Se estiver desenvolvendo um OT, um jogo, ou quer desenvolver um, leia.
O que é Game Design?
O Game Design é basicamente o seu jogo, antes de ser um jogo.
É todo o planejamento do que vai ter no seu jogo, não apenas "o que vai ter", ele é fruto de uma análise, "Qual o objetivo do jogo?", "Qual meu público alvo?", "É divertido?", "É repetitivo?", "O que acontece quando determinada coisa acontece?".
O Game Design é a razão de jogos hoje em dia ser muito bom, ou, na falta dele, a razão de muitos jogos serem a merda que são. É o que está por trás das quests, do mapa, dos efeitos, da imersão. Se o Game Design não presta, nem um gráfico ultra realista podendo rodar em qualquer calculadora vai salvar o seu jogo.
Evita perda de tempo, e aumenta a produtividade, o que é mais rápido? Você sair de casa procurando onde quer ir, ou já ter em mente o local exato onde irá? É basicamente isso que é um Game Design, TUDO que precisa ser feito, tem nele.
Qual o objetivo do jogo? RPG? Foque numa boa historia, em mistérios e desafios. Jogadores hardcore? Pense em novos sistemas de PVP, guerra, etc. O mais importante, se for fazer, faça direito, porra, não adianta você ter uma historia fuderosa e escrever igual alguém que falta nas aulas de gramática, evite os clichês ao máximo, se quiser usar um clichê, inove. "como vou saber que isso é um clichê?" leia, leia MUITO.
Quer ser Game Designer? embora desenvolvam apenas OT, não deverá se prender a eles, abra sua mente, jogue MUITOOO, desde pacman à Diablo III, veja o que fez o jogo dar certo, o que fez outro jogo de mesmo estilo (FPS, RPG, etc) dar errado, porque ele fez alguma coisa de um jeito e não de outro, analise tudo que puder, e o que não puder também.
Acabei o Game Design, e agora?
Revise, passe as idéias para os membros da equipe e discutam, entrem num acordo, de nada adianta ter uma idéia foderooosa se a equipe não concorda com ela.
O Game Design deve ficar nas mãos de apenas uma pessoa, quando ele estiver pronto divida-o em roteiros, escrito de um modo para o mapper, de outro para o scripter, de outro para o historiador, etc. E saber escrever é fundamental, não vai servir de NADA você ser O cara do game design, e não souber passar sua idéia para a equipe, escreva bem, escreva de um jeito que um leigo entenda sobre o que esta no roteiro, E COM O MAIOR NÚMERO DE DETALHES POSSÍVEIS.
"uma qest pra i nu npc dali do tenple, pega a missaõ com ele, e depois fasser o que ele pedi. coleta 15 minu leathr, 10 iro ore e dispos leva di volta, ai ele manda tu p sala da quest."
Quem vai entender uma merda dessa?
Não séria melhor e mais útil escrever assim?
"Nessa Quest o jogador deverá ir no único NPC que tem localizado dentro do templo de Carlin, após isso deverá falar com ele. Quando terminar o dialogo o player tem que coletar 15 minotaur leather e 10 iron ore, quando voltar com isso para o npc, o npc lhe passará outra tarefa, recuperar um artefato dos orcs, que vai estar num baú no respawn de edron, coordenada X: 1000 Y: 1000 Z:10. Após pegar o artefato no baú deverá leva-lo de volta para o NPC, e receber a recompensa.
Caso o player vá direto para o respawn, no baú, ele não poderá receber a recompensa. Será enviada uma mensagem a ele "Você não é digno o suficiente para abrir este baú.""
Falas
Player: Oi
NPC: Olá
Player: Missão
NPC: Fiquei sabendo que você é um bravo guerreiro, poderia me ajudar?
Player: Sim
NPC: Estou precisando de 15 minotaur leather e 10 iron ore, para fazer uma armadura, pode traze-los para mim? Posso te recompensar.
Player: Sim
NPC: Muito obrigado.
Player: Bye
NPC: Good bye.
Ta bom, não vou colocar as outras falas, vocês já pegaram o espírito.
Quer evitar retrabalho e desmotivação?
Sofra no começo, durante o planejamento do Game Design, ou você prefere sofrer quando estiver desenvolvendo o mapa e vê que tem locais mal feitos e falhos, o que pode causar um retrabalho? Lembre-se que tem muita gente querendo atacar violentamente (verbalmente, ou não) o seu projeto, só estão esperando falhas.
A falta de um Game Design pode ocasionar demora, isso desmotiva a equipe, e também pode fazer o seu projeto chegar ao fim, mesmo antes de ter começado. Quando não se sabe o que fazer a equipe fica esperando a "chefia" tomar decisão, qual o próximo passo, qual a próxima coisa a ser feita? Isso causa desmotivação.
O Game Design é seu amigo, ele evita desperdício de tempo, evita retrabalho, evita desmotivação, e o melhor de tudo, ele garante que o seu jogo seja um sucesso ou um fracasso, depende da qualidade
Agora eu pergunto, porque o Game Design é ignorado?