Funções dos scripts de Lua #4
Olá Pessoal!
Hoje iremos começar outra aula. Agora ainda continuando nas sintaxes de "funções", digamos que essa de hoje não é uma function (Uma ação) mas é uma constante, se é que posso dizer assim, que serve pra ler a variavel cid ou item.
O que iremos aprender hoje é o Is.
O Is usado do mesmo jeito que o Get, só que ele não retorna o valor (Ela não checa qual o level do jogador, por exemplo, e retorna ao script). Ela apenas tem a função de dizer se aquela condição if é verdadeira ou falsa.
Entenderam o que o Is faz ?
Ele irá ler a condição. Ele irá dizer ao script se ela é TRUE ou FALSE, VERDADEIRA ou FALSA, SIM ou NÃO. Não vai outra coisa! Só esses.
Se ela for Verdadeira o script irá ser executado (lógico).

Agora vamos as sintaxes que eu achei importantes e que eu achei. :ras:
isPlayer(cid)
É jogador? A coisa que tiver na Dp é jogador? Se for Verdadeiro o script será executado e o jogador poderar entrar na protection zone.
Obs: Eu tive uma dúvida quando tava aprendendo e creio que alguns também tenham ela. Exemplo:
Pra dizer que é um jogador eu uso...
Tá certo isso ? NÃO!If IsPlayer (cid ) == true then
DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"Você é jogador!")
else
DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"O que ser você?")
end
Prestem atenção! Não se usa TRUE ou FALSE ou nenhuma outra coisa! Só precisa botar assim (reescrevendo o exemplo acima):
If IsPlayer (cid ) thenDoPlayerSendTextMessage (cid,22,"Você é jogador!")
else
DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"O que ser você?")
end
Já estão entendendo como é que o rumo da prosa? ^^
isCreature(cid)
É um bicho? Esse aqui checa se é uma criatura.
If isCreature(cid) then -- Se cid for uma criatura então o script será executado.
isPlayerGhost(cid)
Esta checa se o jogador está invisível.
If isPlayerGhost (cid) -- Se cid estiver invisível então o script será executado.
isItemRune(itemid)
Irá checar se o item (itemid) é uma runa ou não. Se ela for, então o script será executado.
If isItemRune (item.id) then -- Se for uma runa, então o script será executado.
isItemDoor(itemid)
Verifica se o Item é uma porta. Se for, o script será executado então.
If isItemDoor (item.id) then -- Se for uma porta, então o script será executado.
isItemContainer(itemid)
Verifica se o item é um contêiner (uma backpack, uma sacola, uma bag, uma coisa que possa guardar outros itens.. uma caixa).
isItemMovable(itemid)
Verifica se o Item pode ser movido. Uma cadeira pode ser movida etc.
isCorpse(uid)
Verifica se é um corpo. Se for, o script será executado. :said:
isMovable(uid)
Verifica se a "coisa" pode ser empurrada. Aí já generaliza tudo, não é só item agora. Pode ser player e etc.
isPlayerPzLocked(cid)
Verifica se o jogador ou criatura cid está numa protection zone. Se ele estiver o script será executado.
<------------------------------------------>
Bem pessoal, é só isso ae, depois eu boto exercícios e tudo mais! Vou colocar agora no sumário mais uma Função dos Scripts de Lua. Espero que vocês tinham entendido direitinho
Ah, se alguém sabe se isso existe
isPlayerVocation (cid,1) thenpoderia dizer se existe ou não pra eu poder editar aqui.