Detalhes, uma questão que gera bastante discussão. As pessoas dizem umas às outras suas opiniões sobre eles, nas não há conclusão. Há quem comente que, em excesso, deixam um mapa feio, e são até mesmo acusados de causar lentidão e travamentos no jogo.
Existem dois pontos básicos para o detalhamento do seu mapa, mas esse é um ponto que deve ser avaliado e modificado pelo criador do mapa. O ponto 1 é a beleza: um mapa bem detalhado é um mapa que, sem atrapalhar jogadores, torna-se ao mesmo tempo bonito e informativo. Detalhes que não atrapalham não são o que falta: podem ser tufos de grama, pequenos pedaços de pedra ou terra, pedras que se pode caminhar por cima, enfim, uma grande variedade. O maior problema é a dificuldade de balancear estes itens, colocá-los de forma em que não sujem a imagem.
Mapa feio: vegetação mal-feita, poucos detalhes
Mapa bonito: vegetação trabalhada, muitos detalhes
Como não dá de fazer um mapa apenas por beleza, aí entra o segundo ponto: a jogabilidade. O que é a jogabilidade? É a capacidade de um mapa de ser simples e fácil de compreender pelos jogadores, como placas e caminhos, e ao mesmo tempo ser amedrontante, como cavernas pegando fogo, ou caminhos sobre a lava. Também a variedade de combinações de itens e decoração influencia nesse ponto. Ninguém suporta ficar o dia inteiro caçando em uma caverna sempre com o mesmo estilo, numa montanha sempre igual caçando os mesmos monstros. Significa variar, fazer o jogo ser divertido pra quem joga e pra quem cria!
Mapa sem jogabilidade: muita natureza, pouca informação, repetido
Mapa com jogabilidade: árvores moderadas, boas trilhas, variado
Fica aí a minha dica sobre detalhes: tente sempre se ver como se você estivesse jogando e se questione: vai ficar bom? Bonito? Dá pra caminhar pelo mapa sem esbarrar em árvores e arbustos?
Boa sorte,
Lordfire