Eu estou atrasado nas minhas postagens. Como todos ja sabem, meu problema principal é a falta de tempo e problemas pessoais (mulher). Nessa segunda parte, pretendo falar mais sobre programação.
Eu costumo dizer que todos devem saber o que podem e não podem fazer, isso é o minimo que um bom scripter tem que saber. O que me irrita muitos scripters, é que as pessoas pedem coisas absurdas ou coisas gigantes, achando que além de bondosos somos trouxas descoupados. Claro que normalmente o outro nem imagina que é um coisa grotesca ou mirabolante.

A pessoa que pede um sistema de dominação de castelo, pensa que é assim que se faz
Então, voltando ao assunto, vamos fazer um levantamento das possibilidades que podemos ter em scritps em otservers.
Actions - Podemos clicar em algo, ou usar certos itens em outros. Portanto podemos fazer chaves magicas, cartas explosivas, portas que te teleportam pro inferno e coisas do tipo.
Movements - Podemos colocar e remover algo de um local, podemos andar e sair de outro lugar. O que nos permite fazer buracos que te levam pro inferno, armadilhas egipcias que ao remover um vaso aparecem milhares de criaturas, andar em locais e ganhar dinheiro.
TalkActions - Podemos falar algo. Então podemos criar coisas como recharge potions e todos seus potions recarregarem, alguma palavra magica que abra uma porta se você tiver em um certo local.
Creature Scripts - Até onde eu vi, fazer eventos quando matamos alguem, quando saimos do jogo, entramos no jogo quando matamos alguem, quando morremos. Então ao matar um Pharao poderá aparecer uma horda de mortos vivos, invadindo a cidade, fazer as maravilhosas tasks do tibia, mudar totalmente a morte por LUA.
Global Events - Esses também são bons, mais sinceramente não mexi com eles. Temos nele limpar o server, salvar e tudo mais.
Sabendo basicamente disso, vemos que temos um leque enorme de variedades para fazermos. E ainda mais, quando sabemos que eles são agrupaveis, ou seja juntando tudo isso temos milhares de coisas para fazermos. Ainda repito que para novos viajantes irem com calma. Nenhum piloto começa pilotando um Formula 1. Tente entender cada um deles em um nivel medio, que você conseguirá juntar todos.

Isso que dá tentar dirigir F1, antes de aprender a dirigir acima dos 80
Bem, quem já tem ou acha que tem um bom conhecimento pode começar a criar seus scripts gigantes e mirabolantes. Aconselho no inicio se basear em quests do Tibia Real. Demon Helmet é um bom começo, junta Actions com movements.
Depois você sentirá automaticamente que tem capacidade de fazer algo melhor. Tá dificil? Otimo! ninguem aprende nada se dando bem, temos que se esforçar. Eu sempre digo que hoje em dia é milhares de vezes mais facil aprender scripter do que quando eu comecei. Eu tinha ajuda do Frerety e Soulblaster e só. Tutoriais eram poucos, e a maioria diziam a mesma coisa. Claro que não tinhamos as maravilhosas pessoas que enfiam vetor, classes em scripts de 4 linhas
apenas para se mostrar, ou para confudirem os lammers.
Basicamente isso é o que tenho para falar sobre a parte II de scripts. Você tendo em mente o que pode e não pode fazer, você não perderá tempo tentando fazer algo impossivel.

Não tem fazer algo impossivel
E saiba diferenciar o que é possivel, e o que você consegue fazer. Eu até hoje tento fazer tudo por mim mesmo, e se não consigo, realmente eu desisto. Claro que certas coisas você nunca desiste e deve persistir, mas você tem que saber se há condições de faze-lô. Se acha que é melhor, junte uns 2 amigos e faça juntos, algumas pessoas não trabalham bem em equipe, outras melhoram sua perfomance.
Espero que esta coluna tenha ajudado a todos. E continuarei escrevendo. Até mais.