Como Fazer Cidades de Deserto
Olá! Hoje vou ensinar à vocês como fazer uma cidade de deserto com o Remere's Map Editor, porém não do estilo comum, com pirâmides, não, uma cidade de paredes, acho que muita gente não sabe fazer ou nunca tentou, então eu espero que meu tutorial ajude. Este é meu 1º tutorial, nunca fiz nenhum tutorial nem nada parecido com o mesmo na minha vida.
Aí vai:
1º Passo: O Oceano
Para colocar o oceano no seu mapa, você precisará abrir a Terrain Pallete -> Nature. Há 2 tipos de oceanos: Sea e Walkable Sea. Sea é o oceano que mais é usado, o que não e possível andar sobre ele. Já o Walkable Sea é diferente: é usado, por exemplo, em áreas de natação e em praias. É possível nadar/pisar neste tipo de oceano.
Neste tutorial iremos usar o primeiro tipo: Sea.
Para ser mais rápido, use o Brush Size 12, e preencha uma área grande com oceano.
Após ter preenchido, seu mapa deve estar parecido com isso:
2º Passo: O formato da ilha.
Agora, faremos o formato de nossa ilha. Para isso, vá em Terrain Pallete -> Nature. Entre os demais tiles, você irá ver 2 tipos de Sand: Sand ( Thick Border ) e Sand. Deixaremos o Sand para depois. Após selecionar Sand ( Thick Border ), mude de Brush Size: escolha o segundo quadrado ( Brush Size 2 ou Brush Size 3, em algums Remere's ). Então, mãos à obra! Vá fazendo o formato de sua ilha, não a deixe muito grande nem muito pequena. E também tente não deixá-la quadrada, randomize, ponha alguns rios que não cortem toda a ilha e, se quiser, ponha algumas outras pequenas ilhas com o Brush Size 1.
O resultado ficará parecido com isto:
3º Passo: Começando a cidade.
Finalmente, começaremos nossa cidade. Há vários jeitos de se começar uma cidade, mas eu prefiro começar por suas ruas. Segue a ID que eu costumo usar como ruas nesse tipo de cidade: 836. Eu não aconselho a fazerem ruas retas demais, mas tambem não exagerem nas curvas.
O meu ficou assim ( não sou lá muito bom em ruas e acho que exagerei um pouco nas curvas, exagere menos ):
4º Passo: O Templo.
Por mim, este é o passo mais difícil de todos, pois não sou bom em templos. Não há muito o que dizer aqui, somente algumas dicas:
1- Templos de deserto ficam bonitos em cima de montanhas2- Não suje muito seu templo.
3- Lembre-se, Templo é um local sagrado em que algum deus é venerado, portanto é bom colocar uma estátua em seu templo representando o deus venerado pelos moradores de sua cidade.
4- Em minha opnião é uma boa idéia pôr alguns pilares em seu templo.
Para facilitar, alguns IDs usados em templos:
Paredes: Encontradas em Terrain Pallete -> Town, vão desde a ID 1060 até a ID 1070.Chão: Encontram-se também em Terrain Pallete -> Town. Há vários chãos usados em edificações do deserto, e suas IDs são: 419, 412, 414, 420, 415, 790, 778 à 789.
Pilares: Podem ser encontrados em Doodad Pallete -> Architecture. As IDs mais usadas no deserto são: 1549 e 1551.
Estátuas: Podem ser encontradas em Doodad Pallete -> Statues. A ID mais adequada ao caso é a ID 1451.
Tochas de chão: Podem ser encontradas em Doodad Pallete -> Exterior. As IDs vão desde 1481 até 1486.
Tochas de parede: Podem ser encontradas em Doodad Pallete -> Hangables. As IDs são: 2039 / 2040 e 2058 / 2059.
Madeiras: Mais utilizadas encostadas nas paredes do lado de fora do templo e encontradas em Doodad Pallete -> Exterior, suas IDs são: 5296 à 5299 e 5300 à 5302.
Vaso: De ID 2034, encontra-se em Doodad Pallete -> Interior.
Caso ajude, aí vai uma foto de um templo egípcio:
Vejam como meu templo ficou:
5º Passo: Lojas
Obviamente, sua cidade precisa de outras edificações além do templo, não? Então, mãos à obra!
Fazer uma loja egípcia é basicamente igual à fazer uma loja normal, o que muda é basicamente o chão, as paredes e alguns itens. Seja criativo, deixe as idéias fluirem, e com o tempo sua loja estará pronta. Eu, pessoalmente, não gosto de por itens em exposição como a maioria das pessoas, mas se quiser pode colocar, isso vai de cada um.
