Boa noite galera, irei ensinar como modificar o Extensions do Remere's Map Editor. Vamos lá!
Índice:
•Introdução •Alterando posições de itens no Palette; •Criando seu próprio Piso, com direito a borda; •Criando sua própria parede, com todos os 'quatro cantos'; •Criando Doodads 'Espaçosos' (estilo Fontes); •Criando Doodads 'Aleatórios' (estilo Flores);
PS: caso queira algo específico, aperte CTRL + F
É o arquivo que mostra a outfit dos monstros do RME. É nele que podemos alterar a outfit e nomes dos monstros aparentes no programa.
Grounds.xml
O único arquivo a ser utilizado será o tilesets.xml
Após abri-lo, dê uma pesquisada por '<tileset="Nature">', ou '<terrain>', ou '<doodad>', ou '<tileset="Cave">', etc...
1. Para adicionar itens na seção de "Terrains" e "Nature", exemplo:
<tileset name="Nature"> <terrain> <brush name="sea"/> <brush name="walkable sea"/>
Basta trocar a linha 3 e 4, ficando primeiro o "walkable sea", seguido por "sea".
2. Veja agora a parte '<tileset name="Nature">'. Repare que, dentro dela há três(3) sub-seções: 'Terrain', 'Doodad' e 'Raw'. Veja uma imagem retirada do RME:
Agora como podem ver, dentro dessas três seções, que eram sub-seções, são agora 'seções', e "Nature", que era a principal, agora se encontra como 'sub-seção' de três(3) 'seções'. Se você entendeu o que eu acabei de explicar, saberá em que lugar adicionar futuras Extensions criadas. Se quiser, pode optar por criar um próprio Palette (sub-seção).
Criando Pisos com bordas
Um pouco complicado, mais não difícil. Envolve três(3) arquivos .xml: o 'grounds.xml', o 'tilesets.xml' e, se realmente quiser ou precisar da borda, o 'borders.xml'.
Como exemplo, irei usar um já existente(GRASS com as BORDAS), faremos uma extension que utiliza os Grounds de IDs: 4526~4541, e bordas IDs: 4542~4553. Como já disse, estou usando como base o Grass.
1. Abrindo então o arquivo 'tilesets.xml', e logo após o "Grass", que se localiza em "Nature" e na parte "Terrain", adicionaremos a seguinte linha:
<brush name="grass"/>
Obs: Quando for criar outro, não pode colocar o mesmo nome.
Salve e feche.
2. Agora, ao abrir o arquivo 'grounds.xml', como base 'brush' "Grass". Abra o RME e faça algo como na imagem abaixo. Isso facilitará na hora de modificar os dois arquivos restantes.
Como foi aberto um '<brush>', não se esqueça de fechá-lo, adicionando '</brush>'.
<brush name="grass" type="ground" server_lookid="4526" z-order="3500">
<item id="4526" chance="2500"/><item id="4527" chance="10"/><item id="4528" chance="25"/><item id="4529" chance="25"/><item id="4530" chance="25"/><item id="4531" chance="25"/><item id="4532" chance="25"/><item id="4533" chance="25"/><item id="4534" chance="15"/><item id="4535" chance="25"/><item id="4536" chance="25"/><item id="4537" chance="25"/><item id="4538" chance="20"/><item id="4539" chance="20"/><item id="4540" chance="20"/><item id="4541" chance="20"/><item id="470" chance="0"/>
Não se esqueça:
<border align="outer" id="2"/> <border align="inner" to="none" id="1"/> </brush>
3. Agora faremos as modificações necessárias.
Legenda:
Vermelho: Deve ser colocado o mesmo nome que no arquivo 'tilesets.xml' como eu disse acima;
Azul: O tipo de arquivo, que no caso é 'chão';
Roxo: Como ele aparecerá no Palette (ID representante);
Ouro: Ignore... Se alguém souber o significado disso, diga nos comentários que acrescentarei aqui;
Laranja: ID's que podem aparecer ao clicar com o botão esquerdo (durante o mapeamento);
Verde: Chance de aparecer (durante o mapeamento). Quanto menor, mais difícil. Se quiser deixar equilibrado (como neste caso), deixe todos em 10.
Após editar, ficará assim:
(Retirei alguns ID's para não ficar muito grande, mais deixem como acima)
<brush name="grass" type="ground" server_lookid="4526" z-order="3500">
<item id="4526" chance="2500"/>
<item id="4527" chance="10"/>
<item id="4528" chance="10"/>
<item id="4529" chance="10"/>
<item id="4530" chance="10"/>
<border align="outer" id="2"/>
<border align="inner" to="none" id="1"/>
</brush>
Ainda não está completo. Este "<border align="outer" id="2"/>" é a borda do antigo "brush". Então pegue um número alto, um que não exista, sugiro começar do 999 e ir 'descendo'. O próximo seria 998, 997, etc. Como já utilizei alguns aqui, farei este como sendo 979.
4. Com o arquivo ainda aberto, abra outro. O "borders.xml". Procure pela borda 2, copie, cole a <border> (e tudo que tiver dentro), até o </border>, no final, para que possa saber onde está quando for editar.
Após editar no arquivo 'grounds.xml', o número 2 pelo ID da borda utilizada, que no caso é "979", pode salvar e fechar. Deixe apenas o 'borders.xml' aberto.
Será algo parecido com isso (após alterar o border id e acrescentar outro nome).
<border id="2" group="1"> -- grass border -- <borderitem edge="n" item="4542"/> <borderitem edge="e" item="4543"/> <borderitem edge="s" item="4544"/> <borderitem edge="w" item="4545"/> <borderitem edge="cnw" item="4546"/> <borderitem edge="cne" item="4547"/> <borderitem edge="csw" item="4548"/> <borderitem edge="cse" item="4549"/> <borderitem edge="dnw" item="4550"/> <borderitem edge="dne" item="4551"/> <borderitem edge="dsw" item="4552"/> <borderitem edge="dse" item="4553"/> </border>
5. Agora teremos que alterar as bordas (para não usa-las, desative o auto-border), pois estão programadas para o "2" ainda. Para que possamos alterar corretamente, devemos estar com o RME aberto...
Ainda não terminei... <3