MAPEDITOR = SEU OT
Primeiramente vou explicar melhor o que irei ensinar
explicando:
Ha muitos casos de que voce baixa um OT serv e um MapEditor em lugares diferentes, e provavelmente as configuraçoes do MapEditor nao sao as mesmas que o do seu OTserv, como por exemplo os NPCs,os monstros adicionados, os itens e etc.Este Tutorial tambem pode lhe ajudar ao caso de voce ter um OTserv da varsao do tibia 8.4(por exemplo) e nao achar um MapEditor para 8.4, com o tutorial voce podera "transformar" o MapEditor para a versao desejada.
Vamos ao tutorial:
Primeiro:Caso voce nao tenha um MapEditor,Baixe um(de preferencia o mais proximo com a versao do seu OTserv)
Básico para a configuraçao do map editor
Olhe a versao do seu OTserv,agora baixe o Tibia Client que esteja de acordo com a versao do seu OTserv e copie os arquivos "tibia.spr" e "tibia.DAT" na pasta do MapEditor.(geralmente o MapEditor ja vem com tais aruivos, mas e recomendavel voce substitui-los)
Atualizando os Itens
Abra a paste do seu OTserv e va em data>itens procure por itens.xml e itens.lua copie-os e cole na pasta do seu MapEditor (Os arquivos ja tem no MapEditor, voce devera substitui-los)
Os itens estao prontos,
Atualizando os NPCs & MONSTERs
Abra o arquivo creatures.xml na pasta do MapEditor, neste arquivo tem todos os montros e npcs que esta salvo no MapEditor, agora voce devera configurar o creatures.xml de acordo com o seu OTserv (para economizar tempo, nao delete os monstros e NPCs, apenas adicione os que nao existem no creatures.xml).
Observe essa linha (Provavelmente devera ter varias como ela no arquivo creatures.xml) :
<creature looktype="326" head="19" body="71" legs="128" feet="128" addons="1" name="War Golem" type="monster"/>
vou explicar oq esta escrito na linha para voce fazer:
<creature looktype="326">esse e o looktype do monstro/npc, e como o "outifit"
head="19" body="71" legs="128" feet="128"> sao as cores da roupa do NPC/Monstro
addons="1" > sao quantos addons ele usa (1=primeiro addon, 2=segundo addon, 3=os 2 addons juntos), se nao usar addon pode tirar essa frase
name="War Golem" > e o nome do NPC/Monstro
type="monster"/> >isso define se ele vai ser npc ou monster
AGORA, ONDE AXO ESSAS INFORMAÇOES?
Va na pasta de seu OTserv e va em data>npc (para npc) ou data>monster (para monstros) abra a pasta de um npc/monstro, olha um exemplo de npc
<?xml version="1.0"?><npc name="Advogado" script="data/npc/scripts/advogado.lua" access="3" lookdir="2">
<mana now="0" max="0"/>
<health now="150" max="150"/>
<look type="134" head="95" body="22" legs="10" feet="95"/>
</npc>
esse npc nao tem addons, mas se tivesse estaria em frente a head="95" body="22" legs="10" feet="95"
Desculpe-me por anteriormente a linguagem nao estar adequada, mas provavelmente ainda nao esta perfeita, mas da para entender,duvidas, sujestoes, erros me falem.
(um membro teve uma duvida e foi devidamente respondida:
Ola NoBoss, obrigado por ler meu tutorial,
Felizmente sua duvida sera facil de ser tirada(mas nao de ser executada),
O seu problema acontece com muitas pessoas, seu MapEditor nao identifica os NPCs do map de seu OTserv, intao o que devera fazer eh exatamente o que eu expliquei em :
Atualizando os NPCs & MONSTERs, mas caso voce nao tenha entandido vou explicar novamente, vai na pasta do seu OTserv e abra o arquivo creatures.xml, vai ter um tantao de linha parecidas, vai lah no final do bloco de notas, la voce vai achar os npcs,agora abra o arquivo(na pasta do seu OTserv:data>npcs e abra e qualquer arquivo xml que estiver la, agora, o resto e facil mas chato(eh muito NPC) o tutorial esta explicado oq deverah fazer na parte
Atualizando os NPCs & MONSTERs, devera fazer o mesmo procedimento com cada NPC
100% by Dendem