[JavaScript] Aula 0 - Passos Iniciais

NicolasFrancaX
em Outras Linguagens

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 15/07/13Posts: 37
Olá galera, tudo bem? Chega de enrolação e vamos começar nosso curso.

Nessa aula, não vou começar o curso propriamente dito. No lugar disso, vou dar algumas dicas de sites e programas, pra vocês já se adiantarem.

Primeiramente, gostaria de descrever meu ambiente. Se o de vocês for diferente do meu, e tiverem alguma dúvida pra instalar alguns dos programas que eu recomendar, peço que se pronunciem aqui para eu ajudar da melhor forma.

Meu ambiente:

• SO: Linux Xubuntu, 13.04
  • Editor de Texto: Sublime Text 2
  • Navegador: Google Chrome
  • Shell: Terminal
Pessoal, os programas que eu gostaria que vocês tivessem em seus computadores são:

• Sublime Text 2: É o editor de textos que a comunidade de desenvolvimento mais utiliza junto do VIm. Ele é muito fácil e prático, e é totalmente editável, seja programando ele com suas preferências, ou usando plugins.
  • Node.JS: É um interpretador de JS (além de outras coisas que não precisamos falar agora). Pra quem já brincou de Python ou de Ruby (IRB), vão saber como funciona um REPL (Read–eval–print loop). Ele serve justamente pra você testar seus códigos fora do navegador. Vai ser muito útil pra quando estivermos brincando de Lógica de Programação.
  • Google Chrome: Acho que dispensa comentários.
____________________________________________________________________________________

Uma coisa que eu gostaria que vocês fizessem. Quem já tem o Chrome, por favor, segurem as teclas CTRL + Shift + J.

Aparecerá para vocês a seguinte tela:

Screenshot%20-%2030-09-2013%20-%2016%3A5

Ai vocês perguntam: "O que essa telinha faz?"

Ela tem a mesma função do Node.JS. O Node.JS na verdade é um projeto que roda em cima dessa telinha. Ela se chama V8. Um interpretador Javascript feito pela Google.

Escrevam nela:

alert("Testando");

O que aparecerá:

Screenshot%20-%2030-09-2013%20-%2016%3A5

O problema é que, na minha opinião, é meio chato brincar de programação ai.

____________________________________________________________________________________

Bom, além disso, vou deixar alguns materiais para vocês estudarem enquanto eu vou fazendo as aulas.

Curso de Javascript, XTI University

Seção de Javascript do iMasters

Documentação Javascript, Mozilla Firefox

Documentação do jQuery

Abraços!

Twitter: @NicolasFrancaX

ManoelRibeiro

Fear of the Dark ♫
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 17/11/12Posts: 25

Interessante!

Bela introdução, separou ótimos materiais para seus alunos.

E ainda usa o Sublime! Quando eu falo dele em alguns fóruns a galera não sabe o que é..

Agora, me permita fazer uma pergunta:

Porque a escolinha é na área de Programação de Otserver, sendo que tem uma área de programação que se encaixa mais com os conteúdos?

Boa sorte com a escolinha, vou tentar acompanhar as aulas e comentar sempre.

Abraços.

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

Sobre a área, foi mais uma questão de atrair mais pessoas. Compara a movimentação dessa área do que da área de Programação lá em baixo. Quando eu estava conversando com os responsáveis pelo fórum, entramos em um consenso que aqui seria melhor. Tem alguma sugestão quanto a isso?

Sobre o Sublime e tal, acho ótimo você também usa-lo. Ele é muito bom mesmo. Participo de vários eventos ligados a programação, e só vejo o pessoal usar Sublime ou VIm. Problema do VIm é que eu precisaria fazer um curso só dele para o pessoal usa-lo. Sem contar que são poucos que tem paciência pra brincar com ele (eu estou tentando).

ManoelRibeiro

Fear of the Dark ♫
Campones
Campones

INFOS

Sobre isso da visibilidade é verdade :/

O que é uma pena, pois daria para fazer bastante coisa legal aqui no Xtibia se tivesse uma comunidade mais forte de programadores.

