[Tutorial] Calabouços

Koddy
Por Koddy
em Tutoriais de Mapping
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Koddy

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Cavaleiro
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Grupo: CavaleiroRegistrado: 31/01/10Posts: 178Char no Tibia: Koddy

Saudações XTibianos!

Venho aqui para abrir a sua mente! Fazê-lo esquecer de todo e qualquer tipo de Prisão que você sequer já viu. Levei um tempo para criá-lo, mas valeu a pena.

O meu único pedido é que acompanhe este tutorial até o fim, e ao postar, não esqueça de desabilitar sua assinatura, se possuir imagens.

 

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela quantidade de imagens. Foi com a intenção de garantir o aprendizado de todos vocês, leitores. Se alguma imagem não abrir por inteira, atualize seu navegador. Caso o problema continue, selecione a imagem com o botão direito, e clique em Mostrar Imagem. Se mesmo assim o erro persistir, formate o seu computador.

Aviso: Este tutorial envolverá outros quatro tutoriais, que serão citados ao longo de sua confortável leitura. Todos eles se encontram aqui mesmo no XTibia, na sessão "Tutoriais de Mapping".

 

 

Calabouços

 

"Calabouço é o andar mais profundo de um castelo, geralmente utilizado como prisão (como na bastilha), como armazém ou como porão.



É descrito em filmes e livros de terror como um lugar com pouca iluminação, muito empoeirado e de difícil acesso."

Fonte:

Wikipédia

 

Como podemos ver, calabouços são locais no subsolo, ou seja, estão abaixo do nível do mar.

zlayoutcalabouo01.png

 

E tem como uma de suas utilidades, a prisão.

zlayoutcalabouo02.png

 

Vamos aprender hoje, a criar um calabouço simples; com uma prisão e um pequeno armazém.

 

Abra seu RME, e crie uma entrada "escondida" para o calabouço, um pouco longe de sua cidade. Será para lá que os prisioneiros irão; em um local isolado.

Obs: Em hipótese alguma crie sua prisão ao céu aberto, estilo Yurots. Esse tipo de prisão não é atual, e por não possuir nada de medieval (ou mitológico), não se assemelha em nada com o Tibia.

 

Crie uma área montanhosa ao ar livre para a entrada do calabouço. Coloque pedras, plantas ou árvores para dificultar o acesso, fazendo o jogador andar em diagonal, por exemplo. No caso, fiz uma Montanha de Terra. Se quiser fazer também, mas tem difículdades, aconselho dar uma lida neste tutorial, também feito por mim.

zlayoutcalabouo03.png

 

Segue abaixo uma pequena lista de ID's que foram utilizados na imagem acima, que podem facilitar a criação de sua passagem para o seu calabouço.

zlayoutids0.png

 

Para que a escada "embutida" na montanha funcione, visite este tutorial feito por Kyvorgury, que apesar de simples é bem útil. Créditos à ele.

 

Após criar a entrada para seu calabouço, vamos ao andar inferior. Crie o formato dele, e depois detalhe-o. Caso queira ajuda na criação dela ou na decoração, visite os tutoriais feitos anteriormente por mim: Formando Caves e Detalhando Caves. Lembrando que ao terminar este andar, citarei mais uma vez alguns ID's que foram utilizados.

 

Veja uma imagem de como ficou o piso inferior, feito ao meu estilo.

zlayoutcalabouo04.png

 

Como podem ver, utilizei tochas nas paredes, algumas raízes de árvores, sempre com pedras.

Obs: Os suportes para o carvão não são necessários, inclusive não sei se ficaram bem sendo utilizados aqui, mas como não há outro sprite parecido, usei ele mesmo. Se for um bom spriter, ou caso haja um na sua equipe, tente fazer algo parecido com as tochas da primeira imagem.

