Introdução
Primeiramente, gostaria de fazer uma breve explicação de quem eu sou e o que me levou a idealização deste projeto. Sou conhecido como PiquenoElMal, nome do meu primeiro char no Tibia. Estou neste MMORPG desde 2001 e, posso admitir, que até hoje nunca encontrei um jogo que me cativasse tanto como Tibia.
Acompanhei os seus passos desajeitados e vivi grande momentos nele, porém nos último anos me afastei deste jogo maravilhoso onde agora reina apenas o "power leveling".
Procurei alguns Otservs para tentar me reencontrar na imersão do jogo, sem sucesso algum. Até que, após terminar de ler um livro decidi criar um mundo novo do jogo que eu amo. Um mundo que busca a exploração sobre o level, um mundo que busca a aventuras sobre "sistemas vip", um mundo que te coloca no papel de um verdadeiro herói e todas as suas dificuldades e glórias.
Não, não quero que minha ideia se transforme em outro OT que tenha players que só se preocupem em onde caçar, quero que este seja um mundo onde um jogador possa se deleitar em uma história forte, aventuras incontáveis e amigos.
Ideia
Minha ideia seria restaurar algo que há muito tempo está morto em Tibia, o RPG e sua imersão. Seria narrar diversas histórias onde o jogador se sentiria na pele de um mago habilidoso ou até mesmo de um exímio assassino e, fazê-lo acreditar, que faz parte daquele mundo.
Não quero criar algo do "zero" quero que elementos do jogo original permaneçam, porém que ocorra updates verdadeiros, diferentes dos feitos pela Cipsoft que se limitam em adicionar novos monstros, novas tasks, algumas quest, uma nova cidade e bugs, quero que estes updates que serão realizados pela nossa equipe façam que nosso servidor seja distintos dos demais.
Propostas
Nosso servidor tem bases na mitologia de Tibia, moldada sob grande influência de The Lord of the Rings e da série The Elder Scrolls. Com isso, temos pontos já estabelecidos para o servidor.
- Liberdade: Sim, os players serão livres para treinarem, uparem, criarem sua classe exclusiva. Seja um Battlemage, detentor de uma armadura pesada e usuário de magias, até um Arqueiro com poderes necromânticos. Você escolhe o rumo do seu personagem.
- Imersão: O principal ponto forte do nosso mundo será a história. Criaremos uma história central, do zero e, diversas histórias paralelas. A cada nova cidade encontrada o jogador se deparará com dezenas de novas quests que poderá afetar o futuro da personagem.
- Escolhas: Suas escolhas te conduzirá a ser o mocinho ou até o vilão da história. Cabe você decidir o seu caminho!
- Sistemas: Sistemas serão criados para melhorar a jogabilidade e a imersão. Por que no Tibia nunca podíamos criar items ou poções do zero? Por que não podíamos melhorar nossos equipamentos a fim de deixá-los resistentes segundo nossas próprias escolhas? Sim, aqui, jogador, você poderá. Claro, com o balanceamento adequado!
Skills
As skills foram repensadas e passaram por um processo de refatoração. Chegamos ao seguinte resultado:
- Light Weaponry: Armas leves, combates marciais e movimentos acrobáticos. Essa classe abrange todos aqueles que buscam maior velocidade e estabilidade nos movimentos. Mesmo que o impacto e o dano sejam reduzidos, com o treinamento dessa classe você possuirá habilidades mortais, com leveza e precisão.
- Heavy Weaponry: Armas pesadas, rigidez corporal e danos insanos. Essa classe abrange todos aqueles que buscam por força e maiores danos. Mesmo que a estabilidade e mobilidade sejam prejudicadas, com o treinamento dessa classe você possuirá a força para destruir exércitos inteiros.
- Archery; Precisão com uso de armas de lançamento, arcos e bestas ou até mesmo armas de fogo. Classe que te torna preparado para conseguir atacar inimigos à distância.
- Magic: Magias de diversas escolas (Destruição, Alteração, Restauração, Fortificação, Necromancia, Encantamento) estarão presente nessa classe. Aqui, você poderá treinar para controlar os elementos e transformá-los em poderosos feitiços ou, até mesmo, procurar por magias para auxiliar outros.
- Block: Essa skill englobará os pontos de defesa e de armadura, segundo as escolhas tomadas pela personagem. Quanto maior, mais defesa possuirá. Pode afetar em aspectos do personagem, como mobilidade e agilidade, por exemplo.
