Indice:
- Introdução
- Downloads
- Tutorial:
- Adicionando efeitos
- Adicionando efeitos no servidor
- Adicionando monstros
- Adicionando Itens
- Problemas possívels
- Extras
- Links úteis
introdução
Neste tuto você aprenderá a base de como modificar seu jogo!
Adicionando novos efeitos; Novos monstros; Novos itens. E como configur=a-los no servidor.
Downloads
Procure aqui as Sources que deseja usar.
Tibia Dat Editor Créditos a Demonic Applications
Otitemeditor 8.54 caso queira outra versão, procure.
Dev C++-->http://www.speedysha...gottenDevCpp.7z
Tutorial
Efeitos
Vamos usar o DatEditor agora:
clique na pastinha e navegue até o '.spr' e o '.dat' do seu cliente, escolha 780 ao lado do open, e clique em 'Open'.
[File/New/Effect] Abriu um espaço em branco nas lista de efeitos.
[import/Sprites] Navegue até as imagens e selecione todas; Se aparecer algo como "Overwrite" clique em "no".
Agora iremos configurar os efeitos; E para isso devemos saber de algumas coisas. Quantas animações tem meu efeito?. Qual o tamanho do meu efeito:
Em [sprite information/Animation] coloque a quantidade de animações do seu efeito. Em [sprite information/Width&Height] ajuste o tamanho da animação.
Agora terá de arrumar as direções. tome outro efeitos como base para arrumar as setas.
Depois de pronto salve [clique no disquete]
--PARTE NÃO ALTERADA DIA 22/04/2011
Efeitos no Servidor
Agora da pra ir la no tibia e usar esses efeitos?
Não!
continuando...
Agora vamos mecher com as sources do servidor, com essas sources que se faz aquele executável que faz seu servidor rodar.
Com o Dev C++, abra o projeto, '0.3.4pl2'/dev-cpp/TheForgottenServer.dev
na parte da esquerda vá até 'const.h'
vá até isso
NM_ME_BATS = 0x42, //66
copie a linha e adicione uma linha a mais, renomeie e mude os números.
nesta linha mude tb- NM_ME_LAST = NM_ME_BATS,
bote o ultimo efeito adicionado, como na imagem.
--
agora vamos para 'tools.cpp' na coluna da esquerda.
copie novamente uma linha e adicione, mudando como na imagem, a perte em vermelho, é tipo um apelido, pode ser minúsculo tb. mas não esqueça de botar virgula, apenas no ultimo que não.como na imagem.
salve os dois arquivos é claro. 'arquivos/salvar todos'
Agora esta na hora de compilar. 'executar/compilar' ou Ctrl+f9
espere, até aparecer 'done'.
depois de compilado, vai na pasta '0.3.4pl2/dev-cpp' e pegue seu executável-'TheForgottenServer.exe'
copie, ou recorte e cole na pasta do seu servidor...
Eba!!! terminou?
não!
agora na pasta do seu servidor vá em data/lib/constant--se seu servidor não tem 'lib' vá em data/global
procure por 'CONST_ME_BATS' faça novamente o processo de cópia, mudando o número.e mudando tb o CONST_ME_LAST
faça isso botando o mesmo nome que pôs no const.h, no Dev C++.
bom agora sim acabou...
--FIM DA PARTE NÃO ALTERADA DIA 22/04/2011
Adicionando Monstros
1ª Parte: adicionando monstros em 32x32
[File/New/Monster] Abriu um espaço em branco.
[import/Sprites] Navegue até as sprites do seu monstro e escolha todas as imagens, se aparecer algo sobre "Overwrite" clique em 'no'.
[sprite information/Animation] Coloque 3, pois é o pé D na frente, pé E na frente e 2 pés juntos.
[sprite information/X Div] Coloque 4 (acredito que seja a quantidade de lados).
Se for um bixo que voe(ou que precise ficar mudando de posição mesmo sem andar marque a opção:[item Stats/[V]Idle Animated]
Para ajustar a posição dos monstros mecha nas flechas em baixo de "Blend Layers".
--Pegue o nº do monstro em [Extra/Itemtype]
Pronto seu monstro está pronto para ser posto em batalha!
pode usá-lo agora. para poder usar o comando de trocar de outfit e que pegue o seu novo monstro, vá em [data/talkactions/scripts/newtype.lua], verá uma parte parecida com está:
if(t[1] <= 1 or t[1] == 135 or (t[1] > 160 and t[1] < 192) or t[1] > 351) then
doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Such outfit does not exist.")
return true
end
o quem a fazer é mudar a parte onde tem o '351', só acresentar 1 a cada monstro adicionado.
Itens
!!!!!!!!!
Vou arrumar depois quando resolver um problema com otitemeditor versão para 8.54
até lá vai ficar incompleto.
!!!!!!!!!
.::Bônus::.
Para efetios que não sejam de apenas 1 SQM
em width-largura bote 2
em heigth-altura bote 2 tb
assim seu efeito será maior. mas a área de contato, ou ataque será apenas no quadrado de baixo, e a ordem fica assim, na composição dos efeitos-itens-criaturas-shots
Possíveis problemas
Para Adicionar as sprites aos efitos/items/mosntros, basta arrastá-la da janela [sprites] para un espaço em cima de onde esta escrito "Blend Layers"
Ao selecionar os arquivos para editar deu algum problema -> troque a "versão" ao lado do open[780/760].
O programa para de funcionar do nada, então salve seu projeto de tempo em tempo.
A sprite não aparece quando você navega até o seu diretório -> troque a extensão do arquivo a ser procurado.
Ao importar sprites elas ficam "bugadas" -> bote em outra extensão. PNG ou BMP.
As janelas não aparecem -> vá em window e ative as janelas que deseja.
Links úteis:
compilando servidor
compilando servidor@2
Acho que acabo!
perguntas?