 

E continue fazendo o caminho, não muito comprido, nem muito curto.

zlayoutcalabouo05.png

 

Faça um caminho razoável até o andar inferior. Um comprimento suficiente para fazer o prisioneiro transpirar para chegar, mas não que faça com que ele seja carregado pelo guarda até chegar ao seu local.

zlayoutcalabouo06.png

 

Como prometido, segue mais uma lista com parte dos ID's que foram utilizados neste andar.

zlayoutids1.png

 

No andar inferior, crie uma passagem para os jogadores poderem transitar, e não se esqueça de adicionar o mais importante, as grades!

zlayoutcalabouo07.png

 

Se tiver dificuldade na criação de uma 'gaiola', segue a dica de como fazê-la. (Faça-as fechadas, deixei aberta pois não há nenhum preso no momento, e é só para demonstração.

zlayoutidsdicafinal.png

 

Após fazer uma área com várias prisões, adicione os detalhes básicos.

zlayoutcalabouo08.png

 

Crie mais e mais 'compartimentos', caso falte espaço, faça-os no piso inferior. Não se esqueça agora, de adicionar uma "cama" para o prisioneiro, e adicionar os balcões citados penúltima imagem.

zlayoutcalabouo09.png

 

Adicione também alguns esqueletos, tanto na parede como no chão. Segue aqui alguns ID's que podem ser uilizados.

zlayoutids2.png

 

Os ID's da última coluna serão utilizados agora, na criação do seu armazém. O barril d'água foi feito para chuva, mas pode servir de estoque para os condenados. Se quiser fazer o armazém cercado por parede, fique a vontade, só fique atento para não colocar uma parede muito esquisita. No armazém, recomendo fazer um estoque de água (com os dois tipos de barris), e também uma pequena quantidade de armas, para que os guardas do calabouço possam se equipar. Faça o acesso ao armazém com uma grade também, ou com uma porta trancada, que necessite de uma chave para realizar a passagem.

zlayoutcalabouo10.png

 

É isso aí galera. Acabou. Espero que tenham gostado deste tutorial, e peço que não esqueçam de desabilitar a assinatura, na hora de comentar (sei que vão). Peço desculpas se ficou muito cansativo, mas espero que tenham entendido a ideia de um calabouço. Façam como quiserem. Refaçam. Inventem. Faça o seu próprio Calabouço ao seu estilo. Segue aí mais duas imagens do Calabouço.

zlayoutcalabouo11.png

 

E...

zlayoutcalabouo12.png

 

 

Dica: Em nenhuma das imagens acima me lembrei de utilizar teias de aranha. Elas caem super bem, desde que não seja em excesso, perto das grades dos prisioneiros. Principalmente dentro do armazém, próximo aos móveis e objetos.

 

Obrigado por acompanhar o meu Tutorial até aqui, e peço: não esqueça de criticar. Tem algo que não gostou nas imagens acima? Algum 'bug' na criação do seu Calabouço? Quer elogiar? Faça como queira, apenas não deixe de comentar.

 

 

Créditos:

Imagens: Koddy

Mapa: Koddy

Layout: Koddy

Conteúdo: Koddy

 

Resumindo...

100% Koddy

Abraços, e até a próxima!

Alguma vez você já se perguntou porque ainda não é cadastrado no XTibia?

peajoseututorial.png

Colaborador de Conteúdo: Mapping



Entrada: 28.05.2010

Contato: k.oddy@hotmail.com

koddy@xtibia.com

Concurso(s) de Mapping em andamento: ---

٭*٭ (Novo)

"Green" Nature Tutorial ٭*٭

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Aprendendo a modificar Extensions (6 em 1) ٭*٭

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Bruno1177

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Visconde
Visconde

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Grupo: ViscondeRegistrado: 07/07/09Posts: 428Char no Tibia: '-'

Bem maneiro manoloo! ;D

Muito bem explicado, e com essas imagens ficou rox! Ótimo para quem quer fazer um server/mapa com vários detalhes e diferenças, e isso também é bem medieval.. Parabéns mano.

 

 

Aprovado! :button_ok:

Continue fazendo mais e mais mano, sei que tem capacidade de fazer ótimos tutoriais como este aqui!

 

Abraços.

justinbiebersign.png

 

minem.png

 

Contato: bruux@xtibia.com

 

 

 

Entrada na Equipe: 14/05/2010 Cargo: Estagiário

Promoção: 04/07/2010 Cargo: Imprensa

moskitinho

Weiter lieben
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Herói
Herói

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Grupo: HeróiRegistrado: 31/05/06Posts: 1074Gênero: Masculino

Muito bom mesmo, REP+ ficou muito lindo! Muito bem explicado, com ids e tudo mais winksmiley02.gif

Angelina_Me_by_msklotz.png

 

moskitinho © 2006


 

luisfe23

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Conde
Conde

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Grupo: CondeRegistrado: 31/10/08Posts: 871Char no Tibia: Luis Felipe Knight

Muito bom, fico organizado, conteudo otimo.

 

Aprovado :button_ok:

 

REP+++ para Koddy.

