Como funcionam os Scripts?
Você já deve ter se perguntado como os scripts funcionam ou não. Por exemplo: Como o servidor sabe que quando eu apertar com o botão direito em um Health Potion ele terá que healar o player alvo?
Em primeiro lugar devemos entender o que são callbacks. Do modo mais simples callback é algo que acontece devido a uma reação, é como a Terceira Lei de Newton que diz que toda ação gera uma reação, esse callback é a nossa reção, é uma função que vai ser executada assim que algo acontecer, no caso do Health Potion assim que ele for usado.
Quando um item é usado ele provoca a chamada de um callback dessa função:
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) end
– Max, que parâmetros são esses? :hum:
– É simples.
cid - É o CreatureID de quem usou o item.
NOTA: Seu OT possui várias criaturas, para seu servidor, todas as criaturas são representadas por um Número Único(Não é possível ter duas criaturas com o mesmo UniqueID(UID)). Esse número nunca é o mesmo, sempre que você loga no servidor ele muda, e é um número geralmente gigante, do tipo 11789789. Para o programador não é necessário conhecer o número, só saber que ele é representado na maioria das vezes pelo cid(CreatureID).
item -É uma tabela contendo as informações do item que foi usado, em servidores 8.60 essa tabela tem a seguinte estrutura(provavelmente em versões superiores a estrutura é a mesma):item = {actionid = 0, uid = 70000, itemid = 7618, type = 18}Onde actionid é a actionid do item.
uid é o UniqueID do item, é parecido com o CreatureID das criaturas, só muda que ele serve para identificar itens, não criaturas, mas a ideia dele é a mesma, ele serve para identificar um item entre todos os itens que tem no seu servidor.
itemid é o id do item que foi usado, no caso um Health Potion.
type - Ele indica a quantidade de itens que tem no grupo que foi usado. Nesse caso eu tinha 18 Health Potions.
fromPosition - Essa é a posição que os Potions estavam quando eu usei eles.
itemEx - Se o alvo for um item vai retornar uma tabela igual à item, mas com as informações do item-alvo. Se o alvo for uma criatura, o itemEx.uid, será o CreatureID do alvo.
toPosition - Retorna uma tabela da posição do alvo(Do SQM que estava na mira do Crosshair).
O Script do Health Potion ficaria +/- assim:
local config = { min_heal = 100, -- Minimo que vai healar max_heal = 200, -- Máximo que vai healar empty = 7636, -- Id do Potion vazio } function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if isCreature(itemEx.uid) then doCreatureSay(cid, "Aaaah...", 19) doSendMagicEffect(toPosition, 12) doCreatureAddHealth(itemEx.uid, math.random(config.min_heal, config.max_heal)) doTransformItem(item.uid, config.empty) else doPlayerSendCancel(cid, "You cannot use this object.") end return true end
Funções usadas:
isCreature(uid) - Retorna um booleano, que indica se o parâmetro dado é uma criatura.
doCreatureSay(uid, words, type) - Faz a criatura uid, falar as palavras que estiverem no parâmetro word, e type é o tipo da Talk. Esses são os types existentes:
Types:
TALKTYPE_FIRST = 1 TALKTYPE_SAY = TALKTYPE_FIRST TALKTYPE_WHISPER = 2 TALKTYPE_YELL = 3 TALKTYPE_PRIVATE_PN = 4 TALKTYPE_PRIVATE_NP = 5 TALKTYPE_PRIVATE = 6 TALKTYPE_CHANNEL_Y = 7 TALKTYPE_CHANNEL_W = 8 TALKTYPE_RVR_CHANNEL = 9 TALKTYPE_RVR_ANSWER = 10 TALKTYPE_RVR_CONTINUE = 11 TALKTYPE_BROADCAST = 12 TALKTYPE_CHANNEL_RN = 13 TALKTYPE_PRIVATE_RED = 14 TALKTYPE_CHANNEL_O = 15 TALKTYPE_CHANNEL_RA = 17 TALKTYPE_MONSTER = 19 TALKTYPE_MONSTER_YELL = 20 TALKTYPE_LAST = TALKTYPE_MONSTER_YELL
doSendMagicEffect(pos, id) - Manda um efeito de ID, id, na posição pos.
