Criar a estátua inicial: crie um objeto (por exemplo, uma estátua) que, ao ser clicado, teleporta o jogador para a área da quest em 3 sqm na vertical. Isso pode ser feito usando a função do TFS "doTeleportThing" para mover o jogador para o local correto.
Criar o monstro: crie um NPC (por exemplo, um monstro) que apareça na frente do jogador assim que ele for teleportado para a área da quest. Isso pode ser feito usando a função do TFS "doCreateMonster" para criar o monstro na posição correta.
Bloquear o acesso: para impedir que outros jogadores entrem na área da quest enquanto ela estiver em uso, você pode usar a variável "houseid" no TFS para bloquear o acesso à área. Isso impedirá que outros jogadores entrem na área, a menos que também possuam o "houseid".
Criar a estátua final: após o jogador matar o monstro, crie outra estátua que, ao ser clicada, dá ao jogador o item desejado e teleporta-o de volta para cima. Isso pode ser feito usando a função do TFS "doAddContainerItem" para adicionar o item ao inventário do jogador e "doTeleportThing" para movê-lo para o local correto.
Definir a regra do item: para garantir que o item só possa ser ganho uma vez, você pode criar uma variável global no TFS que registra se o jogador já ganhou o item ou não. Antes de permitir que o jogador ganhe o item novamente, verifique se essa variável está definida.
Com esses passos, você pode criar um sistema de quest interessante e desafiador para os jogadores do seu servidor de Tibia.