Requerimentos:
*Saber mecher com tabelas(arrays).
*Conhecer funções do cotidiano(doPlayerSendTextMessage nesse caso).
*Ter algum conhecimento de lua, sua sintaxe.
Temos a seguinte situação:
*Script que faz quase mesma coisa, mas com 4 parâmetros diferentes(lol,wtf,kkk,xd).
Existem 2 formas de faze-lo:
*Inecessariamente comprido
*Simples e curto
Inecessariamente comprido:
function onSay(cid,words,param) if param == 'lol' then doPlayerSendTextMessage(cid,18,'lol') elseif param == 'wtf' then doPlayerSendTextMessage(cid,18,'wtf') elseif param == 'kkk' then doPlayerSendTextMessage(cid,18,'kkk') elseif param == 'xd' then doPlayerSendTextMessage(cid,18,'xd') end return true end
/\ Patético ne?
Olhem agora...
Simples e curto
function onSay(cid,words,param) local wordx = {'lol','wtf','kkk','xd'} if table.find(wordx,param) == true then doPlayerSendTextMessage(cid,18,param) end return true end
Mais simples ne?
Bom neste caso usamos uma tabela(wordx) para organizar dados(parametros nesse caso)...
Obs: Tabelas são o unico metodo de organizar varios dados em LUA.
Não vou entrar muito em tabelas porque a aula requere estes conhecimentos...
A função que usamos foi table.find(nome da tabela, valor)
Essa função verifica se X valor existe na tabela X.
Esta aula fica por aquí..
Se gostaram agradeçam...
Proxima Aula: LUA SQL(Jeito novo só para OTS)
PS: Não reparem na ortografia, eu to ensinando LUA e não Português.