Oláh galera do xtibia
Vim aki para trazer um tuto fácil porem muito útil para todos os Ots
é uma actions que eu fiz para, digamos, enfeitar seu ot
mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa:
Spider Web wall
Oque a actions vai fazer??
Essa action é para abrir aquelas teias, as que empedem a passagem, com sua arma!
Primeiro tenha em mente o seguinte, são 2 tipos de teias intactas e 2 tipos de teias abertas.
Vamos começar mudando as abertas, colocar um decay (voltar ao item) nelas,
vá em data\items abra o arquivo items.xml com bloco de notas e "dê" um Ctrl + F para buscar os ids 7544 e 7545, vai estar mais-ou-menos assim:
<item id="7544" article="a" name="spider web"> </item> <item id="7545" article="a" name="spider web"> </item>
vamos fazer a seguinte alteração
<item id="7544" article="a" name="spider web"> <attribute key="decayTo" value="7538"/> <attribute key="duration" value="20"/> </item> <item id="7545" article="a" name="spider web"> <attribute key="decayTo" value="7539"/> <attribute key="duration" value="20"/> </item>
Explicação: com isso, a teia quando aberta vai voltar em 20 segundos ao id 7538 e 7539 que são as teias fechadas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora vamos fazer o script da action para abrirmos a teia, na verdade não vamos fazer, vamos modificar um existente.
Procure em data\actions\scripts o arquivo com nome destroy.lua
(se você não tiver ele, copie um arquivo nesse mesmo local, renomeie para destroy.lua)
agora quem já tinha e quem não tinha, abra ele com bloco de notas e apague o que estiver dentro e coloque isso dentro:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) rand = math.random(1,3) if item2.itemid >= 3805 and item2.itemid <= 3810 or item2.itemid >= 1646 and item2.itemid <= 1661 or item2.itemid >= 1666 and item2.itemid <= 1677 or item2.itemid >= 3813 and item2.itemid <= 3820 or item2.itemid >= 1714 and item2.itemid <= 1717 or item2.itemid >= 1724 and item2.itemid <= 1737 or item2.itemid >= 1750 and item2.itemid <= 1753 or item2.itemid >= 2080 and item2.itemid <= 2085 or item2.itemid >= 2116 and item2.itemid <= 2119 or item2.itemid >= 2581 and item2.itemid <= 2588 or item2.itemid == 2095 or item2.itemid == 2098 or item2.itemid == 2101 or item2.itemid == 2104 or item2.itemid == 2105 or item2.itemid == 1775 or item2.itemid == 2602 or item2.itemid == 1619 or item2.itemid == 1738 or item2.itemid == 1739 or item2.itemid == 1741 or item2.itemid == 2064 or item2.itemid >= 1614 and item2.itemid <= 1616 then doRemoveItem(item2.uid,1) doSendMagicEffect(topos,2) elseif item2.itemid == 7538 then if rand == 1 then doTransformItem(item2.uid,7544) doSendMagicEffect(topos,3) doDecayItem(item2.uid) elseif rand >= 2 then doSendMagicEffect(topos,2) else end elseif item2.itemid == 7539 then if rand == 1 then doTransformItem(item2.uid,7545) doSendMagicEffect(topos,3) doDecayItem(item2.uid) elseif rand >= 2 then doSendMagicEffect(topos,2) else end else end return 1 end
Para quem já tinha o destroy.lua já tá pronto,
mas pra quem não tinha falta adicionar, siga o spoil (para não ocupar espaço no tópico):
vá em data\actions e abra o arquivo actions.xml,
logo nas primeiras linhas vai ter mais-ou-menos isso:
<?xml version="1.0"?> <actions>
depois disso coloque isso:
