Aula#01[Avançado] - Bordering/Formatos/Coerência/Jogabilidade

chauz
Por chauz
em Tutoriais de Mapping

chauz

Um piazinho bem legal
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Cavaleiro
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Grupo: CavaleiroRegistrado: 21/01/11Posts: 196

divisoriaxb0.png

Bordering/Formatos/Coerência/Jogabilidade

 

 

Bom eu estava observando alguns tutoriais e encontrei algo parecido com isso em um outro site, gostaria de compartilhar com vocês, alterei as imagens e partes do texto para melhor visualização. Créditos: river e AundSoul.

 



 

#1 - Formato do piso

jAL6-Z.pngxWqPWn.png

Após ter coberto o piso no formato desejado, pegue o id da pedra lisa e faça as bordas sempre do exterior ao centro.

Evite colocar somente no centro, pois deixa a imagem suja.

Não use a borda automática do RME. Para desativar, pressione a tecla "A" ou acesse o local: Edit>Border Options>Border Automatic e verifique se está desativado.

 

#2 - Bordas



JJ5TyH.pngVO6Ohd.png

 

 

Após isso, os grounds utilizados possuem bordas grossas e finas fazendo com que fiquem assim, sempre tomando cuidado para fazer da forma correta:

Obs: Na borda de montanha não modifiquei porque não gosto da borda fina dessa montanha, vai de cada um.

 

#3 - Alternando bordas



5brbLc.pngimTvEZ.png

8LaBRa.pngZF3sRZ.png

 

Agora observaremos uma técnica que se encaixa em todos os grounds:

Técnica de Linha - É a estilização de borda mais simples. Até a borda automática do RME pode desenvolvê-la;

Técnica de Ziguezague - Semelhante ao da linha, porém com uma "quebra" na linha dando-a um formato de ziguezague;

Técnica de "T" - Coloque uma borda diagonal, imagine-a girando para algum lado e posicione-a dando-a um formato de T.

 



#4 - Técnica de bordeamento

fVqEst.pngsedu6V.png

 

 

 

Aqui está um exemplo de como deveria ficar.

No próximo passo vamos aprender como fazer para estilizá-las assim.

 



#5 - Breve resultado

aEPpEC.png

eTFSlv.png

 

 

Vamos começar a detalhar de verdade.

Às montanhas onde há muita natureza em volta (exemplos: floresta, pântano, etc),onde podem nascer até arvores. Já na nature nem se fala. Começamos adicionando o gravel, lembre-se nunca use o gravel por cima do grass, não fica legal, já na montanha depende do ground que você está usando, tome cuidado.

 

 

#6 - Inserindo o carpetbrush

wFEEKp.pngECtpzu.png

 

Na imagem abaixo, você pode perceber uma outra técnica que costumo usar.

OBS: Se você simplesmente desenhar um id em cima do outro, não será possível obter o resultado desejado.

É preciso colocar os dois IDs a serem somados, em diferentes locais e puxar um deles para cima do outro.

 



#7 - Inserindo uma outra técnica

7cE8KQ.pngVFVpiE.pngh2OFIH.pngbKndwt.png

 

 

Agora vamos detalhar, cuidado, sobre o grass é liberado agora não recomendo usar tufos de gramas na montanha, uso os musgos que fazem o papel de natureza, além de pedras cogumelos e sua criatividade na hora de detalhar.

 



8# - Resultado

xLE8p4.pnggW8sxR.png

 

9# - Jogabilidade

Sempre que você acabar um mapa aperte "O" no seu RME para ver a área jogável de seu mapa, isso é muito importante, porque o player precisa de espaço dentro do jogo, salve-se exceções e contextos.

 



10# - Coerência

 

Certifique-se de que seu mapa não está ficando non-sense, pense nos detalhes e no ambiente em que ele vai se encontrar. Exemplos:

gravel - vejo seguido mapas de terra com gravel de pedra, tente cuidar, pode ter gravel de pedra em terra? Claro que pode mas tente colocar próximo a uma pedra dando um certo aspecto de realidade ao seu mapa.

tufos - geralmente em uma mata fechada existe grama alta, mas tome cuidado os tufos grandes dão um tom de poluição visual, tome cuidado utilize os tufos menores e use os maiores na parte menos "explorada" da floresta.

caves - pense na criatura que você irá botar ali, se for um humano, animal, etc. Tente imaginar seu mapa antes de colocá-lo no RME.

montanhas - depende muito do estilo que você está usando, mas geralmente os topos são menos explorados, tente imaginar em uma montanha de verdade.

 

 

11# - Considerações finais

 

Geralmente mapas simples são mais agradáveis que mapas over-detailed, cuide para que fique coerente e jogável e lembre-se:

"Qualquer um pode ser mapper, basta ter vontade e um pouco de treino".

Não sei nem para quê serve esse botão de "REP" no tópico, mas se puder curtir, eu agradeço. Vão treinando aí, que se eu animar, volto com mais aulas! Obrigado pela atenção, atenciosamente AundSoul.



divisoriaxb0.png

AundSoul

~*~
No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...[..]
[..]no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!

~*~

Gabriel Couto

Anyur
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Grupo: HeróiRegistrado: 22/04/11Posts: 2455Gênero: MasculinoChar no Tibia: Thyn Zare

Muito bom tutorial! Reputado!

 

A técnica 7 não conhecia, bem interessante!

Gabriel Couto, 23 anos. Acadêmico de Medicina.

Ex-Diretor Geral do XTibia.

 

www.tibiatv.com.br

 

 

Kausen

Hoop Hoop Haá
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Grupo: CavaleiroRegistrado: 26/02/11Posts: 151Char no Tibia: Tsuki no me

tenho vontade de fazer um tutorial desses estilo, mais ando meio sem tempo.

otimo tutorial.

Atenciosamente

2nak39j.png

Click na imagem para ver meu Show'Off.

 

Meus Tutoriais:

Piabeta Kun

Ex-Coordenador de Websites
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Grupo: HeróiRegistrado: 23/12/08Posts: 2403Gênero: MasculinoChar no Tibia: Gordo Warlike

tutorial otimo, porem o titulo esta irregular, não é anyur?

Daijobu!

 

Stigal

don't ever stop...
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Grupo: HeróiRegistrado: 28/11/10Posts: 3402Gênero: Masculino

Aprovado.

Titulo Arrumado!

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"O fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente"

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