Faala pessoal, vou falar um pouco para vocês agora sobre como vocês podem estar contribuindo com matérias aqui na sessão.
Bom, como alguns já deve saber, quando é criada uma matéria realmente boa, ela é movida para a sessão Matérias Tibia Premium, onde ganham destaque as melhores matérias do fórum.
Se você está afim de criar uma matéria nova e deseja ver ela na sessão premium, vou dizer abaixo o que vocês devem seguir para criar uma matéria de conteúdo.
Vou criar um 'índice' para nós seguirmos.
1- Títulos e partes.2- Conteúdo.
3- Imagens e vídeos.
4- Escrita e formalidade.
5- Uso de tags em geral.
6- Onde encontrar fontes para me basear?
Vamos começar pelo título.
♦Título
O título geralmente é o próprio nome do tópico, mas como se trata de uma matéria, podem existir sub-títulos para cada parte. Recomendo que não usem sub-títulos com tamanhos exagerados, tamanho 4 é o máximo para não ficar feio, e fonte Tahoma de preferência.
♦Conteúdo
Sem dúvida alguma, o conteúdo é tudo em uma matéria, se você quer fazer uma matéria nova para ser movida a sessão premium, seu tópico deverá ter o máximo de conteúdo possível, abordando os assuntos principais e explicando cada fato da matéria.
NUNCA copie matérias de outros sites e poste aqui, o famoso ripping gera banimento, crie você mesmo o conteúdo.
Vamos citar dois exemplo:
♦Eu criei uma matéria chamada 'A história da Cipsoft', eu dividi a matéria em 6 (seis) partes, cada uma explicando um pouco da história da Cipsoft e seus membros, programação e evolução da empresta criadora do Tibia, e por aí vai, lendo essa matéria você encontrará tudo que precisa saber sobre esta grande empresta.
É isso que nós precisamos, de uma matéria com bastante conteúdo e que faça com que os leitores aprovem.
Vamos ver um tipo de matéria que não seria aprovada agora...
♦Eu criei uma matéria falando sobre os rats e falando de onde eles surgiram, eu não coloquei imagem porque senão o tópico iria ficar pesado e minha internet é lenta. A matéria tem 6 linhas apenas.
Mas o quê é isso? Uma matéria de 6 linhas, sem imagens e que não me interessa? Essa é digna de ir para a lixeira!
O que eu quero dizer a vocês é que, quanto mais conteúdo tiver, melhor será a sua matéria e mais chances elas terão de ser aprovadas e movidas.
♦Imagens e vídeos
Como toda matéria boa, nunca se esqueça de adicionar imagens à ela, as imagens são um passo essencial para a criação de uma ótima matéria. As imagens e vídeos mostram as coisas que o leitor não consegue enxergar dentro das palavras, então é recomendado que sua matéria tenha imagens para explicar o que o seu texto diz.
As mesmas devem seguir uma regra em relação a marca d'água do XTibia, onde deve se utilizar a fonte Tahoma, tamanho 20 e opacidade em 50%, evite retirar imagens de outros lugares contendo a marca dos mesmos, isso é ripping e pode gerar banimento.
♦Escrita e formalidade
Para as pessoas que gostam de ler matérias boas, a escrita correta e a formalidade é uma coisa que não pode faltar.
SEMPRE que você for criar uma matéria, não cometa erros de português e muito menos use gírias, a matéria deve ser escrita de maneira formal e correta, facilitando a leitura de todos e evitando confusão.
♦Uso de tags em geral.
♦O XTibia.com fornece ao nosso fórum, assim como a maioria, o uso de várias tags. Recentemente foram adicionadas algumas tags novas, afim de ajudar o trabalho da Imprensa e dos membros na hora de postar uma matéria.
Vamos começar falando dessas tags novas.
♦Quando se trata de um jogador, você poderá colocar o nome dele entre as tags [*player] nick [*/player]
♦Ao se tratar de uma guild, use as tags [*guild] nome [*/guild], já ao colocar o nome de um mundo, use [*mundo] nome [*/mundo].
♦Negrito, Itálico e Sublinhado:
O uso do negrito é usado no nome dos jogadores, nome de bosses e monstros e guilds, o itálico se usa para palavras estrangeiras ou desconhecidas, já o sublinhado, nem pense em usar isso em sua matéria, fica feio e muito estranho, abertas as exceções no caso dos sub-títulos.
♦Onde encontrar fontes para me basear?
Existem vários sites que disponibilizam conteúdo sobre Tibia, onde você poderá se basear e usar em sua matéria.
O mais acessado para procurar conteúdo sobre quests e monstros em geral, é o Tibia Wikia, lá você encontrará todas as informações necessárias para falar sobre monstros, itens, quests, npcs e etc.
Não sabe onde encontrar imagens para sua matéria? Procura vídeos e retire as imagens do mesmo!
O nosso parceiro Tibia Mithus fornece vários tipos de matérias com um belo conteúdo, onde você poderá se basear na criação de novas matérias. Já o parceiro Tibia Photo, contém várias imagens variadas sobre Tibia, é um bom local para arrumar umas fotos para seu tópico.
Se você seguir tudo que eu disse acima, você estará criando uma ótima matéria, digna de ser aprovada e movida pela equipe de Imprensa, para a sessão Matérias Tibia Premium.
Espero que esse tópico ajude todos vocês, membros e equipe de colaboração, a criar ótimas matérias e trazer cada vez mais conteúdo para o fórum.
TEXTO SUJEITO A ALTERAÇÕES
Abraços,
Ryan.