Monstros Passivos

Oneshot
em Linguagens de Programação

Oneshot

Marquês
Marquês

INFOS

Grupo: MarquêsRegistrado: 05/07/09Posts: 1347

Monstros Passivos

Muito bom dia, galera.

Sabe, eu estava estudando como funcionam os servidores de pokémons, aqueles que ainda estão começando, embriões de bons servidores, não grandes servidores como o Poke Brasil Online (PokeBro). O problema de todos esses servidores, é que todos são dependentes de sistemas criados pelo brun123 (se não me engano) dentro das sources, ou seja, esses servidores são dependentes do executável compilado do PDA, entre outros.

A pedido de um amigo, eu desenvolvi o sistema de monstros passivos. Sim aquele sistema que dá um upgrade na inteligência artificial das criaturas, onde algumas podem atacar o jogador assim que o ver, outras podem atacar apenas quando for atacadas.

É um sistema muito básico mesmo, eu fiz com C++ e Lua por puro comodismo, e pretendo deixar mais avançado apenas com C++ e uso de flags nos XMLs.

Se você quiser usar, sinta-se a vontade.

No seu arquivo monster.h, procure por:

bool isHostile() {return mType->isHostile;}

Substitua por:

bool isHostile() const {
             std::string value;
             if(!getStorage("hostile", value))
                 return mType->isHostile;

return booleanString(value);
        }

No seu arquivo monster.cpp, procure por:

Monster::selectTarget

Dentro da função, procure por:

if(!isTarget(creature))
    return false; 

Adicione abaixo:

if(!isHostile())
   return false;

No diretório creaturescripts/scripts, crie um novo arquivo com nome passive.lua e adicione:

PASSIVE_BEHAVIOR = {"Deer", "Rabbit"} -- Aqui ficam os monstros que não atacam, mesmo que atacados.
function onCombat(cid, target)
    if isMonster(target) then
        if not isInArray(PASSIVE_BEHAVIOR, getCreatureName(target)) then
            doCreatureSetStorage(target, "hostile", 1)
        end
        doMonsterSetTarget(target, cid)
    end
    return true
end

No mesmo diretório, abra o arquivo login.lua e adicione:

registerCreatureEvent(cid, "PassiveSystem")

No diretório creaturescripts/, abra o arquivo creaturescripts.xml e adicione:

<event type="combat" name="PassiveSystem" event="script" value="passive.lua"/>

Agora é só compilar seu servidor, sem a pasta obj, ou seja, dê um Rebuild All e correr pro abraço com seu sistema de monstros passivos.

Abraços,

Oneshot.

Tonynh

Miau! É isso ai!
Herói
Herói

INFOS

Grupo: HeróiRegistrado: 07/01/08Posts: 2282Gênero: MasculinoChar no Tibia: Tonynh

Incrível como sempre Bruno!

Parabéns pelo belo code, e mais uma vez, bem vindo de volta! ^^

Gabrieltxu

O Héroi
Herói
Herói

INFOS

Grupo: HeróiRegistrado: 12/06/12Posts: 2180Gênero: MasculinoChar no Tibia: Supreme Player

Muito bom maninho. rep++.

Canal do facebook de lives!! cola la galera me ajudar seguindo a pagina hehe ! ❤️

https://www.facebook.com/Tuxao0

Nu77

Visconde
Visconde

INFOS

Grupo: ViscondeRegistrado: 29/11/07Posts: 496

Oneshot e seus grandes codigos, muito bom!!

Bem vindo de volta, o xtibia precisava de pessoas como você.

:D

BananaFight

Allahu Akbar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 14/02/13Posts: 702Gênero: Masculino

Tem certeza que funciona ?

no getStorage o primeiro argumento é um 'uint32', um numero, e você esta tentando mandar "hostile", Só isso já causaria um bug na hora da compilação.

Depois disso no creaturescript, só usando setTarget não é o suficiente para fazer com que um monstro como Rabbit ataque um player ou um summon.

E se mesmo assim funcionasse, Caso duas pessoas ataquem o mesmo monstro ele iria sempre setar o target no ultimo que atacou ele, ou seja, ia ficar mudando o target, Sem contar que se sair da tela da target lost, e ele voltaria a ser passivo, Você precisaria criar uma lista com todos as criaturas que atacaram o monstro e fazer ela atacar 1 por 1 caso ainda estejam na tela, e só parar quando estiverem mortos ou tiverem re-logado.

