É, todos conhecem a "Mana Rune", então nem tenho muito o que fala...
Então vamos lá..
A Imagem da Runa que será a "Mana Rune" está no spoiler abaixo.
Imagem do meu server.
1º Passo
Abra a pasta: Data / Spells / Scripts / Healing.
Copie um arquivo ".lua" já existente e renomei-o para "manarune.lua".
Abra-o e apague tudo que há dentro, e cole o código abaixo:
local combat = createCombatObject() setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_MAGIC_BLUE) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_AGGRESSIVE, FALSE) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TARGETCASTERORTOPMOST, TRUE) function onCastSpell(cid, var) doCreatureAddMana(cid, math.random(1500,3000)) doCreatureSay(cid,"Aaaah...", TALKTYPE_ORANGE_1) return doCombat(cid, combat, var) end
Onde está o 1500, 3000, é a quantidade mínima e máxima de mana que poderá "healar" ao usar a runa.
doCreatureAddMana(cid, math.random(1500,3000))
2º Passo
Abra o arquivo "spells.xml" da pasta anterior (Data / Spells) .
Adicione a tag abaixo:
<rune name="Mana Rune" id="2281" allowfaruse="1" charges="10" lvl="0" maglv="4" exhaustion="1200" aggressive="0" needtarget="1" blocktype="solid" script="healing/manarune.lua"/>
3º Passo
Vá para a pasta "Data / Items" e abra o arquivo. "Items.xml".
Aperte "Ctrl+F" ou o comando de busca do programa que usa para editar.
E digite a ID "2281" para encontrar a runa desejada.
Caso não ache a runa pela ID, clique no Spoiler abaixo.
Se você não encontra, é porque as runas que não são usadas são nomeadas em apenas uma tag.
Ex:
<item fromid="2275" toid="2285" article="a" name="spell rune"> <attribute key="weight" value="120" /> </item>
Item FromID 2275 - ToID 2285, ou seja, da ID 2275 à ID 2285 todos os items serão chamados de "spell rune" como está na tag.
P- Certo, então como procurá-la então?
R- Simples... basta você procurar pelo nome do item, ou seja, procure por "spell rune".
Nessa parte tem um porém... você tem que verificar se não há uma tag que comprometa a nova tag que será adicionada.
P- Como assim?
R- Simples, como no exemplo que usei acima, ele renomeia as runas de ID 2275 à 2285, ou seja, a "2281" que é a Runa na qual iremos editar já está sendo nomeada.
Usando este exemplo (que é fictício) vamos fazer o seguinte, ao invés de deixar renomeando até a 2285, você edita para renomear até a 2280 já que iremos usar a "2281".
Para o exemplo que citei acima, ficará assim:
<item fromid="2275" toid="2280" article="a" name="spell rune"> <attribute key="weight" value="120" /> </item>
Certo, agora você adiciona a tag da runa abaixo do código que foi alterado.
A tag da "Mana Rune" é a que está abaixo:
<item id="2281" article="a" name="Mana Rune"> <attribute key="weight" value="120" /> <attribute key="charges" value="100" /> </item>
Após feito isso, para as runas restantes não ficarem sem nome (runas de ID 2282, 2283, 2284 e 2285, no nosso exemplo), adicione o código abaixo renomeando-as.
<item fromid="2282" toid="2285" article="a" name="spell rune"> <attribute key="weight" value="120" /> </item>
Vale lembrar que para cada caso, as ID's vão está diferente.
Se você leu o tutorial pela opção "não conseguiu encontrar a "ID da RUNA"" você acaba por aqui.
Apague o que está codificado e adicione o código abaixo em seu lugar.
<item id="2281" article="a" name="Mana Rune"> <attribute key="weight" value="120" /> <attribute key="charges" value="100" /> </item>
É, eu acho que é isso...Espero que funcione.
Créditos pelo Script: Miter
Script Editado por: AdrianoSwaTT
TUTORIAL feito por: AdrianoSwaTT
Abraços galera :smile_positivo: