Lógica para Programação
Aula 1
Breve introdução e conceitos básicos
Introdução
Quando falamos em programação no Open Tibia, muitos já pensam logo em códigos prontos para baixar, modificar meia dúzia de palavras e usar.
Alguns nem fazem por mal, simplesmente não têm tempo para aprender a fazer por si mesmos, acham inútil recriar a roda ou ainda nem saberiam como fazer.
As aulas/tutoriais que ministrarei no XTibia de Lógica de Programação e Algoritmos para quem quer aprender a programar e não tem nem noção por onde começar.
São aulas básicas, e no campo da Lógica de Programação iremos ver desde o que é uma preposição até chegar ao ponto de você será capaz de resolver qualquer problema lógico.
Sobre a matéria
Lógica para programação não tem nada a ver com programação no sentido de criar programas ou afins, e ao mesmo tempo tem tudo a ver.
Aqui você não trabalha diretamente com programação, mas o que você aprende faz com que sua programação seja muito mais fácil.
No decorrer do curso pode parecer que não, mas acredite, mesmo as coisas básicas e aparentemente bobas que aprenderemos aqui são muito úteis na hora de programar.
Então sem mais delongas, vamos começar.
Preposições
Uma preposição é, a grosso modo, uma afirmação.
Por exemplo: Marcos é legal.
Quando usamos preposições para fazer uma representação lógica, temos que definir uma letrinha para ser essa preposição lá.
Por exemplo:
A: Marcos é legal.A ^ B
Acima temos uma representação lógica de alguma coisa que ainda desconhecemos, mas já sabemos uma coisa: a letra A representa Marcos é legal.
E é só isso que precisamos saber sobre preposições por enquanto. =]
Símbolos lógicos
Como vimos ali em cima, existe o simbolo lógico ^.
Esse simbolo representa E no nosso português, AND no inglês, && em algumas linguagem de programação e assim por diante.
Por exemplo:
A ^ Bquer dizer que
Marcos é legal E alguma outra preposição.
Então se eu pedir:
Represente logicamente a frase "Marcos é legal e Marcos é gordo".Teríamos:
A: Marcos é legal
B: Marcos é gordo
A ^ B
Fácil, não?
Vamos adicionar agora alguns símbolos a mais:
v representa OU~ representa NÃO
Ou seja:
Marcos não é legalA: Marcos é legal
~A
Marcos é gordo ou Marcos é feliz
A: Marcos é gordo
B: Marcos é feliz
A v B
Acho que já pegaram o espírito da coisa, certo?
E como um bônus, viram que estamos usando "Marcos é" duas vezes?
Como estamos escrevendo em português, podemos utilizar as regras da língua vigente, ou seja, suprimir esse "Marcos é":
Marcos é gordo ou felizA: Marcos é gordo
B: Marcos é feliz
A v B
Vejam que como gordo e feliz se referem a Marcos, eu tenho que colocar o "Marcos é" em ambas as preposições.
Fazer:A: Marcos é gordo
B: feliz
Está ERRADO, ainda que o resultado final nesse caso seria o mesmo que fazendo certo, A v B.
Por que? Como eu disse, uma preposição é uma afirmação. Tem lógica uma afirmação:
Feliz.
Acho que não, né!? E se não tem lógica, não podemos usar na matéria de lógica!
Exercícios
Então para finalizar essa aula inicial, façam e mandem por PM ou postem usando a ferramenta de Spoiler:
Represente logicamente:
João é legal e Carla é feliz ou Paula é milhonária.
Eu sou programador e professor.
O peito do pé do padre Pedro é preto ou vermelho.
João é legal e feio.
Maria não sabe ler e nem escrever.
Ana não toma banho ou toma banho.
----
Escreva em português:
A: Sou legal
B: Marcos é chato
C: Maria é bonita
A ^ B
A ^ B v C
A v B ^ ~C
~(A ^ B) v ~~C
Os últimos de cada exercício são pegadinha/desafio, vamos ver quem acerta.
Dúvidas, sugestões e críticas são muito bem vindas. =]
E assim que postar a aula de algoritmo eu coloco o link aqui.