Bom! Esse é o meu primeiro tutorial e espero que ajude a muitos e seja útil.
Existem muitos tutoriais/artigos dentro do Xtibia referentes a Caves. Mais esse é diferente
por eu colocar modelos que possam (na minha opinião) dar um auxilio maior na hora de detalhar
ou formatar a cave. Lembrando que todo mapper tem direito de fazer seu mapa
do jeito que bem entender desde que o agrade. Mais resolvi fazer esse tutorial
para auxiliar mapas novos que ainda não tem tantas idéias ou então que desperte
idéias nos mappers que já fazem a pouco/muito tempo que estão na área.
Então sem mais delongas vamos ao tutorial.

Existi vários tipos de caves, as originais com os temas: poison, fire, ice e nature.
Mais hoje em dia os Mappers inovam criando caves que
Fogem desses temas e que até tenha harmonia dentro da cave,
Coisa que raramente acontece quando se “inventa” algo no mapa.
Até o momento irei postar modelos e falar um pouco sobre as caves com
Temas originais que são os que citei a cima.

NATURE
Em uma cave com o tema nature você tem que saber que não quer
disser que você irá usar tree, flowers entre outras coisas que lembra nature.
Você irá usar coisas que demonstrem uma nature, mais que sejam adaptáveis
e que possam realmente haver em uma cave (Flores e árvores não teriam muito
futuro dentro de uma caverna -.-“). Mais então, para deichar uma cave de nature agradável e coerente
você deve usar grounds, itens, detalhes outras coisas em que possa ali estar
trazendo uma harmonia dentro da Hunt. Veja um exemplo:

Na cave você pode ver hole nas bordas das Earth, Water com plantas do pântano,
Moldy Mushrooms em ground com aparência muscosa, Rubbles, large branchs, pedras
andáveis, tufos de gramas, variação das ground entre dried, light dirt e cave ground.

POISON/TERA
Na cave de tema Tera/Poison, você pode usar muito de plantas que lembre o pântano.
As caves de poison variam muito, você pode usar quase tudo que é verde e que seja coerente
dentro de uma cave de poison. Você pode usar uma cave poison para, bog raiders, spiders, earth
Elemental entre outros monstros que tenham a Race VENOM.
Uma cave que com certeza você poderá usar qualquer monstro citado
a cima ou outros que eu não tenha lembrado. Veja dois exemplos:


Agora veja uma Hunt implementada para mostrar que é habitada por Spiders,
perceba que o modelo de Hunt é o mesmo da primeira imagem de cave poison, só foi
adicionado os detalhes com cobwebs e spider webs. Veja:

Ou então para quem prefere usar aquelas caves com todo um role playing uma história
por trás da cave com uma estrutura antiga, pode se basear no exemplo abaixo.


FIRE
Ao meu cer as caves FIRE são as mais simples, você só precisa saber sobre
alguns detalhes e coerência que você faz ela em poucos minutos. Eu uso muito
em caves de FIRE, frozen mud ground, dirt ground/cave ground, melting ground,
lava, gravel e outros detalhes que se adaptem ao local. Veja dois exemplos, o
primeiro como uma cave simples no outro uma cave um pouco mais detalhada:


No tema cave Fire também existe caves com uma estrutura antiga e toda uma historia/role
playing por trás disso. Veja dois exemplos, uma cave na integra e uma entrada.



ICE
Agora uma das caves em que minha opinião as pessoas menos dão valor, não
sei se por falta de idéias ou então por não se importarem com o tema ICE
mesmo, mais então eu vim pra tentar mudar isso. Eu fiz três exemplos de
cave com o tema ICE. Uma mais simples com as bases EARTH a outra um pouco
mais detalhada com a base mountain e a outra com a mesma base mountain só
que uma característica de moradia de algum monster. Veja:



ENTÃO! esse é o meu primeiro tutorial espero
que aprovem, gostem e usufruem dele e que tire dúvidas,
de idéias ou ajudem a todos que ainda tem dúvidas
relacionadas a CAVES.