o monstro correrá do player
<summons> = comando para ele sumonar um monstro
<loot> = aqui vc ajusta os items e o dinheiro, com a chance (Vamos falar sobre isso mais a frente) e etc
<attacks> = sao os ataques que seu monstro usará, tem os attack do tipo meele (dano fisico), distance (arrows, bolts, etc), instant (magias de instant), rune (magias de rune)
<defenses> = aqui é pra vc colocar se o seu monstro vai ser imune a alguma coisa, exemplo: Demon é imune a fogo, entao vc poe lá: <defense immunity="fire"/>
<voices> = qual será a mensagem que ele dirá (aquela msg laranja)
</monster> = funciona como um end, finaliza o script
Vamos falar sobre o looktype e a lootchance:
"Ah eu quero criar um Boss dos orc, mas nao sei quais sao as roupinhas"
Abaixo a lista dos looktypes dos monstros mais comums
{["Orc Warlord"] = 2, ["War Wolf"] = 3, ["Orc Ridder"] = 4, ["Orc"] = 5, ["Orc Shaman"] =6, ["Orc Warrior"] = 7, ["Orc Berserker"] = 8, ["Necromancer"] = 9, ["Black Sheep"] = 13, ["Sheep"] = 14, ["Trol"] = 15, ["Bear"] = 16, ["Beholder"] = 17, ["Ghoul"] = 18, ["Slime"] = 19, ["Rat"]= 21, ["Cyclops"] = 22, ["Minotaur Mage"] = 23, ["Minotaur Archer"] = 24, ["Minotaur"] = 25, ["Rotworm"] = 26, ["Wolf"] = 27, [" Snake"] = 28, ["Minotaur Guard"] =29, ["Spider"] = 30, ["Deer"] = 31, ["Dog"] = 32, ["Skeleton"] = 33, ["Dragon"] = 34, ["Poison Spider"] = 36, ["Demon Skeleton"] = 37, ["Giant Spider"] = 38, ["Dragon Lord"] = 39, ["Fire Devil"] = 40, ["Lion"] = 41, ["Polar Bear"] = 42, ["Scorpion"] = 43, ["Wasp"]= 44, ["Bug"] = 45, ["Ghost"] = 48, ["Fire Elemental"] = 49, ["Orc Spearman"] = 50, ["Djinn"] =51, ["Winter Wolf"] = 52, ["Frost Troll"]=53, ["Witch"] = 54, ["Behemot"] =55, ["Cave Rat"] = 56, ["Monk"] = 57, ["Priestess"] = 58, ["Orc Leader"] = 59, ["Pig"] = 60, ["Goblin"] = 61, ["Elf"] = 62, ["Elf Arcanist"] = 63, ["Elf Scout"] = 64, ["Mummy"] = 65, ["Dwarf Geomancer"] = 66, ["Stone Golem"] = 67, ["Vampire"] = 68, ["Dwarf"] = 69, ["Dwarf Guard"] = 70, ["Dwarf Soldier"] = 71, ["Rabbit"] = 74, ["Swamp Troll"] = 76}
Ps: Você também pode por roupas de players, exemplo.. para os atuais servidores SQL, recomendo para ser mais simples, você por a roupa desejada " in game " Fazer logout, Relogar.. abrir o SQL editor, e no nome de seu char, e verificar o looktype, lookfeet.. entre outros
Voltando..
E a lootchance
"Eu quero fazer um faraó, mas quero que item fulano caia toda hora e que item ciclano caia mto raramente", entao ai vai a lista da loot chance:
--100000= all time----50000= each 2 time--
--33333= each 3 time--
--20000= each 5 time--
--10000= each 10 time--
--6666= each 15 time--
--5000 = each 20 time--
--4000 = each 25 time--
--3333 = each 30 time--
--2857 = each 35 time--
--2500 = each 40 time--
--2222 = each 45 time--
--2000 = each 50 time--
--1818 = each 55 time--
--1666 = each 60 time--
--1538 = each 65 time--
--1428 = each 70 time--
--1333 = each 75 time--
--1000 = each 100 time--
--909 = each 110 time--
--833 = each 120 time--
--800 = each 125 time
--666 = each 150 time--
--588 = each 170 time--
--555 = each 180 time--
--500 = each 200 time--
--400 = each 250 time--
--333 = each 300 time--
Bom, terminamos a explicação dos monstros.. vamos agora ao Tutorial de npc..
3.0- NPC'S
Como exemplo de npc, vamos criar um NPC, que quando vc pedir ele sumone um monstro pra vc
Começamos a função de um NPC com isso
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focus = 0
contador = 0
talk_start = 0
target = 0
following = false
attacking = false
function onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos)
end
function onCreatureAppear(creature)
end
function onCreatureDisappear(cid, pos)
if focus == cid then
selfSay('Ate breve.')
focus = 0
contador = 0
talk_start = 0
end
end
function onCreatureTurn(creature)
end
function msgcontains(txt, str)
return (string.find(txt, str) and not string.find(txt, '(%w+)' .. str) and not string.find(txt, str .. '(%w+)'))
end
function onCreatureSay(cid, type, msg)
msg = string.lower(msg)
------------x----------
Depois acrescentamos:
------------x----------
if ((string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)')) and (focus == 0)) and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')
focus = cid
contador = 1
talk_start = os.clock()
end
------------x----------
Quando vc falar HI pra ele ele vai te dizer:
selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')
Dai pulamos uma linha e acrescentamos:
------------x----------
if string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)') and (focus ~= cid) and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
end
------------x----------
Isso é, se alguem chegar e falar Hi e ele estiver falando com vc, ele vai dizer para o outro:
selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
Entao agora para responder a pergunta que o Npc nos fez, pulamos uma linha e colocamos:
------------x----------
if msgcontains(msg, 'yes') and focus == cid and contador == 1 then
selfSay('/m trainer')
talk_start = os.clock()
end
------------x----------
No caso, quando vc falar yes, ele vai sumonar um trainer,aqui vc poderia substituir por qualquer outro bixo, entao fechamos o script com isso:
------------x----------
if string.find(msg, '(%a*)bye(%a*)') and focus == cid and getDistanceToCreature(cid) < 3 then
selfSay('Ate Breve jovem ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
focus = 0
talk_start = 0
end
end
function onCreatureChangeOutfit(creature)
end
function onThink()
if (os.clock() - talk_start) > 30 then
if focus > 0 then
selfSay('Próximo Por favor...')
end
focus = 0
contador = 0
end
end
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Que nada mais é do que, o que ele fala e faz depois que vc fala BYE, e oq ele fala e faz depois que vc se afasta muito dele.
Vamos explicar algumas funções dos NPCs:
selfSay = oq ele irá falar em resposta a algo q vc dissebuy(cid,itemid,qtd,price) = mto usada para Npcs que compram e vendem, esta função serve para vc comprar algo de um Npc
sell(cid,itemid,qtd,price) = igual ao explicado acima, so que serve para vc vender algo para o npc
PS: O tutorial possuia muitos " Quotes " então o site recusou como erro. O que seria pra ser como Quote ficaram como:
( ------------x---------- )
Desculpa qualquer coisa ai.. erros de português e etc.. :smile_positivo:
ESPERO TER CONTRIBUIDO COM O XTIBIA ^^
> Este tutorial foi feito por mim. A criação do mesmo estava postado no meu blog, antes de deleta-lo. Qualquer copia do mesmo, favor pedir permissão.
Créditos 100% Meus
Att,
Tonynh