Olá galera, beleza?
Hoje vamos aprender alguns comandos de Output e também vamos ver um pouco sobre variáveis. Essa aula é bem rápida, mas muito importante.
Comandos de Output são basicamente comandos de saída. Pra quem já viu programação antes, aquele "print" (imprimir em inglês) é um comando de output. Também tem hardwares que tem como função o output, como o seu monitor (ele te dá um display da imagem que o computador elabora), a impressora (imprimi uma imagem), as caixas de som (executa um som) e coisas assim.
Quando se fala de output, é interessante falar sobre input. Input é o contrário de output. Enquanto o output é a "saída", o input é a "entrada". Como exemplo de hardwares input, temos o mouse (o que você faz, vai pro computador e ele executa o comando), o teclado (a tecla que você digita vai pro computador e "aparece" lá), um microfone também pode ser considerado um dispositivo input.
Ok. Como fazemos comandos de output?
Tem dois modos, o primeiro vamos usar o nodejs (lembra aquela ferramenta que pedi pra vocês baixarem e instalarem?).
.
console.log("<alguma coisa>");
.
Esse comando é como o "printf("<alguma coisa>");" do C, o "System.out.println("<alguma coisa>")" do Java e etc. É um comando de impressão pra ser usado no terminal.
Tem outro, mas não dá pra usar ele usando o Nodejs, que seria:
alert("<alguma coisa>");
____________________________________________________________________________________
Agora vamos falar um pouco sobre variáveis.
Tem uma analogia muito boa para se entender o que são variáveis. Imagine que você tem um copo (ele é a sua variável) e você enche ele de água (o conteúdo da sua variável).
O copo é o espaço que você deixa pra ser armazenado e a água é o conteúdo que será armazenado pelo copo.
Chega de falação e vamos brincar.
.
var copo = "Água"; copo;
.
Pessoal, eu sei que não precisa colocar o "var" antes da variável e que não precisa colocar ponto e virgula no final no Javascript. Mas façam isso. Isso é boa prática na comunidade de desenvolvimento. Seu código vai estar mais legível e com menos probabilidade de erro futuro.
Então, "var copo" é a variável chamada copo. Um detalhe interessante de citar é que no Javascript você não precisa definir o tipo de variável, como no C ou no Java. Essa propriedade se chama "fortemente tipada" ou "dinamicamente tipada". Depois colocamos uma string (conjunto de caracteres) dentro da variável copo. E depois simplesmente consultamos o que está dentro da variável copo com o comando "copo;".
Bom, é isso.
Vou deixar como exercícios pra vocês duas coisas (não é obrigado).
A primeira é brincar com as variáveis. Colocar outros tipos de dados (numeros reais, numeros inteiros, booleanos).
O segundo é vocês colocarem dados nas variáveis e mostrarem esses dados através de um comando de output.
Se possível, tirem print dos resultados.
Abraços!