Vejam algumas lojas da minha cidade:
6º Passo: Casas e Guildhouses
Bem, este passo é muito simples. Não caia nessa de que casas não podem ser quadradas, não. As casas quadradas são melhores que as deformadas, portanto sinta-se livre para fazê-las um pouco quadradas.
Algumas casas da minha cidade:
7º Passo: Nature
A Nature do deserto não é viva. Primeiro, aqui vão as IDs dos itens usados em nature:
Cactus: Você poderá achá-los em Doodad Pallete -> Nature, divididos em dois grupos: Espinhosos e Normais. As IDs são: 2723, 2724 e 2727 à 2736.Palmeiras: Não encontradas em Doodad ou Terrain Pallete, são de ID 2725 e 2726.
Pedras Andáveis: Encontradas em Doodad Pallete -> Nature, vão da ID 3610 à ID 3614 e da ID 3648 à ID 3656.
Pedras: Também podem ser achadas em Doodad Pallete -> Nature. Suas IDs vão de 1296 até 1306.
Sand Gravel: Encontram-se em Terrain Pallete -> Nature. A ID principal é 8033, e abaixo dela são encontradas suas bordas.
Dunas de Areia: Encontram-se na mesma Pallete que a Sand Gravel, e vão da ID 8315 até 8322.
Empilhamento de Areia: Também são achadas em Terrain Pallete -> Nature, e suas IDs são: 8324, 8325, 8416, 8417.
Tufos de Grama: Encontrados em Doodad Pallete -> Nature. IDs: 6216 à 6219.
Primeiramente, espalhe alguns cactus pela areia, um bem afastado do outro. Após este procedimento, coloque também algumas palmeiras. Então, ponha as pedras andáveis e, respectivamente, as grandes ( não exagere em nenhuma das duas, principalmente nas grandes ). Coloque algumas dunas de areia pelo chão, e empilhamentos de areia encostados em algumas paredes. Depois, ponha alguns Sand Gravel, mas não exagere, e para finalizar, coloque tufos de grama bem espalhados pelo ambiente.
O resultado será algo parecido com isso:
8º Passo: Acabamentos
Finalmente, o último passo deste longo tutorial! Aguentem mais um pouco!
Para fazer os acabamentos, você precisará dos seguintes Itens:
Sand: Usada para variar as bordas usadas nas ruas da cidade. Lembra-se de quando nós usamos o item "Sand( Thick Border )"? Então, agora usaremos o "irmão dele", que se chama somente "Sand". Ele está localizado em Terrain Pallete -> Nature, /\ -> do nosso amigo Sand( Thick Border ).Com Sand selecionado, vá beirando alguns lados das ruas. Caso ache complicado, preste atencão na foto ao fim deste passo.
Grass: Para deixar seu deserto um pouco mais vivo, espalhe pouquíssimas áreas ( pequenas ) de grama pelo ambiente. Ela pode ser encontrada em Terrain Pallete -> Nature, com o nome de grass. Nestas áreas de grama, ponha algumas árvores. Seguem suas IDs: 2700, 2701, 2703, 2705, 2707 e 2708.
E, após seguir todos estes passos, aqui está a minha cidade:
F.A.Q.
Pergunta: Ok, você passou essa tais de IDs, mas como eu acho elas?
Resposta: Para achá-las, basta clicar em um lugar qualquer do mapa e apertar J. Irá aperecer uma janela com uma caixa de texto em cima, digite a ID desejada nesta caixa de texto e...Voilá! Aí está a Id!
Pergunta: Você disse que templos de deserto ficam bonitos em montanha, mas eu não sei fazer montanhas! ò.ó
Resposta: Calma, caso não saiba fazer montanhas, procure algum tutorial na seção de tutoriais de mapping, ou senão espere até eu acabar o meu 2º tutorial:Montanhas, ok?
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Extras
Outros tutoriais para te ajudar!
Nome: Fazendo Pirâmides
Usuário: Maligno
Tópico: http://www.xtibia.com/forum/Nivelfacil-Faz...es-t105381.html
Em breve mais tutoriais...
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Créditos:
Palubo, por ter me ajudado com o mapa e com a edição do tutorial para se adequar ao Xtibia
Julyano, por também ter me ajudado com o mapa.
Eu, por passar 2 dias fazendo este tutorial
Parabéns àqueles que leram este tutorial inteiro! Espero que eu tenha ajudado. Comentem e, se possível, postem fotos dos mapas que vocês fizeram usando este tutorial. Peço desculpas pelos erros de português e demais erros, este é meu primeiro tutorial. o tempo aperfeiçoará meus tutoriais.
Atenciosamente,
Felipe.