A Importância de Planejar
Por: Rafael Medeiros
Fala Galerinha,
Estou aqui para dar início a uma série de artigos sobre Gerência de Projetos e Equipe que criarei para o Projeto Colunistas. Pretendo focar bastante nas áreas de Tibia e OTServ, pois este é o foco da nossa comunidade, contudo, as informações que passarei poderão ser aplicadas tranquilamente em qualquer tipo de Projeto e Equipe. Se você pretende criar um projeto de Servidor de OTServ, Tibia, Site Pessoal, Blog, recomendo a leitura dos artigos.
O primeiro assunto que falarei será: A Importância de Planejar. Como o planejamento ou a falta dele podem influenciar positiva ou negativamente no resultado de um projeto, é que o veremos a partir de agora.....aqui......no XTibia.com =).
Bom pessoal, Planejamento é algo essencial para qualquer projeto, portanto se você costuma criar projetinhos sem qualquer planejamento, vulgarmente falando: "na louca", está na hora de parar e rever os seus conceitos. Trata-se de uma etapa praticamente define se o Projeto será um Sucesso ou um Fracasso.
Durante o planejamento, você define tudo o que pretende colocar no Projeto e verifica se todas as suas idéias são viáveis. Depois de definir a estrutura básica, você parte para as "perguntas básicas", que devem ser feitas durante o planejamento:
- Como vou fazer ?
- Que documentos eu precisarei criar ?
- Vou precisar de Equipe ? Com qual perfil ?
- Quanto tempo vou levar ?
- Como vou divulgá-lo ?
- Tenho tempo e capital necessários para investir no projeto ?
Já vi vários projetos com excelentes idéias, mas que, por falta de planejamento, não foram executadas. Provavelmente não foi feita uma verificação da viabilidade da implantação das idéias com antecedência, e a inviabilidade só foi detectada no momento do Desenvolvimento, o que certamente acabou prejudicando o andamento das demais atividades e criando falsas expectativas para as pessoas que estavam aguardando o lançamento, inclusive para a própria Equipe.
Se um projeto já começa mal, certamente a Equipe encontrará muitas dificuldades no desenvolvimento, o que pode levar ao abandono da idéia ou fechamento do projeto (Com servidores de OTServ isso acontece com muita frequência), que com certeza gerará insatisfação dos usuários, que perderão a credibilidade e passarão a ver com "outros olhos" os próximos projetos que você venha a lançar.
Concluindo galera, o Planejamento é a parte MAIS IMPORTANTE de qualquer projeto, por isso procure escolher com cuidado o Gerente de Projetos e caso você mesmo seja o Gerente, recomendo ler bastante sobre o assunto e procurar manter uma boa organização dos seus documentos.
É isso, em breve postarei mais artigos para vocês. Caso queiram sugerir algum tema, podem me mandar por e-mail (rafael@xtibia.com).
Abraços,
Rafael Medeiros
Links Interessantes: