Olá XTibianos!
Fazem algumas semanas que o sistema de reputação foi implementado na comunidade, na verdade foi inserido junto com o update do fórum para o IPB 3. Há muito tempo vocês vinham pedindo para que algo do tipo fosse criado, mas desde a época em que o JV Chequer ainda era o responsável pela manutenção do fórum, estávamos esperando que a Invision criasse esse sistema, para que então o XTibia pudesse utilizá-lo.
Depois de muito tempo de espera vocês receberam o tão desejado sistema de reputação, entretanto alguns usuários não souberam fazer bom uso e avacalharam tudo. Então o Rotciv retirou os acessos dos usuários para dar e tirar reputação de outros membros, e agora somente a equipe pode fazer isso.
Daí agora as coisas mudaram por completo, inclusive algumas regras do XTibia :-)

Essa atitude do Rotciv foi simplesmente genial, por que deu espaço a várias pirações entre minhas conversas com o Rafael Medeiros!
O sistema de reputação - o qual o nome já é bem sugestivo - vai ser utilizado como forma de reconhecer o trabalho realizado por vocês para com a comunidade, e também como forma de punição àqueles que infligirem as regras estabelecidas pela nossa equipe. Esse sistema de reputação aplicar-se-à exclusivamente a vocês xtibianos, os nossos membros da equipe não estarão passíveis de tal, enquanto fizerem parte da nossa equipe, é claro.
Como ganho reputação? +REP
- Reportando tópicos;
- Criando tutoriais;
- Divulgando serviços do XTibia;
- Participando dos eventos da comunidade;
- Respondendo as dúvidas de outros membros;
- Criando Artigos e Matérias;
- Trazendo notícias sobre Tibia e OTServ;
- Disponibilizando downloads (sem vírus) para os usuários;
- Propondo melhorias para o XTibia;
- Indicando amigos;
- Atendendo pedidos dos usuários.
Como perco reputação? -REP
- Criando tópicos em seções incorretas (com reincidência);
- Postando mensagens sem sentido (flood), em áreas comuns do XTibia, exceto Barzinho do Éks;
- Xingando ou ofendendo outros membros da comunidade;
- Perturbando o convívio dos usuários dentro do XTibia.
Todos vocês serão avaliados a partir de hoje conforme agem dentro da comunidade, quanto mais ajudarem a comunidade melhor para vocês, àqueles que só pensam em infligir as regras só tem a perder aqui dentro. Se você não curte ajudar, não tem problema, você não vai perder reputação a não ser que quebre alguma das nossas regras.
As áreas onde o sistema de +REP (reputação positiva) serão aplicadas são:
Então você se pergunta: e o que eu ganho com isso?
Muiiiiiiiiita coisa!
Além do reconhecimento de nossa comunidade, de nossa equipe e dos nossos visitantes, você pode acumular pontos de reputação para poder trocar por prêmios. Isso mesmo, você vai poder trocar por prêmios muito em breve! Eu e o Rafael já estamos estudando como será feita a distribuição de prêmios aos nossos usuários de acordo com a quantidade de pontos de reputação que eles possuem.
Vai ser como uma "moeda virtual".. lembra daquele sistema de cash que vocês proporam? Então nós resolvemos - em uma de nossas pirações - utilizar os pontos de reputação como forma de recompensar cada vez mais os nossos usuários. Eu sei que vocês devem estar curiosos sobre o que irão ganhar com esses tais pontos, e vou liberar alguns dos possíveis itens em nossa lista:
- Premmium Time (1 e 3 meses);
- Itens na Gamerchants;
- Camisetas e gadgets XTibia;
- Pendrives e acessórios para seu computador;
- Contas premmium em sites da web.
Não vou garantir de cara para vocês que é certeza esses prêmios, nem como tudo vai funcionar, até por que começamos a desenvolver a idéia hoje, mas enquanto isso vocês já vão acumulando pontos por tudo aquilo que fizerem no XTibia, e assim que lançarmos o sistema de trocas de pontos vocês já poderão adquirir seus premios.
É claro que isso não vai substituir os nossos eventos mensais, que tenho que dizer a vocês, estão ficando excelentes! Nossa equipe de Coordenadores está trabalhando para desenvolver eventos bem bacanas. Aproveitando o show de spoiler que está sendo esse tópico, mês de Fevereiro teremos 5 eventos fixos, ou seja, todo mês serão realizados, sendo eles:
- X-Mapping
- X-Scripting
- X-Developing
- X-Design
- X-Blogs
HAHAHA, mal consigo me conter de emoção ao escrever este tópico!
Além disso ainda vai ter maaaaais premiação para a galera que segue a gente no Twitter, e também nos outros serviços oferecidos pelo XTibia :-)
É isso ai galera, espero que vocês tenham gostado das notícias, e façam um bom trabalho para a comunidade, nós queremos recompensá-los por tudo que fizerem aqui.
Tendo alguma dúvida, é só perguntar!