Tutorial Adicionando Sprites ao Client.
Bom galera, este é um tutorial completissímo sobre criação de outfits, desde a criação até colocar ele no seu ot e poder andar com ele =D
Bom o que precisaremos.
1º Paint
2º DatEditor
Naum Sabe Onde Baixar o DatEditor
Aki
Vamos Lá, primeraimente crie um arquivo no paint 32x32. Pinte o fundo de rosa. Assim.
NOTA: Para melhor editação dê um zoom 8x na imagem
Ai desenharemos nosso outfit. Faça do jeito que quiser, mais lembre-se, outfit tem 12 posições(parado, andando, e segundo passo para todos os lados, NORTE SUL LESTE OESTE).
Menber diz: "Terei que desenhar ele nas 12 posição?". R: Sim, terá =/
Não irei mostrar passo a passo de como desenhar um outfit porque tem varios tutoriais de como desenhar ele exemplo esse fixo do Sand Fox
Bom, eu peguei o outfit do mage e editei pra ficar estilo AKATSUKI do naruto =D
Menber diz: "putz, fico feio pra caralho sem sombraementp nem nada " R: Eu to ligado, mais é pra da uma idéia.
Editei ele nas 12 posições
NOTA: Salve seu outfit com a extensão .bmp
Agora vamos colocar ele no seu OT.
Menber diz "Ebaaa" R: =D
NOTA: Copie a pasta do seu tibia por segurança, vai que da uma zica né
Abra o DatEditor, vá em file > open
Em dat coloque o arquivo Tibia.dat
e em spr coloque o arquivo Tibia.spr (óóóóó)
clique em open e espere...
Depois que aparecer "Complete" pode fechar a telinha.
Agora vá em file > new > monsters
Abriu um espacinho em branco. Mude o "X Div" para 4, "Animation" para 3 e "Cropsize" para 35.
Note que lá em cima em "Item Sprites" apareceu 12 zeros. O que será isso?
Alguém diz: "Eu sei eu sei eu sei, tááá, naum sei" R: É as 12 posições do outfiiiiiit. (óóóóóóóó)
Para preencher elas é facil mais precisa ser na ordem correta.
Vá em import > sprites.
Mude PNG(*.png) para BMP(*.bmp) selecione os seus 12 arquivos do outfit e abra.
Eles vão para "sprites" do lado direito, deve ser os últimos.
Agora para preencher os 0 é so clicar no outfit em "sprites" e apertar a tecla "insert" do seu teclado.
ATENCÃOOOOOO: voce deve preencher na ordem padrão do tibia. O que seria isso? É simples o primeiro 0 é o seu outfit olhando para o NORTE, o segundo 0 zero é olhando para o LESTE, o terceiro para o SUL, o quarto para o OESTE. O quinto é ele olhando para o NORTE DANDO O PRIMEIRO PASSO, o sexto para o LESTE DANDO O PRIMEIRO PASSO, o setimo para SUL DANDO O PRIMEIRO PASSO, o oitavo para OESTE DANDO O PRIMEIRO PASSO, o nono é olhando para o NORTE dando o SEGUNDO passo e assim sucessivamente.
OLHE NA FOTO PARA FICAR MELHOR.
Agora tamos quase lá...
Anote o Itemtype (mais para a frente voce vai descobrir porque). Ele fica na frente do X Div.
Vá em file > save
Abrirá a mesma janela do "open". Já deve estar preenchido os campos, mais se não estiver é do mesmo jeito que o "open".
Clique em "compile".
Pronto, seu outfit está no tibia já =D
Agora vamos coloca-lo no seu OT.
Abra a pasta do seu OT e vá em data/xml
abra o arquivo outfits.xml com o bloco de notas
Você pode editar um outfit já existente ou criar um novo.
NOTA: Quando você atinge um valor limite de outfits, ele começa a deletar outros para substituir. Me falta a memória de quantos outfits é o maximo, mais sei que adicionar 1 não faz mal =D
Para adicionar o outfit é só copiar um linha qualquer do sexo que você criou o outfit(o meu foi male) e substituir pelas informações.
outfit type="1" 1 é male 0 é female.
looktype="327" aqui é o Itentype que eu mandei voce anotar antes.
enabled="1" 1 para habilitar 0 para desabilitar.
name="Akatsuki" aqui é o nome que você quer para o addon.
premium="0" 0 para free e 1 para só premium usar.
Bom prontooooooooooo!
Só abrir seu OT e testar ~
Créditos: 50% Meu e Do Shingo , 50% Otserver.com.br