Olá galera, tudo bem? Chega de enrolação e vamos começar nosso curso.
Nessa aula, não vou começar o curso propriamente dito. No lugar disso, vou dar algumas dicas de sites e programas, pra vocês já se adiantarem.
Primeiramente, gostaria de descrever meu ambiente. Se o de vocês for diferente do meu, e tiverem alguma dúvida pra instalar alguns dos programas que eu recomendar, peço que se pronunciem aqui para eu ajudar da melhor forma.
Meu ambiente:
- SO: Linux Xubuntu, 13.04
- Editor de Texto: Sublime Text 2
- Navegador: Google Chrome
- Shell: Terminal
Pessoal, os programas que eu gostaria que vocês tivessem em seus computadores são:
-
Sublime Text 2: É o editor de textos que a comunidade de desenvolvimento mais utiliza junto do VIm. Ele é muito fácil e prático, e é totalmente editável, seja programando ele com suas preferências, ou usando plugins.
-
Node.JS: É um interpretador de JS (além de outras coisas que não precisamos falar agora). Pra quem já brincou de Python ou de Ruby (IRB), vão saber como funciona um REPL (Read–eval–print loop). Ele serve justamente pra você testar seus códigos fora do navegador. Vai ser muito útil pra quando estivermos brincando de Lógica de Programação.
-
Google Chrome: Acho que dispensa comentários.
____________________________________________________________________________________
Uma coisa que eu gostaria que vocês fizessem. Quem já tem o Chrome, por favor, segurem as teclas CTRL + Shift + J.
Aparecerá para vocês a seguinte tela:
Ai vocês perguntam: "O que essa telinha faz?"
Ela tem a mesma função do Node.JS. O Node.JS na verdade é um projeto que roda em cima dessa telinha. Ela se chama V8. Um interpretador Javascript feito pela Google.
Escrevam nela:
O que aparecerá:
O problema é que, na minha opinião, é meio chato brincar de programação ai.
____________________________________________________________________________________
Bom, além disso, vou deixar alguns materiais para vocês estudarem enquanto eu vou fazendo as aulas.
Curso de Javascript, XTI University
Seção de Javascript do iMasters
Documentação Javascript, Mozilla Firefox
Documentação do jQuery
Abraços!