Tutorial Montanhas Vermelhas

Koddy
Por Koddy
em Tutoriais de Mapping

Koddy

avatar
Cavaleiro
Cavaleiro

INFOS

Grupo: CavaleiroRegistrado: 31/01/10Posts: 178Char no Tibia: Koddy

Outro dia, jogando o Kingdom Age, perguntei se o Castiello gostaria de algum tutorial de mapping em especial. A gente tava na área dos Trolls, e ele me pediu para criar um sobre as Montanhas Vermelhas. Agora, vejo a dúvida do Senat, que é igual. Então, vamos lá.

 

 

Colocando Auto Border para sua Montanha Vermelha

 

1º Passo: Esqueça o RME por em quanto. Abra apenas a pasta dele. Dentro da pasta do RME, vá em data, e selecione a versão do seu mapa, que você gostaria de construir este tipo de montanhas (se quiser em mais de uma versão, siga o procedimento duas vezes) C:\...\Remere's Map Editor\data\(versão). Após abrir a pasta da versão escolhida por você, iremos utilizar três arquivos: o "borders", o "grounds" e o "tilesets".

 

Começando pelo mais fácil, abra o arquivo tilesets no Bloco de Notas. Se ao clicar duas vezes não abrir no bloco de notas, clique com o botão direito, vá em "Abrir com", e selecione o programa desejado, o Bloco de Notas, que é o mais simples e o mais comum. Você encontrará algo parecido com isso:

<materials>
<!-- TILESETS -->

<tileset name="Grounds">
	<raw>

 

Desça mais um pouco a barra lateral até encontrar o próximo título, parecido com isso:

	</raw>
</tileset>

<tileset name="Nature">
	<terrain>

 

Para facilitar a procura na hora da criação da montanha vermelha, entre:

			<brush name="mountain"/>
		<brush name="red mountain"/> (adicione esta linha)
		<brush name="ramp"/>

 

Após adicionar a linha "<brush name="red mountain"/>", salve o arquivo e feche.

 

2º Passo: 1/3 do trabalho está feito. Está na hora de dizer para o RME qual é o nome do piso que você quer adicionar, como ele aparecerá no Map Editor, e quais bordas ele deve seguir.

Abra o arquivo grounds, que é encontrado no mesmo local que o arquivo anterior.

A Ordem do que deve ser adicionado agora não altera em nada. Eu coloquei no final, para saber o que veio com o programa na hora do download, e o que eu modifiquei. Não tenho certeza das duas ultimas linhas. Acredito que apenas uma poderia ser utilizada, mas como deu certo com as duas, é melhor deixá-las.

 

Após qualquer </brush>, adicione:

 

	<brush name="red mountain" type="ground" server_lookid="7975" z-order="9900">
	<item id="8133" chance="1"/>

	<border align="inner" to="icy mountain" id="53"/>
	<border align="inner" to="snowy mountain" id="53"/>
	<border align="outer" to="none" id="51"/>
	<border align="outer" id="999"/>
	<optional id="999"/>
</brush>

 

Salve, e feche o arquivo. Agora está quase pronto.

 

3º Passo: Depois de configurar o tile que aparecerá no Map Editor, e criá-lo, está na hora de colocar o auto border em ação. Abra o arquivo borders, dentro da pasta data.

Também não há preferência de lugar para se colocar, coloque em qualquer lugar, após qualquer </border>.

 

Basta adicionar o seguinte trecho:

	<border id="999" group="1"> -- red mountain border (by koddy)--
	<borderitem edge="n"   item="7989"/>
	<borderitem edge="w"   item="7988"/>
	<borderitem edge="s"   item="8169"/>
	<borderitem edge="e"   item="8168"/>
	<borderitem edge="cnw" item="7995"/>
	<borderitem edge="cne" item="7996"/>
	<borderitem edge="csw" item="7994"/>
	<borderitem edge="cse" item="8371"/>
	<borderitem edge="dnw" item="8135"/>
	<borderitem edge="dne" item="8137"/>
	<borderitem edge="dsw" item="8136"/>
	<borderitem edge="dse" item="8138"/>
</border>

É isso. Salve e feche o arquivo. Agora você já pode abrir o RME e finalmente criar sua montanha de cor alternativa.