Tenho uma sugestão sim, poderia incorporar logo todas as linguagens de programação a essa área, pois em vez de ter uma área de programação abandonada e outra focada em Otserver ensinando outras linguagens, teria uma área pra tudo, deixando toda a visibilidade focada para uma só.

Ou então, se não quiserem, a dica é removerem essa descrição:

"Desenvolva códigos e trabalhe com as sources de OTservers."

Sobre o Vim, realmente é sem chances de ensinar aqui, a curva de aprendizado é gigantesca.

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

É uma boa ideia. Mas vou esperar os cursos que pretendo desenvolver se consolidarem mais no fórum pra dar essa ideia a algum dos Administradores/Moderadores.

Outra coisa é que eu sou responsável apenas pela Escola de Programação. Da minha parte, não gostaria de colocar outras linguagens na Escola de Programação pois, um dos meus objetivos com ela é de justamente deixar plenamente organizada de acordo com a minha preferência (claro que se os membros preferirem de outro jeito, vou abrir pra sugestões).

Pega os cursos e as postagens que o pessoal desenvolve na área embaixo. Vai ver uma total desorganização, e os membros muitas vezes ficam com dor na vista de ler alguns tópicos (desculpe a sinceridade).

mdr.gif

ManoelRibeiro

Fear of the Dark ♫
Campones
Campones

INFOS

Verdade, acaba de me comprar com seus argumentos.

Ainda teria vagas para essa escolinha?

De qualquer jeito se não tiver vou continuar acompanhando de fora happy.png

Abraços.

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

Não coloquei e nem pretendo colocar restrição de membros. Se desejar você participa, mas o esforço é seu. Minha tarefa aqui é ajudar.

ikaroangelo

Artesão
Artesão

INFOS

Grupo: ArtesãoRegistrado: 04/09/13Posts: 117

ja to baixando para me preparar :D

REP+, ja atingir o limite amanha tedo ^^

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

ja to baixando para me preparar :D

REP+, ja atingir o limite amanha tedo ^^

Ótimo. Me conte os resultados.

Tentou fazer a brincadeira com o Chrome?

AlexandreKG

Estudante de TI
Marquês
Marquês

INFOS

Grupo: MarquêsRegistrado: 30/10/11Posts: 1153Gênero: Masculino

Em vez de postar o Sublime Text 2, por quê não o 3?

Enfim, boa aula quando der tempo, faço a brincadeira. Boa sorte nas próximas .

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

Em vez de postar o Sublime Text 2, por quê não o 3?

Enfim, boa aula quando der tempo, faço a brincadeira. Boa sorte nas próximas .

Uma dúvida. Quando lança uma versão nova de qualquer coisa, por exemplo, um Windows, você já instala ele logo em seguida? A menos que faça isso de forma experimental, não é recomendado.

É a mesma coisa que ocorre com o Sublime Text 3. Ele ainda não está maduro o suficiente, como o 2, por isso eu não recomendei ele. Se você tem interesse em usa-ló, use. Mas te garanto que o Sublime Text 2, por enquanto, vai te dar mais prazer. Te recomendo começar a usar o Sublime Text 3 daqui a uns 4 meses.

JonatasLucasf

Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 29/07/13Posts: 780Gênero: MasculinoChar no Tibia: aguarde...

legal parabéns

to that change by a person who does not care about you?

NicolasFrancaX

Filosofando...
Campones
Campones

INFOS

legal parabéns

Obrigado.

Puricute

Artesão
Artesão

INFOS

Grupo: ArtesãoRegistrado: 15/11/12Posts: 139Char no Tibia: Lord Canopus

tudo pronto aqui...

e já fiz o negocio da janelinha..

girlmagician.png

Gatonho

So wake me up when it's all over ♫
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 05/07/13Posts: 79

Buguei a parada toda aqui tentando fazer a janela e não consegui.

Quando abro aqui, o HTML do forum aparece todo pra mim '-'