Parte 2 - http://www.xtibia.com/forum/Logica-Program...tml#entry834154
Olá galera!
Seguinte, vim aqui ensinar a todos que não fazem idéia de como programar, e que se perdem completamente ao verem tutoriais de outras engines!
Aqui ensinarei baseado numa apostila e nos meus conhecimentos o básico pra quem quer programar, não importa qual seja a engine!
Lógica de programação e Algoritmos! Aos poucos vou postando novas partes, novas aulas, até terminar!
Então vamos lá, mãos a massa!
1- Introdução
Conceito de algoritmo
Algoritmo é um processo de cálculo matemático ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições. Podemos dizer tambem que são regras formais para obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas.
A técnica mais importante no projeto da lógica de programas é chamada programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia de projeto, objetivando:
- Agilizar a codificação da escrita da programação;
- Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelos programas;
- Facilitar as alterações e atualizações dos programas.
2- Lógica de programação
Formas de representação gráfica
São vários os simbolos usados nas programações estruturadas, segue abaixo uma das formas mais usadas:
Princípios de resolução de problemas
Para desenvolver um diagrama correto, devemos levar como procedimentos prioritários os itens a seguir:
- Nos primeiros blocos, tente montar a idéia geral, e deixe para depois os processos posteriores. Pra isso faça tudo "quebrado",ou seja, em partes;
- Pro desenvolvimento correto, um diagrama deve ser feito começando de cima para baixo, da esquerda pra direita;
- É incorreto ocorrer cruzamento das linhas de fluxo de dados de um diagrama de bloco;
- Transcrever o diagrama de bloco em pseudolinguagem.
Tomemos como exemplo uma escola qualquer, onde o cálculo de média é feito por quatro notas bimestrair que determinam a aprovação ou reprovação dos alunos. Considere também que a média deve ser maior ou igual a 7 pra que haja aprovação. A primeira etapa começa e termina com um terminador e existe apenas um processamento que indica a idéia geral do problema:
Como podem ver, o começo é bem simples, essa é a noção.
Agora vamos para a segunda parte, vamos começar a complementar aos poucos colocando agora a entrada e saída de dados:
Na terceira etapa vamos trabalhar em "determinar aprovação ou não". Pra isso vamos usar uma "condição". Esta condição determinará o resultado da aprovação:
Agora só vamos aperfeiçoar isso, pois necessitaremos disso pra trabalhar com variáveis:
Bom, a quarta etapa consiste em escrever isso tudo em pseudocódigo:
Programa média <-- Aqui é o nome do programaVar <-- Usa-se isso para iniciar a definição de variáveis
Resultado : real <-- Aqui ele define o tipo das variáveis, no caso o tipo aqui é "real" (igual na matemática). Eu ensinarei sobre os tipos na próxima aula.
N1,n2,n3,n4,soma,media : real <-- Aqui também, definindo dessa vez que as notas (n1,n2,n3 e n4) são números reais.
Inicio
Leia(n1,n2,n3,n4) <-- Aqui o programa vai ler os valores inseridos.
soma = n1 + n2 + n3 + n4 <-- Aqui ele define o que é a variável "soma", sendo a soma das quatro notas bimestrais.
media = soma/4 <-- Aqui ele define a média
Se media >= 7 então <--- Aqui ele começa a condicional, estabelecendo a condição e o que acontece se for verdadeira ou falsa.
Resultado = "APROVADO"
Senão
Resultado = "REPROVADO"
Fim_se <-- Aqui ele termina a condicional
Escreva(Resultado) <-- Aqui ele vai escrever o "resultado". Exemplo: Se o resultado der "APROVADO", ele mostrará "APROVADO".
fim <-- Aqui ele termina o script
Bem, por enquanto é só isso, to meio sem tempo hoje!
Na próxima aula eu ensinarei sobre tipos de variáveis, uso de constantes, operadores aritméticos, fórmulas matemáticas, instruções básicas e passarei alguns exercícios para vocês irem treinando!
Abraços a todos, qualquer dúvida podem mandar PM :-)