Olá galera, venho trazer mais um tutorial para vocês, o qual ajudará nos próximos tutoriais que serão pascal/delphi e C/C++.
Vamos começar!
Regras de Algoritmos:
Todo algoritmo tem suas regras, vou explicar quais são!
Sempre use somente um verbo por frase, aconselho, também, a usar frases curtas e simples.
Representação de um algoritmo:
Existem algumas formas de representar um algoritmo, tais quais:
Português estruturado;
Fluxograma;
Diagrama de Chapin.
Português estruturado ou Pseudocódigo:
As estruturas lógicas e escrita na linguagem próxima ao português na sequencia que são executadas, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo, Java, estaremos gerando códigos em Java, por isso os algoritmos são independentes da linguagem de programação.
Fluxograma
As estruturas lógicas são feitas através de figuras geométricas.
Diagrama De Chapin
São representadas por figuras retangulares. Vou explicar mais sobre essas 3 formas de representar um algoritmo mais para frente.
Computadores:
Todos sabem que os programas de computadores são algoritmos escrito em uma linguagem de computador, pascal, delphi e uma delas e todos esses programas são executado pelo computador.
Ja que falamos do computador vamos fazer um algoritmo.
Não só na linguagem pascal, mas como outras para começar a programação com o Inicio.
Inicio
Ligar o computador;
Abrir o mozila;
Entrar no xtibia;
Se Internet desconectada Então
Inicio
Conectar na internet;
Ir no mozila;
Entrar no xtibia;
Fim
senão
Ler meus tutoriais;
Fim.
Exemplo de um algoritmo onde o inicio Inicia o algoritmo e o Fim que finaliza!
Se/Senão irei explicar mais para frente!
Espero que esteja entendendo, abraço a vocês espero que gostem em breve mais tutoriais!
Não irei fazer tutoriais muito longos para não ficar ruim de entender!
Espero que bastante gente acompanhe os tutoriais porque não e so lua que e essencial no mundo tibiano