- Forgering: Uma skill criada à fim da criação de items como armaduras, armas, flechas, ou seja, ferreiro... Além delas, você poderá se especializar no ramo de Alquimista, possuindo a capacidade de criar diversas poções poderosas, tanto de vida quanto de envenenamento, por exemplo.
Estas skills funcionariam como uma base para o seu personagem, não necessitando se manter preso em duas, você pode utilizar de todas e se transformar em um combatente versátil, que se adapta às alterações no campo de batalha.
Sistemas
Nosso servidor irá contra com sistemas para aumentar a imersão do aventureiro. Temos, como exemplo, sistemas de
Dominação de Castelo: uma guerra entre equipes para dominar um castelo único, onde o vencedor do combate possuirá grande recompensar e bônus;
- Mineração: Mineração de items para serem usados na metalurgia ou com finalidades de encantamento;
- Encantamento: Equipamento, armas, escudos, cajados, poderão ser encantados para melhorarem os seus status. Além do aumento do status os equipamentos encantados possuíram magias únicas que aumentaram o dano de ataque ou até mesmo darão mais defesa contra um elemento, por exemplo;
- Ferreiro: Através do refinamento de minérios, crie items poderosos com suas próprias mãos. Quanto maior sua habilidade, melhor o item a ser criado;
- Alquimia: Crie poções, poderosos venenos ou até mesmo runas únicas para utilizar contra seus inimigos.
- Raridades em equipamentos: Sim, items raros dropados de certas criaturas irão apresentar raridade. Essa raridade poderá deixá-lo com hits mais rápido ou até mesmo com hits mais fortes.
- Outfits: Outfits completos darão ao usuário benefícios.
Entre outras
Breve detalharei todas, aguardem.
Classe e Raças. Sim, Raças!
Muitos nunca engoliram essa ideia no "Tibia Clássico", mas qual seria o motivo de não colocá-las?
Como dito, este mundo não possuirá um elemento chamado de Knight, ou Paladin ou o mesmo de sempre... Neste mundo encontraremos Human (Humanos), Dwarf (Anões), Elves (Elfos), Trolls, Orcs, Minotaurs (Minotauros) e Lizards (Répteis), cada uma com atributos próprios, uma história única e características particulares.
Por mais que o mundo seja livre para escolhas, temos que respeitar as bases das inspirações. Por exemplo, um Elfo é alguém ligado à magia, já Anões são ótimo ferreiros e Orcs são combatentes natos e brutais.
Cada Raça terá característica que divergem entre si, porém apresentarão estabilidade e nada significa que um Orc não possa ser um poderoso Mago, mesmo que este apresente mais dificuldades no aprendizado.
Histórias das Raças
Human
Os humanos, a raça mais nova nascida da vontade dos deuses. São por várias raças subjugados como os mais fracos e as criaturas mais repugnantes que pisaram nas terras de Tanfell, mas nada disso conteve seu avanço e crescimento. Ocupam várias partes do continente, desde o mais insano calor até as mais gélidas temperaturas.
Com a ascensão do poderoso general Tibium ao poder, eles se expandiram rapidamente para todos os cantos do continente. Foram, aos poucos, unificando todo o continente de Tanfell no que ficou conhecido como o I Reino de Tibia, com o poder centrado nas mãos, do agora Imperador, Tibium I.
Hoje, após diversas disputas internas entre os seus ganancioso regentes, os humanos sofreram uma derrota estrondosa por parte do Pacto do Ataque Conjugado, a união de Orcs e Répteis, liderados pelos ambiciosos Elfos.
É um povo versátil, utilizadores tanto de armas físicas como magia, são novos e, segundo os elfos, "inexperientes" no mundo. São excelentes guerreiros e magos e possuem diversos marcos no seu breve período de existência.
Elves
São, talvez, a raça mais antigas a pisarem em Tanfell. São orgulhosos pelo fato de serem o primeiro povo a dominar o uso da magia e também são arrogantes e soberbos.
Com o passar da história e com o seu crescimento o povo élfico se separou, resultando em quatro povos distintos: Os Elfos das Florestas, os Elfos da Neve, os Elfos das Cavernas e, os mais poderosos, os Elfos dos Céus. Estes foram responsáveis pelo Pacto do Ataque Conjugado, uma aliança entre todos os povos élficos, os Orcs e os Répteis para acabar de uma vez com a dominação humana em Tanfell.
Após o término da guerra, os elfos em uma rápida investida, atacaram os Orcs e os Répteis, clamando para si próprios o reino inteiro de Tanfell.
