Algoritmos
Aula 1
Introdução, apresentação ao Visualg e primeiro algoritmo
Introdução
Quando falamos em programação no Open Tibia, muitos já pensam logo em códigos prontos para baixar, modificar meia dúzia de palavras e usar.
Alguns nem fazem por mal, simplesmente não têm tempo para aprender a fazer por si mesmos, acham inútil recriar a roda ou ainda nem saberiam como fazer.
As aulas/tutoriais que ministrarei no XTibia de Lógica de Programação e Algoritmos para quem quer aprender a programar e não tem nem noção por onde começar.
São aulas básicas, e no campo dos Algoritmos iremos ver desde o que é um algoritmo até a criação de algoritmos para resolver tarefas complexas.
Sobre a matéria
Algoritmos são uma parte importante da programação e, como verá no decorrer do curso, o sucesso de todo e qualquer programa depende de algoritmos.
Usaremos o programa VisuAlg para começar essa matéria por uma questão de não querer prender ninguém a nenhuma linguagem específica e ao mesmo tempo abrir portas para que o aluno possa partir para qualquer linguagem a partir daqui.
Entretanto, em um segundo momento usaremos C, por ser muito mais robusto e completo do que a linguagem do VisuAlg que é baseada em Pascal.
A linguagem de programação do VisuAlg
O VisuAlg usa uma uma linguagem de programação semi-própria.
Por que semi-própria?
Ela é baseada totalmente em Pascal, uma linguagem de programação antiga, e no Portugol, que é uma pseudo-linguagem usada justamente para algoritmos.
O resultado é uma linguagem simples de entender, em português e capaz de chegar a um nível bem poderoso de programação.
Iremos ir aprendendo a linguagem juntamente com os algoritmos, então não se assuste.
O VisuAlg
O Visualg foi criado com o intuito justamente de lecionar.
Um professor, insatisfeito com programas feitos em papel (sim, acreditem, algumas faculdades ensinam algoritmos no papel), quis criar um ambiente de aprendizado próximo da realidade, e ainda assim didático.
Usando algo parecido com Portugol (veremos mais a frente nessa aula) e Pascal (linguagem de programação), ele chegou até o VisuAlg, um ambiente totalmente didático, de simples aprendizado e boas ferramentas de debug (veremos em outra aula).
Para baixar o programa: http://ueboo.com/files/741852/setupv2(2).exe_369258.php
Essa é a versão 2 do VisuAlg.
Depois de baixar basta instalar e vamos lá.
Começando com o VisuAlg
Quando você abre o VisuAlg, aparece algo assim:
algoritmo "semnome"// Função :
// Autor :
// Data : 30/03/2009
// Seção de Declarações
var
inicio
// Seção de Comandos
fimalgoritmo
Então vamos entender (quase) linha por linha:
algoritmo "semnome"
É onde você coloca o nome do seu algoritmo. Tem que ficar entre aspas SEMPRE.
// Função :// Autor :
// Data : 30/03/2009
// Seção de Declarações
Percebe as duas barras antes? Isso significa que aquilo é um comentário, e não faz parte do programa em si.
É util para o programador se organizar.
var
Aqui fica a declaração de variáveis, veremos só mais para frente.
inicio// Seção de Comandos
fimalgoritmo
O começo dos comandos (como diz o comentário) e a palavra-chave que marca o fim.
Tanto algoritmo, var, inicio e fimalgoritmo são palavras-chave ou palavras reservadas do VisuAlg.
Isso significa que elas tem um significado especial para o VisuAlg, e usá-las fora do local em que devem estar pode (e provavelmente vai) dar algum erro.
Tá, vi tudo isso, mas o que isso quer dizer na prática?
Quer dizer que em QUALQUER algoritmo (dentro do VisuAlg) primeiro dizemos qual é o nome dele.
Logo depois, vem a parte de declaração de variáveis.
Então o corpo (comandos) do algoritmo e chegamos ao fim.
Simples não!?
Criando um algoritmo
Vamos então criar nosso primeiro programa:
Crie um algoritmo que imprima na tela "O VaL é legal.".
Primeiro vem o que?
Como visto, é o nome do algoritmo, então vamos colocar... Meu primeiro algoritmo.
Depois as variáveis. Ainda não chegamos nessa parte, então vamos pular.
Logo em seguida, os comandos do programa entre inicio e fimalgoritmo.
O que queremos que o algoritmo faça? Que ele imprima algo na tela.
Aqui veremos nosso primeiro comando, o escreva.
Quando você usar o comando escreva, ele irá mostrar (imprimir) algo na tela.
Agora que temos tudo pronto, vamos juntar:
algoritmo "Meu primeiro algoritmo" inicio escreva ("O VaL é legal.") fimalgoritmo
Agora aperte F9 e tcham tcham tcham tcham!
Incrível, não!?
Ficamos por aqui para não ter muito conteúdo em uma aula só.
Exercícios
As respotas estarão em Spoiler logo depois, caso tenham dúvidas/críticas/elogios, postem aqui.
1. Crie um algoritmo que mostre na tela O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.2. O que representa a palavra fimalgoritmo no VisuAlg?
3. Para que serve o comando escreva?
Respostas
1.
algoritmo "qualquer nome aqui" inicio escreva ("O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.") fimalgoritmo
2. Representa o fim dos comandos/ações do algoritmo.
3. Para imprimir algo na tela.
Obs.: Antes que chegue um metido a sabe-tudo aqui, as respostas estão de acordo com o que foi ensinado na aula.
Abraços e até a próxima.
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Edit: O link para download estava vindo com arquivo corrompido, modifiquei-o.