Os Seus Primeiros passos no RME
Esse tutorial vai te mostrar como começar a editar com o Remeres Map Editor(RME)
Ao abrir o programa, vemos logo a sua interface.
Aqui vai uma explicação básica! Os comandos avançados não seram colocados somente os úteis para quem esta começando.
Atalhos
"File" - Ou arquivo(em inglês) traz as opções do mapa.
---> New File - Cria um novo mapa
---> Open - Abre um mapa que ja existe(e que você possui)
---> Save - Salva o mapa.
---> Import - São opções de importação necessarias para a criação de novos NPC's e Monstros
---> Reload - Recarrega.
"Edit" - Ou Edição(em inglês) Traz as ferramentas para editar o mapa.
---> Goto Position - Vai a uma coordenada específica.
---> Jump to Brush - Pesquise algo(chão, paredes, itens etc.)
"Map" - Ferramentas e configurações do mapa, também correções para o mesmo.
---> "Edit Towns" - Edita as cidades, a localização do templo e outras coisas.
"View" - Controla o que é visto no editor
---> Não serve para iniciantes
"Window" - As janelas na tela.
---> "Terrain Pallete" - É a primeira coisa que você deve clicar! Abre a janela principal de edição e com ela é possivel alternar para as outras.
"Floor" Os níveis de elevação.
---> Não é recomendável usar por la, e sim pelas teclas + e -
Agora que você ja esta sabendo de algo vamos ao que interessa.
Começo do Tutorial
1. Clique em "Window"(nos atalhos) e abra a "Terrain Pallete". Pronto já temos uma base do editor.
2. Aonde esta "Tile Set" selecione "Town" para selecionar as coisas da cidade. E selecione o "White Marble Floor"(Um chão branco.) Como na foto:
Depois de fazer isso deixe o "Brush" quadrado e em Size 7, igual na foto:
Agora clique em alguma área preta do mapa! O chão ficara igual a o "White Marble Floor", então, em seguida selecione alguma parede na mesma categoria(Towns) mude para o Brush Size 1(o que apenas faz um quadrado) e contorne o chão branco. Ficara mais ou menos assim:
Agora aperte o botão "+" para elevar um andar, aonde esta "Town" na categoria, clique para mudar e coloque "Roofs" e escolha algum telhado, em seguida passe exatamente em cima, contornando do lado de dentro a parede colocada, preste muita atenção para não deixar telhado para fora(somente as bordas). Depois disso aperte - para voltar ao andar original.
3. Aonde esta "Terrain Pallete" clique para mudar e selecione a "Doodad Pallete" e em "Tile Set" coloque Interior.
Use os objetos decorativos para enfeitar(Lembre-se você agora esta na idade média) Ficara mais ou menos assim:
4. Volte a "Terrain Pallete" e selecione em Tile Set: "Nature". Em volta da casa coloque 'grass'(mato/grama) em boa quantidade de distancia. E em volta da grama coloque a primeira 'agua'(water) que aparece no editor.
Pronto! Ficara mais ou menos assim:
O tutorial foi feito, pensando em realizar diferentes ações criando uma estrutura básica que ao realizar essas ações você aprende o máximo do que pode ser feito com elas.
Agora é só soltar a imaginação para criar o que quiser!