vá em data/creaturesripts/scripts e crie um arquivo chamado floordrop.lua e coloque isso dentro:
function onDeath(monster, corpse, killers)
if not isContainer(corpse.uid) then return true end
local directions = {NORTH, EAST, SOUTH, WEST, NORTHEAST, NORTHWEST, SOUTHEAST, SOUTHWEST}
local slotId, maxLoops = 0, getContainerSize(corpse.uid) * 2
repeat
local lootItem = getContainerItem(corpse.uid, slotId).uid
slotId = slotId + 1
if lootItem > 1 then
local random = math.random(#directions)
local newDir = directions[random]
table.remove(directions, random)
doTeleportThing(lootItem, getPosByDir(getThingPos(monster), newDir))
if #directions == 0 then
directions = {NORTH, EAST, SOUTH, WEST, NORTHEAST, NORTHWEST, SOUTHEAST, SOUTHWEST}
end
else
break
end
until slotId >= maxLoops
return true
end
agora, adicione essa tag em creaturescripts.xml (data/creaturescripts):
<event type="death" name="DropItemsOnFloor" event="script" value="floordrop.lua"/>
agora vá no XML do monstro que você quer que os itens dropem no chão, e adicione isso antes do último </monster>:
<script>
<event name="DropItemsOnFloor"/>
</script>
Não testado, quaisquer erros você tem que postar aqui
você configura o loot do seu monstro normal pelo XML dele, quando o monstro morrer, todos os itens dentro do corpo dele vão ser retirados do corpo e vão para no chão