OBS: O número 999 que aparece foi porquê não conheço como está as configurações dos borders ID's de vocês, mas caso já exista esse valor, mude para um qualquer, fazendo as modificações necessárias.

 

Lembrando que se você quiser juntar os dois tipos diferentes, não testei ainda, mas acredito que terá de modificar as bordas manualmente na hora da divisão, mas já é um trabalhão a menos que levará :D

Essa é uma pequena demonstração de como você pode modificar o programa, e alterar as bordas que você nunca gostou de utilizar, por outras mais agradáveis. Segue agora uma foto bem simples, dessa montanha que você agora pode criar com muito mais facilidade.

 

redmountain.png

 

Espero ter ajudado, e peço que continue acompanhando os próximos Tutoriais de Mapping. Não esqueça de pedir o seu!

Abraços,

Koddy

 

PS: Não fiz no Layout do XTibia pois dificultaria a cópia e cola de vocês na hora de atualizar o arquivo. Preferem desse jeito? Não esqueçam de comentar!

Alguma vez você já se perguntou porque ainda não é cadastrado no XTibia?

peajoseututorial.png

Colaborador de Conteúdo: Mapping



Entrada: 28.05.2010

Contato: k.oddy@hotmail.com

koddy@xtibia.com

Concurso(s) de Mapping em andamento: ---

٭*٭ (Novo)

"Green" Nature Tutorial ٭*٭

٭*٭ (HOT)

Aprendendo a modificar Extensions (6 em 1) ٭*٭

1277162350-U5886.png

Tonynh

Miau! É isso ai!
avatar
Herói
Herói

INFOS

Grupo: HeróiRegistrado: 07/01/08Posts: 2282Gênero: MasculinoChar no Tibia: Tonynh

Legal manolo..

Bem organizado, Ilustrado..

 

Por mim, aprovadíssimo.

Eu uso essa extensão.. realmente facilita nossa vida ;/

LorDz

Emo cheio de Glitter/ Moderador de OTserv
avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 13/05/07Posts: 778Char no Tibia: Shea Fald

Muito bom, concerteza aprovado.

 

Abraços

 

+REP

Att,

Carlos "LorDz" Alberto



mplz1ajaxizt5mzcdc6n.png

Email: LorDz@XTibia.com

caverna

OHHHHHHH!!!!
avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 11/11/06Posts: 822

Assim fica fácil. Quero ver fazer ground por ground. x.x

[media]http://www.youtube.com/watch?v=5HHfibzUJ-s[/media]

mjcargif.gif

safra

avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 12/05/10Posts: 34Char no Tibia: Selling.

Ajudo e muito até agora! só não to em casa pra testar mas concerteza ta aprovado!

 

vlw pelo esforço e pelo tuto.

 

Rep+

 

Edit: Caverna, se mata :]

Não clique aqui :]

caverna

OHHHHHHH!!!!
avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 11/11/06Posts: 822

Ajudo e muito até agora! só não to em casa pra testar mas concerteza ta aprovado!

 

vlw pelo esforço e pelo tuto.

 

Rep+

 

Edit: Caverna, se mata :]

Nem me mato, muito sussa. rsrs

[media]http://www.youtube.com/watch?v=5HHfibzUJ-s[/media]

mjcargif.gif

safra

avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 12/05/10Posts: 34Char no Tibia: Selling.

Eu acho que éssas montanhas ja tinham que vir prontas! só faze-las e pronto.. nada de fica add aqueles ground nas frentes, lados etc.. ¬_¬

Éra só ter 2 tipos, as prontas e as quadradas normais :p, que nem water =o

 

Ai sim!