Lista dos ids de efeito:
CONST_ME_DRAWBLOOD = 0 CONST_ME_LOSEENERGY = 1 CONST_ME_POFF = 2 CONST_ME_BLOCKHIT = 3 CONST_ME_EXPLOSIONAREA = 4 CONST_ME_EXPLOSIONHIT = 5 CONST_ME_FIREAREA = 6 CONST_ME_YELLOW_RINGS = 7 CONST_ME_GREEN_RINGS = 8 CONST_ME_HITAREA = 9 CONST_ME_TELEPORT = 10 CONST_ME_ENERGYHIT = 11 CONST_ME_MAGIC_BLUE = 12 CONST_ME_MAGIC_RED = 13 CONST_ME_MAGIC_GREEN = 14 CONST_ME_HITBYFIRE = 15 CONST_ME_HITBYPOISON = 16 CONST_ME_MORTAREA = 17 CONST_ME_SOUND_GREEN = 18 CONST_ME_SOUND_RED = 19 CONST_ME_POISONAREA = 20 CONST_ME_SOUND_YELLOW = 21 CONST_ME_SOUND_PURPLE = 22 CONST_ME_SOUND_BLUE = 23 CONST_ME_SOUND_WHITE = 24 CONST_ME_BUBBLES = 25 CONST_ME_CRAPS = 26 CONST_ME_GIFT_WRAPS = 27 CONST_ME_FIREWORK_YELLOW = 28 CONST_ME_FIREWORK_RED = 29 CONST_ME_FIREWORK_BLUE = 30 CONST_ME_STUN = 31 CONST_ME_SLEEP = 32 CONST_ME_WATERCREATURE = 33 CONST_ME_GROUNDSHAKER = 34 CONST_ME_HEARTS = 35 CONST_ME_FIREATTACK = 36 CONST_ME_ENERGYAREA = 37 CONST_ME_SMALLCLOUDS = 38 CONST_ME_HOLYDAMAGE = 39 CONST_ME_BIGCLOUDS = 40 CONST_ME_ICEAREA = 41 CONST_ME_ICETORNADO = 42 CONST_ME_ICEATTACK = 43 CONST_ME_STONES = 44 CONST_ME_SMALLPLANTS = 45 CONST_ME_CARNIPHILA = 46 CONST_ME_PURPLEENERGY = 47 CONST_ME_YELLOWENERGY = 48 CONST_ME_HOLYAREA = 49 CONST_ME_BIGPLANTS = 50 CONST_ME_CAKE = 51 CONST_ME_GIANTICE = 52 CONST_ME_WATERSPLASH = 53 CONST_ME_PLANTATTACK = 54 CONST_ME_TUTORIALARROW = 55 CONST_ME_TUTORIALSQUARE = 56 CONST_ME_MIRRORHORIZONTAL = 57 CONST_ME_MIRRORVERTICAL = 58 CONST_ME_SKULLHORIZONTAL = 59 CONST_ME_SKULLVERTICAL = 60 CONST_ME_ASSASSIN = 61 CONST_ME_STEPSHORIZONTAL = 62 CONST_ME_BLOODYSTEPS = 63 CONST_ME_STEPSVERTICAL = 64 CONST_ME_YALAHARIGHOST = 65 CONST_ME_BATS = 66 CONST_ME_SMOKE = 67 CONST_ME_INSECTS = 68 CONST_ME_DRAGONHEAD = 69 CONST_ME_NONE = 255 CONST_ME_LAST = CONST_ME_DRAGONHEAD
doCreatureAddHealth(uid, amount) - Adiciona amount de health à criatura uid.
math.random(interval1, interval2) - Pega um número aleatório entre interval1 e interval2.
doTransformItem(uid, newid) - Muda o id do item uid, para newid.doPlayerSendCancel(uid, text) - Manda uma mensagem text para criatura uid.
Bem, esse aí é o script, agora só é você salvar, colocar na sua pasta actions/scripts e pronto!
– Max, se existem vários scripts na pasta actions/scripts, como meu OT sabe qual usar?
– Por causa das chamadas TAGs.
– TAGs?
– Sim, é uma linha que é colocada no .xml para dizer ao seu servido que o Callback para um item x será a função daquele script.
As Tags das actions seguem esse modelo:
<action itemid = "7618" event = "script" value = "HealthPotion.lua" />
itemid - É o id do item, que ao ser usado o callback dele vai ser o script que está em value, no caso HealthPotion.lua
event - Indica o que vai acontecer quando usar o item, no caso vai ler o script. Não precisa se preocupar com isso por enquanto.
value - É o nome do script que tem o callback que você quer usar no item 7618
Exercício: Crie uma Action que quando eu usar uma Warlord Sword em alguém essa pessoa diga "Aí, isso doi". Poste a TAG também!
Resposta SÓ ABRA DEPOIS DE RESOLVER:
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if isCreature(itemEx.uid) then doCreatureSay(itemEx.uid, "Aí isso doi", 1) end return true end
Tag:
<action itemid = "2408" event = "script" value = "Warlord.lua"/>
É isso aí pessoal, essa foi a primeira aula de Scriptwriting que eu escreví, espero que gostem :3