Olá, já venho fazendo parte do XTibia faz tempo mas poucas vezes postei,
Vou falar um pouco sobre mim:
Sou analista de sistemas, desenvolvo sistemas mikrotik para provedores de internet, trabalho com o desenvolvimento a mais de 8 anos e sou amante de Tibia e de OTServers.
Hoje vou passar uma base para aqueles que querem começar usando o PHP como sua linguagem de programação mas não sabem por onde começar.
Início:
Obviamente, para você poder estudar, criar e até mesmo mantêr um site em PHP você precisa de um servidor apache para que seus códigos PHP funcionem, para isso, um servidorzinho bem básico e fácil de mexer que eu uso para desenvolver é o VertrigoServ - download
A instalação é simples, basta avançar, avançar e avançar até acabar, acabando, clique no seu ícone na área de trabalho para iniciar o servidor.
Criar um arquivo PHP
Para criar um arquivo em PHP você pode usar qualquer editor de textos que você tiver afinidade ou um IDE web que tenha um codesence de PHP como o DreamWeaver, eu particularmente uso o o DreamWeaver CS5 para desenvolver em Windows e Netbeans 6.8 no linux.
Após selecionar o seu IDE de preferência, você vai iniciar seu arquivo usando as tags do PHP que são:
<?php ?>
Quando você inicia um arquivo de PHP no dreamweaver, você vai ver que ele já coloca no arquivo todas as tags html necessárias, então, essas tags de PHP que falei, você poderá usar em qualquer parte do código Html, sendo antes da tag
<html>
, depois dela, no meio das tags
<body></body>
, etc.
Não se esqueça nunca de fechar essas tags pois o interpretador vai apresentar erro caso você deixe as tags abertas.
Primeiro código PHP
Geralmente, começamos com o famoso Hello World, hoje, porém, vou iniciar com outras coisas mais interessantes para que fique gravado bem essa base do PHP.
Crie um arquivo novo, pode ser no Dreamweaver, Notepad, Netbeans, etc, coloque as tags:
<?php ?>
Agora vou falar um pouco de alguns comandos básicos do PHP e como usá-los:
> echo: esse comando é um dos mais usados, se não o mais usado no PHP, ele pode ser usado de duas formas corretas: echo("texto") ou echo "texto", esse comando é o responsável em mostrar textos no site via código de PHP.
Então, dentro das tags do PHP, experimente usar o echo, exemplo: echo "Olá, isso é um teste.";, isso você já terá algo parecido como um Hello world.
Pegue seu arquivo, vá em x:\Arquivos de Programas\VertrigoServ\www\ e coloque esse arquivo lá, lembrando que o x: é o seu drive padrão do seu sistema, pode ser o c: ou e etc.
Acesse a página através do endereço: http://localhost/arquivo.php, lembrando que o nome do arquivo é o mesmo que você criou.
O resultado será algo como Olá, isso é um teste.
> date(): esse comando é muito usado também para mostrar datas e horas do servidor, bastante útil quando você quer realizar um controle usando data, hora ou as duas coisas juntas.
Vou fazer um exemplo usando o echo com o date(), você pode colocar o seguinte código:
echo date("d/m/Y");
Explicando: Usei o echo para mostrar na tela a data com o comando date("d/m/Y"), os parâmetros que usei no date("d/m/Y") correspondem ao dia-mês-ano completo, se eu usar o "Y" em minúsculo ao invéz de mostrar 2010 ele mostrará 10, faça esse teste e aparecerá algo na sua tela como: 20/08/2010.
Agora você pode também os parâmetros de hora no lugar da data ou usar os dois, exemplo: echo date("h:i:s"); ou echo date("h:i:s - d/m/Y");, faça um teste, lembrando que o "h" pode ser maiúsculo pois se for minúsculo é mostrado a hora como am/pm e maiúsculo como 24horas.
Variáveis
Variáveis são usadas para guardar valores fixos ou que poderão ser alterados, exemplo:
$forum = "XTibia"; - variável do tipo string (por contêr somente letras) com a palavra "XTibia"
Você pode usar variáveis de vários tipos: string, bool, float, integer e outros que não me lembro agora mas que geralmente esses que falei são os mais utilizados, vou dar exemplos destes que falei:
string:$var = "variavel";
bool$var = true; ou $var = false;
floar$var = 1.9999999;
integer$var = 537;
Uma coisa legal de se usar também e a junção de variáveis, exemplo: $nome = "XTibia"; $autor = "Dezon";, juntando estas duas variáveis fica assim: echo $nome . $autor;, aparecerá algo do tipo: XTibia Dezon.
Uma coisa interessante que poucos sabem é a forma de usar junção de variáveis com o comando echo.
Muitas vezes o que mais fazemos na hora de juntas variáveis com o echo é: echo "Isso é" . "um teste";, ou echo "Isso é"; echo "um teste";, essas formas não estão erradas, porém, quando falamos de site, pensamos também em conexão, para alguém que têm uma conexão de 2mb isso não é nada, porém, para uma conexão 56k isso já é um terror, o processo demora a aparecer na tela do fulano tornando um terror a espera, a melhor forma de se fazer isso economizando alguns bytes no arquivo e na conexão é:
$nome = "XTibia";
$autor = "Dezon";
echo $nome, $autor;
Isso fala para o PHP que literalmente não existe espaços nulos no código à ser lido, tornando - o mais leve e funional da mesma forma.
Bom por hoje é só, logo vou entrar em outros comandos básicos mas de muita utilidade.
Abraços