Parte I - http://www.xtibia.com/forum/Logica-Program...-1-t123851.html
E ai galera, beleza? Aqui é o TioRick, e eu venho para postar a segunda parte do tutorial de Lógica de Programação e Algoritmos pra galera que quer aprender a programar!
Na primeira parte, aprendemos os básicos, agora vamos continuar!
Obs.: Lembrando que no tutorial todo eu usarei o PORTUGUÊS para melhor compreensão.
Tipos de variáveis
Temos 4 tipos de variáveis, que são:
Inteiros: São números inteiros como na matemática, podendo ser negativos, positivos, mas NUNCA fracionários.
Exemplos: 36 , - 56.
Reais: São números positivos ou negativos, fracionários ou não. Ou seja, mesma coisa que os inteiros, porém, aqui pode usar números fracionários.
Exemplos: 24,2 , - 56 , 88 , -72,8.
Caractere ou String: São sentenças contendo números, letras e simbolos especiais. Uma sentença deve ser sempre entre aspas.
Exemplos: "Xtibia" , "Programação" , "Feliz2009".
Racionais ou Booleanos: São os famosos "Booleanos", onde você apenas os define como verdadeiros ou falsos.
Exemplos: .Verdadeiro. , .Falso.
O nome de uma variável será usado para identificação e uso da mesma dentro de um código, portanto algumas regras devem ser estabelecidas:
- Nunca o nome de uma variável deverá começar com um NÚMERO, sempre com uma letra.
- O nome de uma variável não pode conter espaços em branco.
- Não pode ser nome de uma instrução de programa.
- Só podem ser usados letras ou números, porém, "underline ( _ )" é considerado uma letra.
Uso de constantes
Como diz o nome, constantes são valores fixos, e em vários momentos serão usados na programação, como por exemplo na fórmula a seguir:
Circunferencia = 3,14 * Raio**2
Note que o 3,14 é uma constante, ou seja, será sempre esse valor.
Operadores aritméticos
Obs.: Reparem que eu usei **2 na fórmula para demonstrar uma exponênciação.
Em ALGUMAS linguagens, a exponenciação é demonstrada por **, porém não em todas, portanto vale a pena procurar saber dependendo da linguagem que estás a utilizar.
Instruções básicas
Cada linguagem de programação tem um conjunto de palavras que designa certas ações, estas palavras são chamadas de instruções ou comandos. Nós utilizaremos nos meus tutoriais o português estruturado, como eu já citei no início do tutorial, para melhor entendimento. Algumas das instruções que utilizaremos serão FAÇA, INICIO, FIM, ENQUANTO, PARA, ENTÃO, SE, SENÃO, LEIA, ESCREVA, REPITA, ATÉ QUE, entre outras.
Exemplo de algoritmo
n1 = inteiro
n2 = inteiro
resultado = inteiro
inicio
resultado = n1 + n2
escreva(resultado)
fim
Agora postarei alguns exercícios e peço que quem estiver acompanhando, FAÇA os exercícios e poste aqui para que eu corrija.
Exercícios
1 - Indique o tipo de variável que poderá armazenar os valores abaixo (Obs.: Caso não tenha, deixe em branco)
(I) - Inteiro
® - Real
(S) - String
(B) - Booleano
( ) 1000
( ) -156
( ) 8,24
( ) 256
( ) .Verdadeiro.
( ) - 9,3
( ) "Cabo_Frio"
( ) ".Falso."
( ) 0
( ) "989"
2 - Assinale com X os nomes válidos para uma variável:
( ) Endereco
( ) NomeUsuario
( ) 21Brasil
( ) Xtibia
( ) Nome_Usuario
( ) Fone$Com
( ) Nome*Usuario
( ) End-A
( ) 23
( ) Cidade3
( ) N23
( ) #Cabec
3 - Desenvolva a lógica de um programa que calcule a área da circunferência de um círculo e mostre o resultado.
Fórmula = PI * Raio **2
4 - Elaborar um algoritmo para calcular o salário de um professor onde o usuário deverá entrar com o número de aulas dadas, o valor da hora aula e o percentual de desconto do INSS. (Caso não saiba nada sobre INSS, use o google, eis um desafio)
5 - Ler dois valores, A e B, trocar o valor de A pelo de B e o de B pelo de A e apresentar os valores trocados.
6 - Ler dois valores, A e B, efetuar as operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, e apresentar os 4 valores obtidos.
7 - Efetuar o cálculo de uma prestação em atraso, utilizando a seguinte fórmula:
PRESTAÇÃO = VALOR + (VALOR*(TAXA/100)*TEMPO)
8 - Desenvolva um fluxograma (se já esqueceu o que é, leia o começo da primeira parte do tutorial) com os 3 níveis de detalhamento e o português estruturado de um programa que permita ao usuário digitar um número e que apresente como resultado este número elevado ao quadrado.
Ok galera, aguardo vocês responderem tudinho pra eu corrigir os exercícios e postar a terceira parte, abraços!