Olá :XTibia_smile: quando eu era novo em ot (adimito, não faz muito tempo) eu queria aprender a CRIAR novos pokes com novas sprites e tudo, e eu num achava como... Eu fucei em uns negócios e consegui!! Então como eu sei que tem muitas pessoas com esse mesmo problema, decidi criar esse tuto. Então, vamos ao trabalho.
Parte 1: Sprites
Faça o download desse dat editor: DAT EDITOR DOWNLOAD
1º Passo:
1- clicar em open
Quando se clica em opem aparece uma nova janela.
2- selecionar selecionar os arquivos
Na nova janela terá "dat" e "spr" clique nesses botões e selecione o tibia.spr e tibia.dat do seu cliente.
3- abrir
Depois de ter selecionado o spr e o dat clique em open e o seu tibia spr (Imagens) e o seu dat (configurações) irão aparecer..
2º passo:
1- importar
Clique em import/sprites e abra a pasta onde tem suas sprites...
2- sua sprite
Encontre sua sprite na barrinha do lado onde tem os sprites.
3º passo:
1- criar novo monstro
Clique em File/New/Monster e aparecerá na barrinha do lado esquerdo abaixo da tela ( |_ )aparecerá um novo "monster" mas, está em branco.
2- achar sprite e adicionar
Ao aparecer o novo monstro em branco ache suas sprites, que estarão no fim, e aperte "insert" na primeira..
3- aparecerá
Sua sprite aparecerá ao envez do local em branco.
4- ajustando
Aqui é que entra a parte do arquivo data (dat). Em Width coloque a largura em sqm do seu pokemon ou monster de tibia e já em Height coloque a altura em sqm..Cropsize e Blendframes deixe como está.. X div coloque 4 (norte,sul,leste e oeste), Y e Z div não mecha.. e em Animation coloque quantas animações tem no pokemon/monster EX.: 3=1- pisar com o pé esquerdo,2- parado,3-pé direito. e em ITEM STATUS tem por exemplo: Se ele transmite luz que é a única coisa que um pokemon/monster pode ter nessa área.
4º passo:
1- clique para salvar
Clique no disquete localizado acima esquerda da tela ( |\ ).
2- salvar o dat e o spr
Selecione o Dat e o Spr do seu cliente novamente para salvar (aconselho copiar o do cliente e colar em outra pasta para beckap).
3- salvar
Quando você clica em "Complie" é como se estivesse "Salvando" mais é isso mesmo....
Gente até aqui utilizamos o dat editor com imagens... a partir de agora é com XML só de poketibia e com spoiler, ou seja, sem fotos.
Observações:
Obs1: Todos os sprites devem ser em 32x32 píxels e salvos em formato ou PNG (aconselho) ou em BPM...
Obs2: Para pokemon/monsters de 4 sqm, Width:2, Height:2, precisam de 4 sprites de 32x32 para cada parte...
Obs3: A Animation pode ter quantas forem necessárias.. 1=não tem animção, 2, 3, 4, 5, etc...
Obs4: Eu estou disponibilizando um site com sprites de pokemon só para recortar:
http://www.spriters-resource.com/ds/pkmndungeon2/index.html
Parte 2: XML
1º passo:
Abra a pasta Data/Monsters/Pokes copie e cole um pokemon qualquer e mude o nome por fora.