 

Abraços.

luisfe23 here

CarlosPain

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Conde
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Grupo: CondeRegistrado: 24/09/07Posts: 606Char no Tibia: Pain Niihzamun

WOW... sem palavras!

Excelente tutorial brother, muito bom mesmo!

 

Você tem realizado um excelente trabalho aqui na comunidade ultimamente, muito obrigado por compartilhar seu coonhecimento.

Carlos Donizeti

pain@xtibia.com

"Bebo porque sou egocêntrico... gosto quando o mundo gira ao meu redor."

gkaonicx72

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Marquês
Marquês

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Grupo: MarquêsRegistrado: 16/07/08Posts: 1130Char no Tibia: -

Cara ficou muito bom mesmo.

Ta ai o meu professor, depois dessa deu vontade de fazer um.

Abraços.

Atenciosamente, Kaonic

Trabalhando para um futuro melhor do Xtibia - By Kaonic, não use sem colocar os créditos.

Email (não uso como msn): kaonic@xtibia.com

MSN: Envie MP

Mapping Teacher: Koddy

 

Copa XTibia Design - Participante #2 do Grupo A



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adrianjunior

Jukaa
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Campones
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Grupo: CamponesRegistrado: 23/05/10Posts: 11Char no Tibia: Aria Natha

Muito Boom msmo .. Aprovadissimoo :D aHSAUhsUS

pARABENS

Aprovado

Soou :

 

 

mapper : 99.999999 % KK.

scripter: 15 % KK.

 

 

Ziiiiik !!

LorDz

Emo cheio de Glitter/ Moderador de OTserv
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Conde
Conde

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Grupo: CondeRegistrado: 13/05/07Posts: 778Char no Tibia: Shea Fald

Muito bom cara, parabéns, aprovadissimo ...

continue assim =DD

Abraços

Att,

Carlos "LorDz" Alberto



mplz1ajaxizt5mzcdc6n.png

Email: LorDz@XTibia.com

Dj Sky

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Conde
Conde

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Grupo: CondeRegistrado: 28/11/05Posts: 798Gênero: Masculino

Otimo tuto Koody

Parabéns brother.

1274741022-U5886.png

Alissow

Metal Up Your Ass
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Conde
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Grupo: CondeRegistrado: 17/06/07Posts: 689Char no Tibia: Thor Knyght

Ótimo tutorial, passou com clareza as idéias ao leitor de uma forma que não é cansativa, embora no meu ponto de vista, calabouços em cavernas são um tanto quanto... surreais.

Apenas os mapas deixaram um pouco a desejar, mas isso se desenvolve com o tempo :]

 

reputado

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Tonynh

Miau! É isso ai!
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Herói
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Grupo: HeróiRegistrado: 07/01/08Posts: 2282Gênero: MasculinoChar no Tibia: Tonynh

Tutorial rox manolo :)

Congratulations.. vem trazento ótimos tutoriais.

 

:winksmiley02:

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xTibia 2017
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Administrador
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Grupo: AdministradorRegistrado: 09/07/05Posts: 5780Gênero: Outro

Se fosse meu aluno ganharia um 10!

 

Parabéns cara ...

DICA

Utilize botão @UP, no início de seu tópico, para atualizar o destaque de seu tópico em "Tópicos Recentes" na index, fará com que mais pessoas o vejam.

 

 

mtkevil

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Campones
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Grupo: CamponesRegistrado: 27/05/10Posts: 14

Parabéns!

ótimo tutorial.

http://www.facebook.com/pages/Everton-Thomazi-A-chance/104235212958594

curti ai por favoooor! :D

ArthurFavilla

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Conde
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Grupo: CondeRegistrado: 04/07/09Posts: 507

acho qe só eu qe não gostei =O

não achei qe ficou parecido com um calabouço, sei lá, não gostei ;x

mas obg por compartilhar o tuto (:

Ex-membro da Equipe de Imprensa



arthur@xtibia.com

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Renato Ribeiro

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Conde
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Grupo: CondeRegistrado: 06/09/08Posts: 544Gênero: MasculinoChar no Tibia: Hallsiny

Só não entendi uma coisa....

Você colocou o significado de calabouço, e nele consta "[...]lugar com pouca iluminação[...]"

 

Ai vai lá, no mapa e ENCHE de coal basin????

 

E você poderia ter feito o castelo né, ai em baixo a cave tudo pra ir para o calabouço...

 

De resto, ficou bem legal e bem explicado.

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