Bom galera,
Existe realmente um erro na interpretação de vocês galera, de acordo com o documento público http://www.gnu.org/philosophy/selling.pt-br.html e http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt-br.html#GPLCommertially (Open Tibia está registrado sob GNU e GPL) você pode vender sim software livre DESDE QUE libere o código fonte completo do mesmo, do contrário é crime de direitos autorais e qualquer um pode denunciar a empresa para o ministério público onde ele pode ser o responsável por abrir um processo contra a empresa ou pessoa que comercializa.
O grande problema dessas empresas, na minha opinião, é que NENHUMA contribui com nada para o ecossistema do otserv, na verdade só acaba contribuindo quando algum comprador compra e posta o código na internet e ai ajuda a comunidade com novos códigos. Se essas empresas tivessem maiores diálogos com a comunidade, liberassem uma versão free do código com menos features elas ganhariam mais sendo respeitadas pela comunidade e o público poderia confiar mais nelas.
Aqui no xtibia.com eu não permito esse tipo de comercialização por 2 motivos:
1- Já citei acima, o foco da comunidade é ajudar o open tibia (não não fale de publicidade, pois só serve para pagar servidores aqui)
2- Nós aqui brigamos para tudo ser free e se precisar de um profissional ai sim concordo em cobrar.
O modelo que mais gosto é o da TFS, eles fazem sim um belo trabalho e cobram SVN privado um valor baixo para as pessoas poderem ajudar o desenvolvimento deles (sim o programador precisa comer).
Aqui no xtibia.com eu filtro totalmente essas empresas e as empresas de hospedagem, a única que confio e conheço o dono é a ******. Cerca de 10 empresas por mês me mandam e-mail pedindo publicidade e sou obrigado a negar simplesmente por que não confio em nenhuma delas e nem nas empresas que comercializam, de forma amadora (se me apresentarem alguma boa terei o prazer em divulgar para vocês).
@Guilherme Souza
Meu preconceito vem do mercado, estou há 7 anos de frente no xtibia.com e já conheci e conversei com muita empresa tipo a sua. Se quiser conversar sou o cara mais tranquilo para dialogarmos. Pense no que falei da versão free, o grande mérito do marketing que vocês podem fazer é com que as pessoas confiem mais nesse tipo de prática.
DICA
Utilize botão @UP, no início de seu tópico, para atualizar o destaque de seu tópico em "Tópicos Recentes" na index, fará com que mais pessoas o vejam.