Oneshot

Marquês
Marquês

INFOS

Compile e teste, abraços ;)

Você pode manjar de OTClient, mas eu manjo de OpenTibia, BananaLutador :)

LuckOake

Marquês
Marquês

INFOS

Grupo: MarquêsRegistrado: 23/07/12Posts: 1104Gênero: MasculinoChar no Tibia: Luck Oake

Oneshot 1x0

BananaFight, getStorage é string nas versões 8.6++

Já em 8.54, por exemplo, é int.

E sim, o setTarget é suficiente, e o monstro não fica mudando de alvo. Tudo já foi testado e está funcionando sem problemas.

BananaFight

Allahu Akbar
Conde
Conde

INFOS

Entendo, Você poderia ao menos mostrar o versão testada no tópico para evitar esse tipo de confusão ?

Gabriel Couto

Anyur
Herói
Herói

INFOS

Grupo: HeróiRegistrado: 22/04/11Posts: 2455Gênero: MasculinoChar no Tibia: Thyn Zare

Muito bom, como sempre Oneshot!

Não estou por dentro dos OTServers mais, principalmente derivados, então é uma novidade pra mim. Ótima ideia passar para nós! :D

Gabriel Couto, 23 anos. Acadêmico de Medicina.

Ex-Diretor Geral do XTibia.

www.tibiatv.com.br

BananaFight

Allahu Akbar
Conde
Conde

INFOS

Tentei compilar em uma rev 3887, foi sem problemas, Então instalei o creaturescripts e o onlogin no meu server 8.6, porem ainda sim o rabbit não me ataca.

PASSIVE_BEHAVIOR = {"Deer", "Rabbit"} -- Aqui ficam os monstros que não atacam, mesmo que atacados.
function onCombat(cid, target)
print("X")
    if isMonster(target) then
print("Y")
        if not isInArray(PASSIVE_BEHAVIOR, getCreatureName(target)) then
print("hostile")
            doCreatureSetStorage(target, "hostile", 1)
        end
print("Z")
        doMonsterSetTarget(target, cid)
    end
    return true
end

Resultado

Quando ataca rabbit:

X
Y
Z

Quando ataca rat:

X
Y
hostile
Z

Oneshot

Marquês
Marquês

INFOS

Mas no caso o array PASSIVE_BEHAVIOR são os monstros que não irão atacar mesmo que você ataque eles, BananaFight.

Todos os outros monstros que não estejam nesse array e tenham inicialmente flag hostile igual a 0, começam a atacar depois de atacados.

Eu tenho a leve impressão que você está tentando achar qualquer defeito pra falar "ó como você não sabe programar", desculpe, amigo, mas você não vai conseguir.

Todavia, irei baixar o Camtasia e gravar um vídeo.

kttallan

Lord Sorte
Infante
Infante

INFOS

Grupo: InfanteRegistrado: 06/03/13Posts: 1574Gênero: MasculinoChar no Tibia: Lord Sorte

Boaa manow agr os cara vão ter vontade de fazer um servidor do zero deixando de tras o pda :)

Scripter em Treinamento

Codigos

Simples Pet Sistema < New

Assim que possivel mais codigos, com criatividade.

caotic

Afinal de contas,sou um mordomo e tanto
Infante
Infante

INFOS

Grupo: InfanteRegistrado: 04/03/11Posts: 1599Char no Tibia: No Have

mesma que tenha limitações no sistema não é o motivo das criticas do banana.

Do mais.

É bem legal

BananaFight

Allahu Akbar
Conde
Conde

INFOS

Nossa, Porque diabos vocês pensam isso de mim, eu fiquei mega feliz quando vi este tópico, foi uma confusão minha que entendi errado o seu script, e OneShot, eu sou seu FAN, Nunca tentarei te atacar de qualquer modo, Levei até ban chingando o gustavo quando ele te deu ban.

Edit: Eu não entendo, mesmo tirando o rabbit da table, ele ainda não me ataca, mesmo printando todos os if.

Tentei printar o target dele

print(getCreatureTarget(target))

e retorna 0 sempre.

Strogman

Visconde
Visconde

INFOS

Grupo: ViscondeRegistrado: 04/11/12Posts: 464Gênero: MasculinoChar no Tibia: Lysty Of Death

boa rep+

logo_full_1600.png.f8d0c5d8ba71c660bad630b327c3e64d.png

htps://www.facebook.com/PokemonOnlineSVKE

PokeSvke