São exímios no meio da magia, porém não deixam de ser excelentes arqueiros e guerreiros.
Dwarfs
"Um anão nunca cai"
Sim, os anões, um povo guerreiro com um espírito bom, sempre dispostos a ajudar quem necessita, se este não tiver uma orelha pontuda, é claro.
Os anões são um povo de baixa estatura, mas muita, muita força física. Valorosos guerreiros, porém possuem destaque especial na forja. Suas armas criadas são as melhores que podem ser encontradas em qualquer parte do continente, são trabalhadas, temperadas e finalizadas de tal maneira que, até mesmo os orgulhosos Elfos, reconhecem tamanha dominância deles neste quesito.
Possuíam seu império dentro de montanhas, sendo parte da sua cultura. Possuíam uma grande aliança com o povo Élfico, mas foram enganados após terem seus tesouros mais preciosos roubados das suas terras e todo o seu lar destruído pelo poder do mesmo, através do uso dos Elfos. A partir deste dia, um anão nunca confia em um elfo.
Aprenderam, com os elfos, a utilizar magia para encantar items feitas nas grande fornalhas, tornando-os mais cobiçados e estimados.
Orcs
Orc são guerreiros natos, de uma ferocidade tamanha que mesmo em menor número levam vantagem na maior parte das batalhas que participam.
São um povo nômade, que vive em constante mudança nas estepes de Tanfell.
Adoram batalhas, possuem sede de sangue e, não são criaturas nem um pouco educadas, com algumas exceções.
Foram utilizados como massa de manobra dos Elfos contra os Humanos e, após o termino, caíram sob domínico dos Elfos.
Possuem grande aptidão com qualquer tipo de armamento, principalmente com armas pesadas. Não são praticante ávido de magias, mas tiveram contato quando ainda estavam sob cautela dos Elfos e, ela se espalhou dentre os seus exércitos.
É um povo que vive para lutar e luta para viver. São responsáveis por destruição de vilas e até mesmo cidades inteiras, nos seus dias de fúria.
Trolls
Um povo rudimentar, com pouco conhecimento e um extinto bondoso.
O povo Troll vive recluso em várias partes do continente, possuindo pontos em montanhas com vulcões, em terras gélidas e também em pântanos.
É um povo com grande resistência à danos físicos, com grande força e habilidade com qualquer tipo de arma, mesmo que elas sejam rudimentares.
Mesmo bons, nunca se engane: Um Troll pode te atacar de uma hora para a outra.
Como são "simples" são escravizados e utilizados como mão de obra de outros povos.
Aprenderam a magia de forma natural, mesmo que não seja seu ponto forte, conseguem utilizá-la.
Minotaurs
Um povo tão antigo quanto os Elfos, são versáteis e bem perspicazes.
Possuem uma escrita e fala próprias, mantendo-se reclusos à cavernas e lugares fechados.
São excelentes guerreiros, porém tem uma ótima dominância das magias, podendo utilizar feitiços de diversas escolas.
Seu couro lhes dão uma defesa invejável, porém lhes deixam um pouco menos ágeis.
Lizards
Esse povo se divide de uma maneira muito diferentes. Mesmo eles não aparentando, possuem um intelecto invejável, sendo divididos em Nijhar (Guerreiros) e Nighar (Nobreza).
São um povo com resistência à magia e possuem grande dominância destas, além de que são guerreiros com grande força física e são exímios lutadores corpo à corpo, sabendo várias técnicas ancestrais.
Tem seu habitat os pântanos negros e as estepes. Por habitarem as estepes suas aldeias são invadidas constantemente por Orcs.
Foram, assim como os Orcs, enganados pelos Elfos e, sua condição dentro do Império piorou mais.
São detentores dos livros mais antigos de todo o continente, provocando grande cobiça de vários povos.
"Lore"
A história do jogo se passa logo após a guerra que abalou e mudou radicalmente o continente de Tanfell. A partir das escolhas que o jogador tiver ele será enviado em uma série de missões que visa explorar todos os sistemas do jogo, mostrando as novas mecânicas e sistemas, para a naturalização do jogador e, também, sobre as skills para ele poder escolher o que fazer com seu personagem.
O jogo será centrado em uma quest principal, onde cada povo terá um objetivo do que fazer, já que cada um possui uma motivação diferente assim como seus objetivos.
A quest final será a união do guerreiro mais valoros de cada raça, onde terão que unir forças para descobrir e derrotar o verdadeiro mal por trás da história.
