OBD - Object Builder Data

EdMignari

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Grupo: ViscondeRegistrado: 03/01/11Posts: 276

OBD é o formato usado pelo programa Object Builder para exportar e importar objetos no cliente. O tutorial pretende dar dicas básicas para melhor aproveitamento do formato.


Exportando um OBD

1 - Abra seus arquivos do cliente no Object Builder.
2 - Clique no botão exportar que fica abaixo da visualização do objeto ou clique com o direito do mouse sobre o objeto na lista.

export1.png

3 - Selecione o formato OBD e a versão do cliente.

export2.png

separador+(1).png

Importando um arquivo OBD

1 - Clique no botão importar que fica abaixo da visualização do objeto.
2 - Na janela Import Object, selecione o arquivo que deseja importar. Para importar mais de um objeto por vez, arraste os objetos direto do seus arquivos para dentro do programa e solte-os na área de visualização ou na lista de objetos.

 

drag_drop_object.png


separador+(1).png


Editando OBD

Se você precisa editar apenas um ou alguns OBDs.

1 - Crie novos arquivos spr e dat no Object Builder para sua versão de cliente.
2 - Importe o OBD que você deseja editar.
3 - Faça as alterações necessárias.
3 - Exporte o objeto modificado novamente como OBD.

separador+(1).png

IDC para OBD

Se você tem alguns IDCs e gostaria de converter pra OBD.

1 - Crie novos arquivos spr e dat no Object Builder para sua versão de cliente.

2 - Compile os arquivos.
3 - Abra os arquivos criados em um editor que suporta IDC e importe os IDCs que você precisa.
4 - Compile os arquivos.
5 - Abra os arquivos compilados novamente no Object Builder e exporte como OBD.

separador+(1).png


Visualizando o conteúdo dos OBDs

Use o programa Object Viewer para visualizar arquivos OBDs.

outfit.png



separador+(1).png


Estrutura dos arquivos OBDs (Para desenvolvedores)


OBD (Object Builder Data) file structure.

----- Head -----

Bytes    - Value

[2]      - Client version.
[2]      - length for Category.
[length] - Category string (item, outfit, effect or missile).

----- Properties -----

Bytes - Value

[n]   - Default properties for client version.

----- Sprites Head -----

Bytes - Value

[1]   - width
[1]   - height
[1]   - exact size (read only if width or height is greater than 1)
[1]   - layers
[1]   - patternX
[1]   - patternY
[1]   - patternZ
[1]   - frames

sprite count = width * height * layers * patternX * patternY * patternZ * frames

----- Sprite -----

Bytes    - Value

[4]      - id (last id used for this sprite)
[4]      - length
[length] - sprite pixels (32-bit ARGB pixel values)


separador+(1).png


Créditos

Edmignari (edmignari@xtibia.com)

Soulviling

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Grupo: ViscondeRegistrado: 19/01/13Posts: 319Gênero: Masculino

Muito bom, vai me ajudar. Mas só tem como importar 1 por 1 obd correto?

EdMignari

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Visconde
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Grupo: ViscondeRegistrado: 03/01/11Posts: 276

Muito bom, vai me ajudar. Mas só tem como importar 1 por 1 obd correto?

 

Exportar, só 1 por 1, mas pra importar você pode arrastar vários ao mesmo tempo pra dentro da área de visualização ou da lista de objetos.

Tredfg

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Grupo: CamponesRegistrado: 31/08/13Posts: 77

Bom tutorial rep+!

MunizFelipe

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Grupo: CamponesRegistrado: 01/04/14Posts: 18Char no Tibia: L.I.P.E

Muito bom, ótimo Tutorial!

Atenciosamente, MunizFelipe.
 

 warz.png

 MunizFelipe // Warz Poject

 

Techrlz

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Barão
Barão

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Grupo: BarãoRegistrado: 03/03/14Posts: 239

Simplesmente genial,

 

 

Basta aguardar o tempo de Aprovação

 

 

 

=]

 

 

HeelNox

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Visconde
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Grupo: ViscondeRegistrado: 08/10/11Posts: 444Gênero: FemininoChar no Tibia: No Have.

Belo conteúdo ;)

 

Por mim Aprovado.

2+2 = 1

duasrodas

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Grupo: CamponesRegistrado: 13/01/12Posts: 90

Tem como quebrar o limite de de sprites do spr 8.6?

não passa de 65,535!

Techrlz

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Barão
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Grupo: BarãoRegistrado: 03/03/14Posts: 239

Tem como quebrar o limite de de sprites do spr 8.6?

não passa de 65,535!

 

 

Tem sim, inclusive existe um tutorial que ele ensina isso.

 

 

Ninlin

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Grupo: CamponesRegistrado: 10/06/20Posts: 18

É possivel exportar todas as sprites de um cliente pelo object builder? (sem ser uma por uma)