-- Destroying Furniture With Weapons <action itemid="2376" script="destroy.lua" /> <action itemid="2377" script="destroy.lua" /> <action itemid="2378" script="destroy.lua" /> <action itemid="2379" script="destroy.lua" /> <action itemid="2380" script="destroy.lua" /> <action itemid="2381" script="destroy.lua" /> <action itemid="2382" script="destroy.lua" /> <action itemid="2383" script="destroy.lua" /> <action itemid="2384" script="destroy.lua" /> <action itemid="2385" script="destroy.lua" /> <action itemid="2386" script="destroy.lua" /> <action itemid="2387" script="destroy.lua" /> <action itemid="2388" script="destroy.lua" /> <action itemid="2389" script="destroy.lua" /> <action itemid="2390" script="destroy.lua" /> <action itemid="2391" script="destroy.lua" /> <action itemid="2392" script="destroy.lua" /> <action itemid="2393" script="destroy.lua" /> <action itemid="2394" script="destroy.lua" /> <action itemid="2395" script="destroy.lua" /> <action itemid="2396" script="destroy.lua" /> <action itemid="2397" script="destroy.lua" /> <action itemid="2398" script="destroy.lua" /> <action itemid="2399" script="destroy.lua" /> <action itemid="2400" script="destroy.lua" /> <action itemid="2401" script="destroy.lua" /> <action itemid="2402" script="destroy.lua" /> <action itemid="2403" script="destroy.lua" /> <action itemid="2404" script="destroy.lua" /> <action itemid="2406" script="destroy.lua" /> <action itemid="2407" script="destroy.lua" /> <action itemid="2408" script="destroy.lua" /> <action itemid="2409" script="destroy.lua" /> <action itemid="2410" script="destroy.lua" /> <action itemid="2411" script="destroy.lua" /> <action itemid="2412" script="destroy.lua" /> <action itemid="2413" script="destroy.lua" /> <action itemid="2414" script="destroy.lua" /> <action itemid="2415" script="destroy.lua" /> <action itemid="2416" script="destroy.lua" /> <action itemid="2417" script="destroy.lua" /> <action itemid="2418" script="destroy.lua" /> <action itemid="2419" script="destroy.lua" /> <action itemid="2420" script="destroy.lua" /> <action itemid="2421" script="destroy.lua" /> <action itemid="2422" script="destroy.lua" /> <action itemid="2423" script="destroy.lua" /> <action itemid="2424" script="destroy.lua" /> <action itemid="2425" script="destroy.lua" /> <action itemid="2426" script="destroy.lua" /> <action itemid="2427" script="destroy.lua" /> <action itemid="2428" script="destroy.lua" /> <action itemid="2429" script="destroy.lua" /> <action itemid="2430" script="destroy.lua" /> <action itemid="2431" script="destroy.lua" /> <action itemid="2432" script="destroy.lua" /> <action itemid="2433" script="destroy.lua" /> <action itemid="2434" script="destroy.lua" /> <action itemid="2435" script="destroy.lua" /> <action itemid="2436" script="destroy.lua" /> <action itemid="2437" script="destroy.lua" /> <action itemid="2438" script="destroy.lua" /> <action itemid="2439" script="destroy.lua" /> <action itemid="2440" script="destroy.lua" /> <action itemid="2441" script="destroy.lua" /> <action itemid="2442" script="destroy.lua" /> <action itemid="2443" script="destroy.lua" /> <action itemid="2444" script="destroy.lua" /> <action itemid="2445" script="destroy.lua" /> <action itemid="2446" script="destroy.lua" /> <action itemid="2447" script="destroy.lua" /> <action itemid="2448" script="destroy.lua" /> <action itemid="2449" script="destroy.lua" /> <action itemid="2450" script="destroy.lua" /> <action itemid="2451" script="destroy.lua" /> <action itemid="2452" script="destroy.lua" /> <action itemid="2453" script="destroy.lua" />
Explicação rapida: itemid="2453" é o id da arma que pode abrir a teia, se você achar alguma arma que não pode abrir, adicione mais linhas assim
<action itemid="XXXX" script="destroy.lua" />
então no lugar dos XXXX coloque o id da arma a ser adicionada...
Obs: Cuidado com a versão de seu OTS, dependendo dela terá um numero maior ou menor de armas, eu uso 8,1 Servfull
Creditos Pufaum (eu, eheheh), mas fiquem a vontade para usarem em seus OTS :smile_positivo:
Comentario obrigatório!
--Edit, axei uns erros de português, rsrsrsrsr