Salve galera, esta é a minha primeira matéria aqui no Xtibia, então, por favor, critiquem, para me ajudar a melhorar cada vez mais.
Introdução:
Neste tópico, irei mensionar algumas qualidades de diferenças do XML (mesmo sendo antigo) e o SQL (presente nos servidores novos).
Autor: Rodrigo Roberto (GOD Viollator) - resumindo: eu. xD
O XML:
Os servidores XML, para que não se lembra, é um sevidor que não usa um sistema online (como um site, se você já usa o phpmyadmin do xampp).
As contas, players, viplist, e muitos outros sistemas das contas, tinham uma pasta específica, com um arquivo XML para cada conta, player, e etc.
EDIT:
Um servidor em XML, pode sim ter um site, porém é uma forma extremamente fácil de hackearem o seu servidor, e, inclusive, o site fica extremamenge pesado no processamento da geração do arquivo em XML.
Pós:
Era muito mais fácil de entender, bastava abrir o arquivo XML e pesquisar a informação desejada e alterar o que ficava entre as aspas.
Contras:
Embora, no inicio de um servidor a pasta data não pesasse tanto, com o passar do tempo, aqueles "mega bytes" poderiam ir passando para "giga bytes".
É totalmente desprotegido.
Ideal para:
Iniciantes e servidores de WAR.
O SQL:
Diferenças do MySQL e SqLite:
Sqlite:
O Sqlite, embora o servidor os servidores já venham configurados para ele, ele não é uma boa opção, a não ser que o seu servidor não tenha site.
Más o sistema é o mesmo que o MySql, a diferença é que o banco de dados fica em um arquivo em "*.s3db" que pesa umpouco em seu computador.
EDIT:
Nas ultimas versões do AAC Gesior, é possível criar ligações ao "*.s3db" (SqLite), porém o site fica extremamente pesado para conexões lentas, tanto no processamento do código fonte, qaunto no processamento do servidor.
Pós:
O servidor fica mais leve do que em XML, é totalmente seguro.
Contras:
Para alterar o banco de dados, você deve ter um software (SqLite Studio).
Pesa umpouco mais do que um banco de dados em MySQL.
Ideal para:
Servidores de WAR, e servidor sem site.
MySQL:
Já o MySQL é muito mais efeiciente, fácil de manuseio e mais leve, o sistema é muito paracido que o SqLite, porém o banco de dados fica hospedado e totalmente protegido online.
Também é possível criar sites, e (não recomendo, para evitar corrupções) compartilhar o banco de dados com os outros Admins do servidor.
Pós:
Banco de dados leve, fácil manuseio e é possível criar sites, e totalmente seguro.
Contras:
Mesmo que seu servidor não tenha site, você deve espedar o banco de dados online.
Ideal para:
Servidores sérios, com site e etc.
Porquê o XML Foi deixado?
O XML foi deixado de usar, pelo fato do servidor ficar muito pesado, e totalmente desprotegido.
O banco de dados MySQL sempre existiu, porém nunca foi usado o quanto havia o XML.
E então, o que você achou desses 3 sistemas de bancos de dados diferentes?
(desculpem pelo erros de português, qualquer coisa me enviem pm).