Eae galera do :XTibia_smile: vim aqui para postar mais um tutorial explicando em Português as funções para usar em arquivos LUA !! COMENTEM !
PS.:Totalmente Traduzido por mim qualquer erro me avisem !!
ESPERO QUE AJUDE !
------ Traduzido 100% by :WolfDanger ------ Para : xtibia.com !
getPlayerFood (uid) - Retorna a food do jogador
getPlayerHealth (uid) - Retorna a vida do jogador
GetPlayerMana (uid) - Retorna o a mana do jogador
getPlayerLevel (uid) - Retorna o level do jogador
getPlayerMagLevel (uid) - Retorna o magic level do jogador
GetPlayerName (uid) - Retorna o nome do jogador
getPlayerAccess (uid) - Retorna o acesso do jogador (GM,TUTOR,GOD...)
getPlayerPosition (uid) - Retorna a posição do jogador
getPlayerSkill (uid, skillid) - Retorna o skill do jogador
getPlayerMasterPos (cid) - Retorna a posição do jogador no templo
getPlayerTown (cid) - Retorna o jogador pra cidade-id
getPlayerVocation (cid) - Retorna a vocação do jogador
getPlayerItemCount (cid, itemId) - Retorna a quantidade de um item que o jogador tem
GetPlayerSoul (cid) - Retorna a morte do jogador (se ele estiver morrendo ele volta)
getPlayerFreeCap (cid) - Retorna a capacidade (cap) do jogador
getPlayerLight (cid) - Retorna a luz do jogador (utevo vis lux,utevo lux...)
getPlayerSlotItem (cid, slot) - Retorna um item do jogador
getPlayerDepotItems (uid, depotid) - Retorna a dp do jogador itens dignos de um depósito
GetPlayerSex (cid) - Retorna o sexo do jogador
getPlayerLookDir (cid) - Retorna a direção do jogador
getPlayerStorageValue (uid, valueid) - Retorna o valor do valor de um jogador id
setPlayerStorageValue (uid, valueid, newvalue) - Adiciona um novo valor-id para o armazenamento mapa do jogador
getGlobalStorageValue (valueid) - Retorna o valor do valor id
setGlobalStorageValue (valueid, newvalue) - Adiciona um novo valor-id para o armazenamento mapa
GetTilePzInfo (pos) 1 é pz. 0 no pz. - Retorna o player à zona de proteção
GetTileHouseInfo (OP). 0 no house. ! House Id = 0 - Retorna a casa do antigo dono
getItemRWInfo (uid) - Verifique se o item é gravável
getThingfromPos (pos) - Retorna algo que corresponde à posição
getThingPos (uid) - Retorna a posição de alguma coisa
doRemoveItem (uid, n) - Remove qualquer item (a partir do mapa ou jogador não interessa)
doPlayerFeed (uid, alimentos) - Aumentar a comida de um jogador
doPlayerSendCancel (uid, texto) - Para enviar uma mensagem para cancelar(muted) qualquer jogador
doPlayerSendDefaultCancel (uid, ReturnValue) - Para enviar uma mensagem para cancelar jogador
doTeleportThing (uid, newpos) - alguma coisa para Teleports uma posição
doTransformItem (uid, toitemid) - Altera o item de id
doPlayerSay (uid, texto, tipo) -Quando o player fala algo a um npc
doSendMagicEffect (localização, tipo) - Mostrar um efeito mágico em uma posição
doChangeTypeItem (uid, new_type) - Alterar o tipo / contagem de um item
doSetItemActionId (uid, actionid) - Defina o id do item de ação
doSetItemText (uid, text) - Ajuste o texto de um item se você abri-lo
doSetItemSpecialDescription (uid, desc) - Defina uma descrição do item