Não clique aqui :]

caverna

OHHHHHHH!!!!
avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 11/11/06Posts: 822

nem vira, esses autoborders deixa o mapa quadrado. :p

sem autoborder é mais pratico, e tem mais chances de ficar algo bonito: rsrs

[media]http://www.youtube.com/watch?v=5HHfibzUJ-s[/media]

mjcargif.gif

Fickss10

I'm an angel of Lord
avatar
Artesão
Artesão

INFOS

Grupo: ArtesãoRegistrado: 12/09/09Posts: 115

Agora sim, facilito minha vida coloca um por um cansava xd

vlw koddy

A million stories that made up a million of shattered dreams

FlostDan

AWWWW YEEEEEEAAAAAAH!
avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 23/02/09Posts: 32Char no Tibia: Satt Wilom

Valeu koddy, tava justamente precisando disso, ta muito bem explicado, ajudou e muito.

Rep + :*

o8hwtt.png

QKa5KTEKzV.jpg

adrianjunior

Jukaa
avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 23/05/10Posts: 11Char no Tibia: Aria Natha

Bom quem é mapper Ajuda um poko..

mais quem nao sabia ki tinha uma " FERRAMENTA " no Rme que nao precisava fik fazendo um por um ??

msmo assim .. Aprovadoo :D

 

+Rep

Soou :

 

 

mapper : 99.999999 % KK.

scripter: 15 % KK.

 

 

Ziiiiik !!

gkaonicx72

avatar
Marquês
Marquês

INFOS

Grupo: MarquêsRegistrado: 16/07/08Posts: 1130Char no Tibia: -

Mandou muito bem cara, coloca de outros que tiver também.

Isso que me fez parar de tentar mappear, mesmo lembrando que eu era um péssimo mapper que tentava editar os Yurots...

Ta afim de ser meu teacher?

Abraços e PM me.

Atenciosamente, Kaonic

Trabalhando para um futuro melhor do Xtibia - By Kaonic, não use sem colocar os créditos.

Email (não uso como msn): kaonic@xtibia.com

MSN: Envie MP

Mapping Teacher: Koddy

 

Copa XTibia Design - Participante #2 do Grupo A



1277160188-U5886.jpg

 

 

Gifts:



Moskitinho ** -Reji * -Dj Sky * -ShadowDemon** -NightAdams **

renansdc

(std::string _name (RenanSdc))
avatar
Barão
Barão

INFOS

Grupo: BarãoRegistrado: 16/11/07Posts: 200

Excelente, aprovado!

Embora eu saiba criar "scripts de borders", esse tutorial ficou muito bom para os iniciantes.

Obrigado :)

Abraços.

 

 

 

 

 

 

 

fanbarjj.png











Retired~ s2 all

 



 

Renato Ribeiro

avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 06/09/08Posts: 544Gênero: MasculinoChar no Tibia: Hallsiny

nem vira, esses autoborders deixa o mapa quadrado. :p

sem autoborder é mais pratico, e tem mais chances de ficar algo bonito: rsrs

 

Eu concordo cara, na maioria dos casos eu uso raw pallete, ou aperto A.

Mas a maioria aqui é tudo iniciante. Qual a probabilidade de ele fazer um mapa bonito pelo raw pallete? Vai sair uma caca...

Auto borders só ajuda, com o tempo ele vai se aprimorando e vai deixando de usar o auto border, por isso que ao meu ver ele não atrapalha em nada.

 

Tutorial muito bom, mas... é Earth Montain auehaueae... Red Montain é tenso, eu ri quando li...

Mas nada que atrapalhe, além do mais, o pessoal entenderia mais red do que earth ao ler o título do tópico antes de ler o conteúdo...

 

Abraços,

RR

Mapos

avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 03/10/09Posts: 16Char no Tibia: Recorser Mapos

nossa kara.. facilito minha vida pra caramba. brigadao msm ;D

signaturecaveiraverde.png