Aulas de Mapping #1
Estarei "dando" umas aulas a fim de ajudar a comunidade e de mostrar para os menos experientes como é ser mapper.
• Primeiro Passo: Planejamento.

No mapping e em outras coisas até mesmo na vida e bom ter um planejamento do que queremos e iremos fazer, exemplo: quando vamos as compras em um supermercado levamos uma lista do que iremos comprar para não esquecer, intuam é basicamente isso com o mapping só que é feito da certa maneira.
Quando vamos criar uma hunt de troll por exemplo, por onde começamos? Na maioria das vezes pelo mapa editor certo?! Mais ja pararam para pensar onde o troll vive? Apos umas pesquisas é o que eu posso mostrar a vocês.

Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos - como ogros - ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas; não vivem em bando e são muito agressivos. (wikipedia)
Trolls são uma raça humana, como o que vive em pequenas tribos nos buracos e cavernas do Tibia. Lá eles caçam animais e procurar tesouros sobre a qual mantêm um relógio com ciúmes. Eles são fracos e bobos lutadores, mas como um esquadrão eles podem se tornar muito perigoso. (tibia.com)
De acordo com que achei Trolls são criaturas subterrâneas que vivem em bando (de acordo com o Tibia), e de acordo com esse trecho "Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas..", essa parte é a necessária para ter uma base e saber o que colocar em uma hunt de troll, outro trecho "Trolls são uma raça humana, como o que vive em pequenas tribos nos buracos e cavernas do Tibia..." resumindo eles são humanos intaum precisam de comida e local para dormir, agora pesquisemos sobre grutas subterrâneas e cavernas.

É toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. (wikipedia)Se quiserem mais informações clique aqui. Pois há varios tipos de cavernas.
Bom agora passemos isso para o mapa editor, darei alguns exemplos feitos por min, intaum eu insistirei sempre ate que eu veja que essa mania de usar o Auto Border para, principalmente para os iniciantes. Quando forem começar a fazer um mapa de um simples clique na letra A de seu teclado (caso use RME) para desabilita-lo ou abilita-lo. Segue um exemplo que eu fiz.

Como podem ver é simples mais segue no que foi planejado, o planejamento é algo que pode ser usado também para criação do continente, outras hunts e varias outras coisas basta saber se planejar.
DICA: Se tiver uma idéia, um clarão na sua mente e não sabe usar o editor muito bem passe para um papel e pratique, até que saia um resultado do qual você goste.
DICA²: Eu conselho vocês de dar uma olhada nesse outro topico: Mapa para RPG e não para exposição by Wiltry, é muito bom e também esta vinculado com a parte de planejamento.
Bom galerinha é so isso, sugestões, duvidas podem deixar aqui no tópico ou me enviar uma MP que eu estarei respondendo. Espero que tenham gostado e se possível em breve estarei postando mais uma aula pois eu estou em semana de prova.
Creditos: 100% 4458638, conteudo exclusivo Xtibia.com!