Começando
(Esse tutorial é para tibia 8.0)
1- Abra seu map editor.
2- Escolha 4 quadrados próximos a uma margem de um lago ou oceano. Adicione também uma alavanca de id 1945 na margem.(Não precisa por em protection zone eu só coloquei para ficar melhor representado)
3- Pegue as coordenadas do quadrado mais a sudeste dos quadrados selecionados.
As coordenadas apareçem no canto sudeste de seu map editor, próximo ao relógio. Elas seguem a sua seta pelo mapa. Basta anota-las.
4- Agora vá em data>actions>scripts, copie um arquivo qualquer e cole-o em qualquer lugar
5- Renomeie-o para serpente, abra-o, apague todo seu conteúdo e coloque isso:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
Serpente = {x=190, y=90, z=7, stackpos=1}
if item.uid == 9563 and item.itemid == 1945 then
doPlayerSendTextMessage(cid,22,"The seas can hear your call..")
doSendMagicEffect(Serpente, 33)
doTransformItem(item.uid,item.itemid+1)
elseif item.uid == 9563 and item.itemid == 1946 then
doTransformItem(item.uid,item.itemid-1)
end
end
-Em vermelho você deve colocar as coordenadas que você pegou no map editor.
-Em azul um unique id. (Você pode deixar o 9563 ou muda-lo)
-Em verde está a mensagem que o player vai receber quando puxar a lever.
6- Salve as alterações e mova esse arquivo para a pasta data>actions>scripts novamente.
7- Agora abra o actions.xml e coloque essa tag:
<action uniqueid="9563" script="serpente.lua" />
-Em azul um unique id. (Você pode deixar o 9563 ou muda-lo, mas tem de ser o mesmo id colocado na action.)
8- Agora abra o global.lua (pasta data) e coloque isso:
CONST_ME_WATERCREATURE = 33
9- Vá denovo no map editor e adicione o unique id que você escolheu ou o que já vem na action na alavanca.
Pronto!, Agora quando o player puxar a lever ele verá o seguinte efeito na água:
Espero ter ajudado, Atenciosamente, Koti