A cada parte terminada, o servidor passaria por update adicionando novos capítulos.
As sidequests irão varias desde ajudar um camponês, até conquistar o Império todo para o seu povo, algo bem grandioso!
Irei postar aqui, em formato de arquivos, páginas da história escrita por mim.
Reformulando criaturas
Uma coisa que nunca consegui entender no Tibia era o motivo de uma aranha gigante dropar uma armadura. Sério, porque um dragão vermelho dropa uma armadura verde? Por que, ao invés destes loots insanos, a Cipsoft criar uma maneira com mais imersão dos jogadores conseguirem items?
Ai que entra a reformulação. Com ela os monstro irão dropar items que deixaram o jogador com possibilidade da criação de armaduras, armas, capacetes, etc...
Por exemplo, um Dragon dropa Green Dragon Scale e uma Green Dragon Leather. Após conseguir o número necessário destes items, utilizando das ferramentas adequadas e de minerais específicos, o jogador conseguirá criar uma armadura novinha em folha. Total imersão e mais realismos, não concordam? Claro, que haverá exclusões. É totalmente viável um Black Knight dropar um K-Set.
Equipe
Possuímos uma equipe formado por 3 membros. Eu e mais dois amigos que não são usuários do Xtibia. Nós 3 fomos ávidos jogadores de Tibia e sonhamos que este volte aos seus "dias de glória".
Somos discentes em Ciência da Computação, logo scripts, códigos, implementações e serviços web conseguimos lidar muito bem.
Eu trabalho também com a área de sprits, ficando responsável também pela escrita dos contos que serão base do nosso mundo.
Procuramos um mapper designer experiente, que busque, através da sua arte, algo que possa levar uma completa imersão por parte dos jogadores. Interessados, por favor, mandem e-mail para tibiazolaris@hotmail.com. Estejam preparados para trabalho duro!!!
Considerações Finais
Vocês conseguiram perceber que haverão uma série de mudanças à fim de transformar o velho Tibia em algo mais inovador, que se aproxima de vários RPG aclamados, tornando a jogabilidade muita além do apenas "upar, upar, upar" ou do "gibe me itans, plox".
Será uma mudança inovadora, baseada em Tibia junto com outras diversas mitologias que unidas poderão criar um mundo extenso e memorável.
Penso em terminar o que conseguirmos das raças e lançarmos um "ALPHA", com finalidade (óbvio) de testes para irmos melhorando a jogabilidade e, aos poucos, acrescentando à main quest e as sidequests.
Possuímos um mapa que será uma base para nosso servidos. Este será remodelado e passará por várias implementações até que possamos chegar em algo de um tamanho bom e que consiga abranger tudo que temos em mente.
Novas sprites serão adicionadas, porém as originais serão mantidas, podendo passar por remodelagem. Por exemplo, iremos utilizar a sprite do Dwarf Guardian para os jogadores que escolherem a raça dos Dwarf (além de outras, é claro), mas está terá todas as opções de alteração de cores, assim como futuros addons.
Um ponto a ser ressaltado é que o nosso servidor está dando os primeiros passos agora, ou seja, ainda demorará um bom tempo até termos um trabalho bom o suficiente para disponibilizar um alpha descente.
Fórum de Notícias
Está área será destinadas a divulgação das implementações já realizadas, assim como postagem constante de imagens e texto relacionados. (em construção...)
Sprites
Descrição dos sistemas
Bem, galera, hoje estou trazendo algumas atualizações com os novos sistemas.
Ferreiro, Lenhador e Minerador.
Foram adicionados ao servidor o sistema de blacksmith (Ferreiro), lumberjacking (Lenhador), miner (Minerador). Todos funcionaram na imersão do jogo. Esses sistemas trabalharam juntos, pois para criar certo items serão necessário madeira, certos minerais ou produtos de monstros e skills de blacksmith para a construção do mesmo, passando aos jogadores algo muito mais real do que um Dragão dropar uma espada de fogo.
Sistema de atributos aleatórios.
O que seria isso? Vou explicar...
Este sistema irá atribuir atributos (ataque, defesa, armadura, velocidade de ataque, precisão ...) à certos items dropados de certas criaturas. Este sistema contará com uma série de ranks, que serão Rare, Epic e Legendary, quanto maior o rank melhor será a melhora do item.
Esses items terão um balanceamento, ou seja, uma dificuldade pré definida por nós para não tornar o jogo desbalanceado.