Bem galera, sou um pouco novinho na área de mapping, mas me dei o direito de fazer este tutorial pra vocês !
COMO FAZER UMA DWARF MINE !
(Mina de Anões)
Começando ...
1 - EntradaFaça a base de sua montanha, onde terá a cave, usando a ID 919. Lembre-se de fazer a montanha não muito quadrada ! Após isso, faça as bordas da montanha. As IDs vão de 4468 à 4479.
Assim, o térreo ficará mais ou menos assim:
PS.:
*Tente colocar uma entrada "íngrime", para dar um tom de área secreta.
*Coloque a entrada da cave com um "portal-escada", para ficar mais atraente (id 8210 ou 8213)
*Coloque White Gravel no chão (id 104) e coloque bordas com bordas de grama normais.
*Use Loose Gravels (id 6374 a 6386) no chão, para demonstrar a presença efetiva de rochas.
*Use bastante árvores ! de cores diferenciadas, FORA da cave.
*Coloque também bastante pedras pequenas e grandes.
*Detalhe o máximo possível !
2 - Andar -1E aqui começamos a fazer efetivamente a cave ! No andar -1, se tiver usado a descida 8210, sugiro que utilize a escada 7924, e se tiver utilizado a descida 8213 sugiro a escada 7925. Bem, no andar -1 faça uma coisa pequena, para descer mais depois. Faça as bordas, sugiro de terra (IDs: 5631 a 5638, 5647, 5649 e 3650) e base da borda com id 101.
Enfeite sua cave o máximo possível, com pedras, teias de aranha, musgo na parede, poucos tufos de grama, pedrinhas andáveis, stalagmites, etc.
Aqui, ficou assim a cave -1:
PS.:
*Detalhei pouco em minha imagem, use sua criatividade e detalhe beeeem.
*Coloque um buraco (id 383) para descida, para fazermos a cave efetiva !
3 - Andar -2É neste andar que acaba meu tutorial, mas vocês podem fazer muito mais do que -2 andares.
Faça as bordas, o piso, como foi explicado no item 2. Agora, nossa cave aumentará muito. Faça uma grande área, e coloque borda EM TUDO, é claro. Coloque todos aqueles detalhes, etc.
Dicas:
*Coloque lava (ID 599 a 601), para parecer que a cave está bastante funda.
*Faça locais mais abertos na cave, com um "desmoronamento de pedra", para caracterizar que os anões estavam escavando aquela área.
*Coloque trilhos de trem e seus componentes (id: 7121 a 7136)
*Coloque diamantes/pedras brilhantes nas bordas, em lugares que players não pegam.
Bem, a foto final da Minha cave andar -2, ficou assim:
No meu mapa, não coloquei trilhos, a escolha é sua.
Repito: DETALHEM BEM ! Um mapa sem detalhes não é nada !
FIM
Espero que tenham gostado do meu primeiro tutorial de mapping.
Abraços,
Malfragado