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<monster name="Abra" nameDescription="a Abra" race="undead" experience="300" speed="250" manacost="450">
<health now="750" max="750"/>
<look type="262" head="113" body="57" legs="95" feet="113" corpse="3000"/>
<targetchange interval="1000" chance="1000"/>
<strategy attack="100" defense="0"/>
<flags>
<flag summonable="1"/>
<flag attackable="1"/>
<flag hostile="1"/>
<flag illusionable="1"/>
<flag convinceable="1"/>
<flag pushable="0"/>
<flag canpushitems="1"/>
<flag canpushcreatures="0"/>
<flag targetdistance="1"/>
<flag staticattack="90"/>
<flag runonhealth="10"/>
</flags>
<attacks>
<attack name="tackle" interval="1000" chance="50" min="-10" max="-30">
</attack>
<attack name="confusion" interval="5000" chance="90" min="-50" max="-90">
</attack>
<attack name="scratch" interval="3000" chance="90" min="-20" max="-40">
</attack>
<attack name="teleport" interval="7000" chance="90" min="-0" max="-0">
</attack>
<attack name="psychic" interval="6500" chance="90" min="-100" max="-150">
</attack>
</attacks>
<defenses armor="1" defense="1">
</defenses>
<immunities>
</immunities>
<voices interval="5000" chance="10">
<voice sentence="ABRA!"/>
<voice sentence="Abraaa!"/>
</voices>
<loot>
<item id="5896" countmax="1" chance="15000"/><!-- Sell Item -->
<item id="5888" countmax="0" chance="1"/><!-- Sell Item -->
<item id="5888" countmax="0" chance="1"/><!-- Sell Item -->
<item id="5903" chance="100"/><!-- Stone -->
</loot>
</monster>
monster name: nome do monstro.
nameDescription: como fica o nome quando da look no poke.
race: Sempre será undead.. Não mude.
experience: experiência que o pokemon dá ao derrotá-lo.
speed: velocidade do monstro.
health now: vida atual (ao ver ele em local de spawn).
max: vida real dele, quando estiver totalmente curado.
look type: quando vc estiver no dat editor ainda, lá tem itemtype em Extras nas barrinhas de baixo.. coloque o itemtype que está lá, aqui.
attacks: os attacks que ele irá utilizar se for selvagem... se não for, não coloque nada e sim apague.
defenses: Que tipo de defesa ele utiliza por exemplo: a cada 4000 interval ele se cura.
voices: as vozes que ele fala (aquelas em laranja).
loot: o item que cai do poke em id.
Legal, daí vc abre Data/Monsters/Monsters.xml e lá fassa a mesma coisa, copie qualquer uma linha e cole ali mesmo:
<monster name="pidgey" file="pokes/pidgey.xml"/>
monster name: nome do monstro.
file="pokes/.xml": onde estaria escrito "pidgey" coloque o nome do arquivo XML que vc colocou no seu poke. EX.: Se eu criei um agron, e coloquei o nome do xml de agron, teria que colocar: file="pokes/agron.xml"
Ajudas:
1ª ajuda:
Para passar as sprites para 32x32 tem que ser assim:
Só dá para ser feito isso pelo paint.
Créditos: 99% BlueshardXD
01% GustavoFire (por achar o link de download ^-^)
Bom gente é isso.. qualquer dúvida pode postar (ñ sei se irei resolver mas...) e postem comentários por favor.. Por que eu fasso um tutorial desse tamanho e nem ligam... Pelo amor de Deus em...
MEU PRIMEIRO POST DE TUTORIAL.. ENTÃO DÊEM COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS... E NÃO AQUELES QUE SÓ JOGA AGENTE NO FUNDO DO POÇO VIU... MAS VALEU!
DESCOBRI UMA DICA!!!
Eu descobri uma coisa que será muito útil para todos os que aprenderam e estão fazendo seus servers com monsters ou pokes novos... aqui vamaos à dica...
Após fazer seu monster ou poke no Dat Editor clique em Export/Export Item... e salve am algum canto... (aconselho em uma pasta separada) o arquivo será salvo no formato .idc
IREI EXPLICAR PRA QUE ISSO SERVE:
se vc perder os dados ou fizer outro server ou sei lah o que vc queira.. ao abrir o dat editor clique em New/Monster... e quando aparecer o novo monstro pra vc criar as sprites e adionar vc, ao envés de clicar em Import/Sprites, clica em Import/Import Itens e seleciona o Monster/Pokemon que vc salvou no formato .idc e ele aparecerá com as sprites todas jah adicionadas e alteradas.. Ex: jah estará com a sequencia <,^,>,\/, e se for um poke ou monster de 4 sqm (height2, weight2) jah estará tudo correto... Se for de 9 sqm, 16 sqm, etc... vai estar tudo certo.. VANTAGEM: vc num vai perder tempo fazendo sprite por sprite Novamente !!!
Espero ter ajudaddo novamente!!!