doSendAnimatedText (posição, texto, a cor) - Mostrar texto animado em uma posição (qualquer cor ou texto)
doPlayerAddSkillTry (cid, skillid, tentativas) - Adicionar skill
doPlayerAddHealth (cid, saúde) - Adicionar vida para um jogador
doCreatureAddHealth (cid, saúde) - Adicionar vida para uma criatura
doPlayerAddMana (cid, mana) - Adicione mana para jogador
doPlayerAddSoul (cid, alma) - Adicionar morte para um jogador
doPlayerAddItem (cid, itemId, conto ou tipo) - Adicionar um item a um jogador - retorna uid do item criado
doPlayerSendTextMessage (cid, MessageClasses, mensagem) - Enviar uma mensagem para um jogador
doPlayerRemoveMoney (cid, dinheiro) - Retirar dinheiro de um jogador
doShowTextWindow (cid, maxlen, canWrite) - Mostrar texto um diálogo que é gravável
doShowTextDialog (cid, itemId, texto) - Mostrar um texto para um jogador diálogo que contém texto
DoDecayItem (uid) - Começar a decadência um item
doCreateItem (itemId tipo, ou contagem, posição) - Criar um item; Retorna uid do item criado
doSummonCreature (nome, cargo) - Cria uma criatura
doMoveCreature (cid, direcção) - Mover uma criatura para uma direção
doPlayerSetMasterPos (cid, pos) - Defina a posição do jogador templo
doPlayerSetTown (cid, townid) - Defina a cidade de um jogador
doPlayerSetVocation (cid, COV) - Defina a vocação de um jogador
doPlayerRemoveItem (cid, itemId, count) - Remove um item de um jogador
doPlayerAddExp (cid, exp) - Dar experiência ao jogador
doSetCreatureLight (cid, lightLevel, lightcolor, tempo) - Fazer uma nova luz para um jogador (magia)
isPlayer (cid) - Verificar se algo é uma jogador
isCreature (cid) - Verificar se algo é uma criatura
isContainer (uid) - Verificar se algo é um recipiente (bag,backpack,depot,...)
isMoveable (uid) - Verificar se algo é Móvel
getPlayerByName (nome) - criar um nome para o jogador
registerCreature (cid) - Retorna e adiciona uma nova criatura para o script
getContainerSize (uid) - Retorna o tamanho de um container (bag ,depot , backpack...)
getContainerCap (uid) - Retorna a capacidade de um container (bag,depot,...)
getContainerItem (uid, slot) - Verifique se o item contém um id
doAddContainerItem (uid, itemId, conto ou subtipo) - Adicionar um item a um container (depot,bag,backpack...)
getHouseOwner (houseid) - Retorna o proprietário de uma casa
getHouseName (houseid) - Retorna o nome de uma casa
getHouseEntry (houseid) - Regresso a entrada de um player em uma casa
getHouseRent (houseid) - Retorna o aluguel de uma casa
getHouseTown (houseid) - Retorna a cidade de uma casa
getHouseAccessList (houseod, listid) - Retorna a casa-id de uma casa que corresponda ao lista de ids
getHouseByPlayerName (playername) - Retorna a casa-id de uma casa que corresponda ao nome do jogador
setHouseAccessList (houseid, listid, listtext) - Defina o accesslist de uma porta ou qualquer outra coisa em uma casa
setHouseOwner (houseid, ownername) - Defina o proprietário de uma casa
getWorldType () - Retorna a tipo de mundo (0 = NO-PVP, PVP = 1, 2 = PVP-Enf)
GetWorldTime () - Retorna o tempo do jogo (hora ,minuto ,dia ..)
