Tutorial Básico sobre CreatureScripts
CreatureScripts = São scripts que serão ativados após uma determinada ação criada pelo monstro ou personagem. Essas ações são determinadas como funções. Existem varias funções utilizadas para a criação de creaturescripts e estas são:
onDeath(cid, corpse, killer)-- que é executada ao morrer. onPrepareDeath(cid, lastHitKiller, mostDamageKiller) -- semelhante a onDeath. onAttack(cid, target) -- executa ao atacar. onCombat(cid, target) -- semelhante ao onAttack. onLogin(cid) -- executa ao logar. onLook(cid, thing, position, lookDistance) -- executa ao dar look. onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) -- executa ao upar skills/levels. onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) -- executa ao perder ou ganhar life/mana/condições. onLogout(cid) -- executa ao deslogar. onKill(cid, target, lastHit) -- executa ao matar. onThink(cid, interval) -- executa em determinado tempo. onJoinChannel(cid, channelId, users) -- executa ao entrar em um chat. onReceiveMail(cid, sender, item, openBox) -- executa ao receber um parcel/carta. onReportBug(cid, comment) -- executa ao reportar bug.
Para criar esse tipo de script, primeiramente vai na pasta data/creaturescripts/scripts e duplica um arquivo e salve com "nomedesejado";
Agora você vai determinar que função você vai precisar para criação do seu script. Para exemplo vou usar a função "onAdvance"(ao upar).
Neste exemplo, quando o player upar level 100 ele irá ganhar 1kk:
1 function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) 2 if getPlayerLevel(cid) >= 100 and getPlayerStorageValue(cid, 1234) < 1 then -- checa level e storage 3 doPlayerAddItem(cid, 2160, 100) -- entraga a premiação 4 setPlayerStorageValue(cid, 1234, 1) -- define a storage para 1, para evitar entregar o premio mais de uma vez 5 doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!") 6 doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30) 7 end 8 return true 9 end
Numerei as linhas para melhor entendimento, nos seus scripts vocês não devem numerar.
linha 1 = Inicio da função onAdvance, essa linha recebe algumas informações do player que upou, como seu cid, seus skills o velho level e o novo level. Obs: cid = creature id, numero de identificação do player/monstro. linha 2 = Inicia-se um if onde verifica se o level do player é igual a 100 e verifica a storage do player . Se for verdadeiro, o script executa as linhas 3,4 e 5, senão pula direto a linha 6. linha 3 = Adiciona 100 itens com o id 2160 ao player. linha 4 = define a storage do player para que não pegue o premio duas vezes linha 5 = Manda uma mensagem parabenizando o player linha 6 = Solta o efeito de numero 30, na posição em que o player esta. linha 7 = Finaliza a verificação do if. linha 8 = Retorna verdadeiro. Obs: sempre é necessario ela linha no final de seu código. linha 9 = Finaliza a função onAdvance.
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Por fim para funcionamento do seu script é necessario adicionar 2 tags:
1º- No "data/creaturescripts/creaturescripts.xml"
2º- No arquivo "data/creaturescripts/scripts/login.lua", Obs: se o script que você for fazer for de função onLogin, não precisa adicionar a segunda tag.
1º Tag: Vai em data/creaturescripts/creaturescripts.xml e cole a tag:
<event type="advance" name="QualquerNome" event="script" value="nomedesejado.lua"/>
O type="" , será o nome da função de seu script após a palavra "on" e sempre tudo em minusculo.
O name="", use qualquer nome porem esse nome vai ser usado para registrar no script onLogin na tag2.
O value="", é o nome com qual você salvou seu script.
Agora em data/creaturescripts/scripts/login.lua, sempre antes do último return true:
registerCreatureEvent(cid, "QualquerNome")
QualquerNome é o name que você adicionou na tag1 do creaturescripts.xml.
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Acho que é isso aew, espero ter ajudado a galera que esta iniciando.
Dica para criação de scripts:
Para melhor edição e organização use Notepad++: http://www.baixaki.c...ad/notepad-.htm
E sempre pesquise por scripts prontos e tutoriais para ter uma base.
CREDITOS:
JHON pelo tutorial completo!