Esse tutorial foi feito com algumas partes e com base no Tutorial "noções 3.1", que pode ser encontrado em : ftp://ftp.tecgraf.puc-rio.br/pub/lua/nocoes-3.1.pdf
Bom, basicamente lua não necessitará o saber de qualquer outra linguagem. Lua foi uma linguagem produzida com o intuido de ajudar os programadores, sendo muito mais fácil de programar, não tendo finais ( ";" no caso do C++ ) que você tem que colocar no final de toda linha, variáveis não precisam ser declaradas e podem assumir qualquer tipo de string, assim vai.
Como lua não é uma linguagem muito complexa ( pelo menos para mim ) irei começar com o tutorial básico e clássico que todos estamos " acustumados ".
-- Primeiro programa feito em LUA-- Imprime a mensagem na telaio.write("Ola Companheiro!\n")
Vamos olhar linha por linha o nosso programa.
Os "--" expressa um comentário, que será ignorado pelo programa quando for executado. Também pode ser expresso um bloco de comentário, onde será utilizado "--[[" e "--]]" respectivamente.
Então as 2 primeiras linhas representam um comentário do programa.
io.write("Ola Companheiro!\n")
Essa linha chama a função que escreve na tela e envia a string "Ola Companheiro!" na tela. Se você já programa em alguma outra linguagem você já deve ter imaginado que o \n é um breakline, quer dizer, uma nova linha.
Caso você tenha executado nosso primeiro programa você deverá ter percebido que abriu uma janela e fexou extremamente rápido, não dando para ver nada.
Eu criei uma "solução" para esse problema, e a mesma é criar um outro arquivo lua e digitar isso :
-- Arquivo feito para rodar um programa constante-- Ele simplismente lê o arquivo alvo e chama a função main dele.dofile("Programa.lua") -- Carrega o arquivo Programa.lua, como conseqüência suas funçõesshow = 0 -- inicializa a variável show com valor inicial igual a 0while 1 do -- cria uma condição constante, então vai ficar rodando o programa e nunca fechar o mesmo. if show == 0 then -- só queremos chamar a função main do arquivo alvo uma vez não? main () -- chama a função main show = 1 -- muda o valor da variável show para não executar novamente. endend
Mais para frente vamos saber exatamente o que este arquivo faz.
E o arquivo que vamos trabalhar vai ter que ter o nome obrigatório de "Programa.lua" e terá que ser da seguinte forma :
-- A execução do programa, agora com uma tela constante.function main () -- Cria a função mainio.write("Ola Companheiro!\n") -- Escreve na telaend
Pronto, temos o nosso primeiro programa feito em lua que escreve na tela Ola Companheiro e não fecha.
Vamos começar a mecher com variáveis, então conseguir fazer o primeiro programa que faz algo.
Variáveis
Diferente de várias outras linguagens em lua você não precisa declarar nenhuma variável pelo seu tipo, pois elas são automaticamente declaradas ao inicializar-las.
O modo para declarar uma variável é :
Variável = Valor
A única diferença é que para strings você deverá colocar entre aspas simples ( ' ), aspas ( " ) ou chaves ( [[ e ]] ).
Existem basicamente 7 tipos de variáveis : nil, number, string, function, cfunction, userdata e table.
Tipo nil
Basicamente toda variável não inicializada tem o valor de nil, essas variáveis tem o valor indefinido. Então pode se testar se uma variável foi inicializada igualando o seu valor a nil :
a == nil
Tipo number
O tipo number representa valores numéricos. Lua não faz distinção entre valores numéricos com valores inteiros e reais. Todos os valores numéricos são tratados como sendo do tipo number.
Tipo string
O tipo string representa cadeia de caracteres. Uma cadeia de caracateres em Lua é definida
por uma seqüência de caracteres delimitadas por aspas simples (' ') ou duplas
(" "). A seqüência de caracteres deve estar numa mesma linha de código. Dentro de
um string, são interpretadas as seguintes seqüências de escape:
Tipo function
Funções em Lua são consideradas valores de primeira classe. Isto significa que funções podem ser armazenadas em variáveis, passadas como parâmetros para outras funções, ou retornadas como resultados. A definição de uma função equivale a atribuir a uma variável global o valor do código que executa a função. Esta variável global passa a armazenar um dado do tipo function. Assim, adiantando um pouco a sintaxe de definição de funções, o trecho ilustrativo de código abaixo armazena na variável func1 um valor do tipo function:
function func1 (...)...end
que pode posteriormente ser executada através de uma chamada de função:
func1(...)
Tipo userdata
O tipo userdata permite armazenar numa variável de Lua um ponteiro qualquer de C.
Este tipo corresponde ao tipo void* de C e só pode ser atribuído ou comparado
para igualdade a outro valor de mesmo tipo em Lua. Este tipo é muito útil para
programadores de aplicação que fazem a ligação Lua-C, mas não é manipulado por
usuários que programam somente em Lua, pois não é possível criar dados deste tipo
diretamente em Lua.
Tipo Table
O tipo table (tabela) é o tipo mais expressivo da linguagem. Este tipo implementa os
chamados vetores associativos, que permitem indexação por valores de qualquer
outro tipo, com exceção do tipo nil. As tabelas em Lua permitem a construção de
vetores convencionais, listas e records numa mesma estrutura. Tabelas devem ser
explicitamente criadas. Adiantando a sintaxe de criação de uma tabela, o código
a = { }
cria uma tabela vazia e armazena em a este valor. Novos campos podem ser
adicionados posteriormente a esta tabela. Futuramente estudaremos a fundo tabelas.
</span>