O OpenTibia ao contrário de vários projetos de servidores privados de diversos jogos está num estágio bastante avançado. Possuímos cerca de 90% ou mais dos sistemas que o Tibia oferece, uma quantidade considerável de colaboradores, diversas comunidades muito boas e uma flexibilidade para se criar novos sistemas incrível.
Muitos conheceram meus dois famosos projetos denominados BlackOnix e Elementaria. Revolucionamos e quebramos vários dilemas do que pode ser feito com as ferramentas que o OTServ providencia. Apesar disso, o projeto nunca vingou devido as tantas promessas de novos códigos que fazíamos e que com um pouco de falta de organização, foram sendo perdidos ou mesmo descartados. Resultado disso, quando tivemos uma pré-estréia as funcionalidades normais de um servidor estavam comprometidas justamente por não terem sido planejadas.
Hoje por experiência posso dizer que o sucesso de um projeto nem sempre estão nas promessas do diferencial de um servidor, as vezes esses detalhes servem apenas para mostrar o quão experiente é o servidor, mas que não necessariamente são indispensáveis para o sucesso deste.
Ao criar um servidor ou mesmo manter um lembre-se que uma falha em algum sistema que o jogador já conheçe é mais grave do que uma ausência de um sistema “cool” nunca antes visto. Isso vale também para historinhas interessantes, mapas esdrúxulos e outras novidades sem muito nexo ao gameplay. Por mais que você crie um servidor custom este jamais irá fugir muito da jogabilidade do Tibia, e se mesmo assim acontecer, é arriscado os próprios jogadores não saberem o que fazer com tanta novidade.
Nostradamus
Desenvolvedor, OpenTibia Team.