Olá XTibianos,
vou fazer um tutorial de uma coisa que muitos já sabem fazer,
mas que nem todos fazem direito.
Vou ensinar a criar monstros, explicado e com fotos (8.54+).
Vamos fazer por partes do monstro:
Vou citar apenas em que você pode mecher e explicar as partes:
Monster name:
nessa parte você escolhe o nome do seu monstro.
Name Description:
é a descrição do nome. Vou dar um exemplo: o monstro se chama Teste XTibia, mas se o nome da descrição for apenas 'teste', quando você der look no monstro vai aparecer apenas "You see teste", então ponha o nome bem relacionado ao nome original para não ficar feio.
Race:
é a raça do monstro. não faz muita diferença, mas escolha uma raça que combine com seu monstro.
Experience:
é a experiencia que ele deixa quando morre, é claro.
Speed:
é a velocidade do seu monstro. A velocidade usada (380) é a de Bosses, como Annihilon. Dependendo do monstro, não deixe muito alta.
Mana Cost:
é a quantidade de mana que você precisara para sumonar o monstro, se ele for sumonavel ou convencivel.
Health now:
é a quantidade da vida que seu monstro terá quando surgir.
Health max:
é a quantidade total de vida do seu monstro. Para que ele venha com a vida cheia, coloque a mesma quantidade nos 2 lugares.
Looktype:
é a aparência do seu monstro. Head, Body, Legs ... são as cores do monstro, e em corpse, você coloca o ID do corpo que o seu monstro se tornará quando morrer.
Target change:
é o intervalo em que o monstro terá a chance de mudar o alvo que está atacando, e a chance de isso acontecer, você escolhe.
Strategy attack:
vai variar de acordo com o seu monstro **.
Vou explicar o que é cada 'flag':
Summonable:
aqui você pode escolher se seu monstro poderá ser sumonado com a magia Utevo Res ".
Attackable:
aqui você escolhe se seu monstro poderá ser atacado ou não.
Hostile:
vai variar de monstro em monstro. Aqui você escolhe se o monstro será hostil ou não.
Illusionable:
sempre mechi aqui e nunca notei nada de diferente. Então, não descobri pra que serve. Se alguem souber poste.
Convinceable:
se ele poderá ser sumonado com a runa de convencer monstros.
{Caso você queira que ele seja sumonavel mas não seja hostil, mude a quantidade de mana necessária para sumoná-lo, coloque "summonable="1" e em convinceable="0"}
Pushable:
se o monstro poderá ser empurrado.
Canpushitens:
se ele pode remover itens que estejam no caminho para ir até os players.
Canpushcreatures:
se ele pode remover ou matar as criaturas que estão no seu caminho para chegar até o player.
Targetdistance:
se ele poderá atacar os players a distância.
[ATENÇÃO, TODAS AS FLAGS ACIMA, SÃO REPRESENTADAS POR SIM OU NÃO. "1" = SIM || 0 = NÃO]
Staticattack:
novamente, outra coisa que você muda variando com o tipo do monstro.
Runnonhealth:
agora, você pode escolher com quantos de sangue o monstro vai fugir. Caso não queira que ele fuja, deixe o número 0.
Melee:
nesta parte você escolhe os skills do monstro, como se ele fosse um player. O "Attack" seria o ataque de uma arma que o monstro estaria usando, porém, quanto maior os skills e attack, maior serão os outros hits do monstro além de physical.
Atributekey:
nesta parte, você escolhe o efeito que terá o hit do monstro. Exemplo: o 'groundshaker', irá funcionar como um 'exori mas'.
Segunda attributekey:
você escolhe o elemento que surgirá ao o monstro usar o ataque.
Defenses armor: funciona como se o monstro estivesse usando uma armadura com 'x' defesa.
Defense: funciona como o skill de shielding do monstro.
Healing (a defesa mais comum de todas):
o defesa do monstro se healar, tem sua chance de acontecer e seu intervalo de acontecer. Na foto o monstro pode healar entre 400 | 900.
Speed (segunda mais comum):
como o healing, tem sua chance e intervalo de acontecer. Se o monstro usar esta defesa, ele altera sua velocidade original para a velocidade 'x' que está marcada na defesa.
Duration:
é a duração em que alguma defesa vai durar. É marcada em milisegundos, ou seja, a duration 7000 durará 7 segundos.
Não há muito o que dizer desta parte.
Explicação 'elements':
nesta seção você vai escolher se o monstro será forte ou fraco contra algum elemento.
Quando mais o elemento for NEGATIVO ( - ), mais o monstro será fraco.
Quando mais o elemento for positivo (não é marcado por nada), mais forte o monstro vai ser contra tal elemento.
[OS ELEMENTOS SÃO ESCOLHIDOS POR ATÉ - 100 OU 100]
[CASO VOCÊ QUEIRA QUE UM MONSTRO SEJA 0% (NEM FORTE NEM FRACO), VOCÊ DEVE REMOVER A LINHA DELE DOS ELEMENTOS].
Imunity lifedrain:
significa que você e nem outros monstro poderão drenar vida deste se o parâmetro estiver como "1".
Imunity invisible:
significa que ele vai poder invisibilidade, se o parâmetro estiver como "1"
[PARA QUE UM MONSTRO FIQUE IMUNE A ALGUM ELEMENTO, NA TAG "ELEMENTS" VOCÊ NÃO PRECISA POR FORÇA 100, BASTA ADICIONAR UMA LINHA NO "IMMUNITIES" COM O ELEMENTO]
Exemplo:
<immunity earth="1">
Yell="1":
significa que o monstro vai 'gritar' como nós quando clicamos no icone do 'adjust volume' in game.
Como adicionar outras vozes:
adicione mais uma tag de 'voice sentence' na linha de baixo.
Exemplo:
<voice sentence="Hail XTibia" yell="1"/>
Bom, todo mundo pode configurar o loot da forma que prefirir.
Quando menos a chance, mais dificil será o drop do item.
<inside>:
é usado depois de alguma bag, backpack ou outro container, para que represente que é para os próximos itens aparecerem dentro do "container".
</inside>:
usado para fechar o "container" em que você adicionou lá em cima (bag, backpack ...)
</item>:
o </item> você só usa SE USAR algum tipo de container no corpo. Caso não use nada, não precisará colocar isto.
</loot>:
fecha o loot do monstro.
</monster>:
ultima coisa que você deve por em um monstro. Serve para dar 'fim' ao monstro.
_____________________________________________________________________________
Espero ter ajudado :weight_lift:.
Se gostou, dá um REP+ ai, não custa nada
Caso tenha alguma coisa errado, me avisem.