getWorldLight () - Retorna à luz do servidor
getWorldCreatures (tipo) Retorna a quantidade de criaturas (0 jogadores, monstros 1, 2 npcs, todas as 3)
getWorldUpTime () - Retorna o uptime do servidor
createCombatArea ((espaço), () extArea) - Crie uma novo área de spawn
createConditionObject (tipo) - Cria uma nova condição (condição-tipo obrigatório)
setCombatArea (combate, área) - Definir a área de spawn
setCombatCondition (combate, condição) - Adiciona um condição para combater um objeto
setCombatParam (combate, key, value) - Adiciona um parâmetro para combater um objeto com um valor decente
setConditionParam (condição, key, value) - Adiciona um parâmetro para um estado com um valor decente
addDamageCondition (condição, a chave de voltas, tempo, valor) - Adiciona um dano a um valor condtion
addOutfitCondition (condição, lookTypeEx, lookType, lookHead, lookBody, lookLegs, lookFeet) - Adiciona um novo outfit a uma criatura
setCombatCallBack (combate, chave, function_name) - Defina a chamada de um tempo de spawn
setCombatFormula (combate, tipo, a mina, minb, Maxa, maxb) - Defina o combate da fórmula
setConditionFormula (combate, mina, minb, Maxa, maxb) - Defina a condição da fórmula
doCombat (cid, combater param) - Executa o combate objeto
createCombatObject () - Cria um novo spawn de monstros
doAreaCombatHealth (cid, tipo, pos, área, min, max, efeito) - Alterar qualquer criatura da saúde (área)
doTargetCombatHealth (cid, destino, tipo, min, max, efeito) - Mudança de qualquer criatura saúde (meta)
doAreaCombatMana (cid, pos, área, min, max, efeito) - Alterar qualquer criatura da mana (área)
doTargetCombatMana (cid, alvo, min, max, efeito) - Alterar qualquer criatura da mana (alvo)
doAreaCombatCondition (cid, pos, área, condição, efeito) - Acrescenta uma condição (área)
doTargetCombatCondition (cid, alvo, condição, efeito) - Acrescenta uma condição (meta)
doAreaCombatDispel (cid, pos, área, tipo, efeitos) - Remove um estado (superfície)
doTargetCombatDispel (cid, destino, tipo, efeitos) - Remove uma condição (meta)
doChallengeCreature (cid, alvo) - Desafio uma criatura
doConvinceCreature (cid, alvo) - Sumona uma criatura
doChangeSpeed (cid, delta) - Alterar a velocidade da criatura
doSetMonsterOutfit (cid, nome, hora) - Define o outfit de uma criatura
doSetItemOutfit (cid, item tempo) - Muda a criatura de outfit para um item
doSetCreatureOutfit (cid, roupa, tempo) - Define a criatura de outfit (tabela requerido)
getCreatureOutfit (cid) - Retorna da criatura o outfit(em uma tabela)
getCreaturePosition (cid) - Retorna a posição da criatura (em uma tabela)
getCreatureName (cid) - Retorna o nome de uma criatura
isItemStackable (itemId) - Verificar se um item é empilhável
IsItemRune (itemId) - Verificar se um item é uma runa
IsItemDoor (itemId) - Verificar se um item é uma porta
isItemContainer (itemId) - Verificar se um item é um recipiente
isItemFluidContainer (itemId) - Verificar se um item é um fluido
GetItemName (itemId) - Retorna o nome do item
getPlayerSkull (cid) - Retorna a caveira do player (pk ,red skull ,yellow skull ...)
getPlayerConditionTicks (cid, conditionid) - Retorna a condição digna de um jogador
doPlayerAddAddon (cid, looktype, addon) - Faz um addon para um outfit do jogador
getPlayerOutfitAddon (cid, looktype) - Retorna o complemento de valor de um outfit de um jogador (item que precisa para addon)
getItemStackable (itemId) - Verifique se o item é empilhável
IsPremium (cid) - Verifique se o leitor está com premium account
addPremium (cid, dias) - Adicionar tantos dias de premium ao jogador
FoundNewGuild (guildname) - Criar uma nova guild
getPlayerGuildStatus (nome) - Retorna o status do jogador na guild
setPlayerGuildStatus (guildstatus, nome) - Defina o estado do jogador na guild
getPlayerGuildName (nome) - Retorna o nome da guild se o jogador tem uma guild
setPlayerGuild (nome, guildstatus, guilrank, guildname) - Modificar a guild status de um jogador
clearPlayerGuild (nome) - Remove um jogador de uma guild
setPlayerGuildNick (nome, guildnick) - Defina o nick do jogador
setPlayerGuildTitle(name, guildnick) -- Mudar o nick de um jogador
doPlayerLearnSpell (cid, spellwords) - Dê uma magia para um jogador
doPlayerAddBlesing (cid, blessid) - Fazer uma bênção para um jogador
getPlayerBlessing (cid, blessid) - Verifique se o jogador tiver essa bênção
debugPrint (texto) - Imprimir uma mensagem no console (quando der debug)
isInArray (array, valor) - Verificar se uma matriz contém um valor
addEvent (chamada de atraso, parâmetro) - Adicione um evento
StopEvent (EventID) - Parar um evento adicionado
getDataDir () -Retorna uma string que é na pasta data
--------------------------By :WolfDanger ----------------------------