Modos de Cor
Muitos dos que usam o Photoshop, que foram auto-didatas, isto é, que aprenderam a mexer no photoshop sozinhos, ou mesmo os que fizeram isso através da internet, desconhecem as opções de cores que o Photoshop, indo mais além alguns acreditam que os modos de cor são somente os disponíveis da paleta de cores. O que não deixa de ser verdade, mas os modos de cores vão além das paletas.
As cores, ou como você visualiza elas podem ser modificadas de acordo com o que você pretende fazer. Os principais formatos são RGB, CMYK, Gryscale, Bitmap e LAB. Para ficar bem fácil de compreender, entenda cada formato de cor como uma paleta de cores, e cada formato tem suas cores, intensidades e regras.
RGB

O RGB é formado por três cores primária o Vermelho, Verde, e
Azul, por isso RGB que são as cores em inglês. Além das cores primária o RGB também faz o uso a luz, brilho se preferir. A mixagem das três cores primária junto com o brilho forma todas as cores. Os valores vão de 0 a 255, e quanto maior o valor maior a claridade, por isso todas as cores com o valor 255 você tem a cor branca, logo todos com valor 0 você tem o preto. É como no paint, para ter uma idéia tente editar uma cor no paint, basta clicar 2x vezes sobre ela.
CMYK
CMYK

O CMYK, assim como o RGB também é uma sigla, que não diz muito a seu respeito, é algo como Ciano, Magenta, Amarelo(yellow), e K, de Preto. É principalmente referência para uma boa impressão visto que como o RGB usa luz, e uma impressora não é capaz de adicionar pontos de luz em uma folha impressa. Com isso a imagem em CMYK tente a ser bem mais opaca, já te dando uma pré-visualização de como irá ficar depois de impresso.
Diferente do RGB, o CMYK tem a inversão de valores, enquanto no RGB quanto maior o valor maior a luz, no CMYK, quanto maior o valor mais escuro fica, isto porque o CMYK já trabalha com a tinta quanto maior o número, mais será a tinta usada. É por aí.
Você pode trabalhar com o RGB, e depois convertem seu trabalho para o modo de cor CMYK, o que vai lhe dar uma idéia fiel de como ficará impresso. Porém ao fazer a conversão, você perderá algumas cores, elas que serão substituídas pelas cores mais próximas. Imagine uma tabela de cores, que tem cores escuras, e cores claras, e outra que só tem tons médio, nem muito claro, nem muito escuro, essas tabelas seriam aproximadamente, o modo de cor RGB, e o CMYK, nessa ordem.
Um dos pontos fracos do CMYK é que não funciona com alguns filtros, para falar a verdade, não me lembro porque.
Mas presumo que deve ser algo relacionado a luz, já que é a diferença entre os dois modos.


(Imagem 1 em RGB, e imagem 2 em CMYK)
BITMAP
O BITMAP, é muito usado no meio dos fotógrafos, já que em alguns programas, como por exemplo no paint o branco é equivalente ao transparente, então tire uma foto de uma bela moça com o fundo branco e isso te polpará tempo de recorte de imagem. O BITMAP só trabalha com duas cores, o preto, e o branco, eu acho meio ultrapassado.
Créditos a mim, tutorial exclusivo.