Mapping I
A algum tempo, em outro user meu eu criei um conjunto de tutoriais ensinando o nature. Mas naquela época meus conhecimentos no mundo do mapping ainda não estavam 100% mas hoje já me considero um bom mapper.
Então, já que esse conjunto de tutoriais que citei não existe mais aqui no Xtibia resolvi começar o mesmo novamente, mas agora em uma qualidade melhor. Vejo que muitos mappers tem dificuldade no nature, e venho tentar resolver esse problema.
O tutorial terá varias "versões" uma para cada tipo de nature, ex: nature de Port Hope, nature de Ab'dendriel e etc. Esse vai se tratar da nature principal, aquela que se encontra nas redondezas de Carlin, Thais e Edron. Então vamos lá:
Imagem

* Arbustos dão um toque legal ao mapa, use-os em grupo como feito na foto. Não bote os mesmo no meio do caminho, pois isso atrapalha a jogabilidade.
* Arvores verdes são essenciais na natureza do Tibia. Você tme de randomizar elas, ou seja procurar não botar arvores iguais uma do lado da outra.
* Arvores coloridas deixam o mapa mais bonito e colorido, não é recomendado usa-las em grande quantidade nesse tipo de vegetação, mas aconselho usar as mesmas em pequeno número.
* Essa é uma planta de vegetação jungle, mas algumas delas (pantas de jungle) caiem muito bem com esse tipo de vegetação, é aconselhável usa-las para variar o ambiente. Aqui estão os id's de algumas dessas plantas: (4014, 4015, 4010, 4018, 4011 e 4009).
* Tufos de grama são mais que essenciais em uma área de natureza, eles são os lendários "matinhos" que chamamos no Brasil. Use o menor deles em maior quantidade e o maior em menor quantidade, pois é meio difícil acharmos matos gigantes no meio de rua.
* As pedras andáveis também são muito importantes em um mapa, elas são pedrinhas pequenas que podemos andar por cima, tente randomizar as mesmas no mapa, botando-as em grande quantidade.
* O tile de pedra é muito usado no Tibia, ele dá um ar de elegância, e nele podemos botar uma pedra ou simplesmente limo, como mostra na foto.
* As flores dão beleza ao mapa, existem varias flores no Tibia e é essencial usa-las.
* Utilize troncos de arvores pelas redondezas do seu mapa, eles dão um toque de RPG, mas também não exagere, use poucos.
* Relevos são muito legais, mas não são tão importantes, fica á critério do mapper usa-los.