Fiz este tutorial com o intuito de mostrar as principais configurações do arquivo vocations.xml.
Vá até a pasta data/XML do seu OT e procure pelo arquivo vocations.xml. Este é o arquivo que deve ser configurado para editar as configurações ligadas com as vocações.
Você verá algo parecido com isto:
<vocation id="1" name="Sorcerer" description="a sorcerer" needpremium="0" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="6" gainhpamount="50" gainmanaticks="3" gainmanaamount="50" manamultiplier="1.1" attackspeed="300" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1"> <formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" magDefense="1.0" armor="1.0"/> <skill fist="1.5" club="2.0" sword="2.0" axe="2.0" distance="2.0" shielding="1.5" fishing="1.1" experience="1.0"/> </vocation>
Como perceberam, usarei neste exemplo as configurações do "Sorcerers".
Agora vamos configurar passo a passo. Observe:
vocation id="1"
Nesta linha, eu aconselho não mexer. Ela representa o ID de cada vocação, que em outros scripts estão sendo utilizados. Portanto, se você mexer no ID de alguma vocação, irá interferir em outras partes do servidor.
name="Sorcerer"
Aqui é, obviamente, o nome da vocação. Sinta-se livre para colocar o nome que você quiser.
description="a sorcerer"
Aqui deve ser colocado o nome que irá parecer ao dar "look" no personagem. Pela lógica, se você mudou o nome na linha anterior, deve mudar aqui também. Não se esqueça de deixar o "a" antes do nome ou o "an" caso a próxima palavra começar por vogal para manter o inglês correto
needpremium="0"
Aqui você informa se a vocação precisa de Premium Account ou não. Se não precisar, coloque "0". Caso precise, mude pra "1".
gaincap="10"
Esta linha serve pra configurar quanto de CAP (capacidade) esta vocação irá ganhar ao ganhar um level. Eu aconselho muito a sempre manter os valores originais, pois mexer aqui às vezes deixa o servidor "zoado" no futuro, mas isso é opção sua.
gainhp="5"
Semelhante a linha anterior, aqui você deve informar quanto de HP a vocação ganhará ao mudar de level. Novamente aconselho não mexer.
gainmana="30"
Semelhante novamente, aqui configura quanto de mana irá ganhar ao ganhar um level, não aconselho mexer.
gainhpticks="6"
Aqui deve ser configurado o tempo, em segundos, necessário para recuperar certa quantia de HP. Esta quantia será configurada na próxima linha.
gainhpamount="50"
Nesta linha, você deve configurar o quanto de HP o player irá ganhar dentro do tempo que você configurou na linha anterior. Ou seja, no caso do nosso exemplo, os sorcerers estariam recuperando 50 de HP a cada 6 segundos.
gainmanaticks="3"
Exatamente igual ao "gainhpsticks", só que agora funciona com a mana. Nesta linha você irá configurar o tempo necessário para ocorrer a recuperação de mana por parte do player.
gainmanaamount="50"
Também exatamente igual ao "gainhpamount", só que agora com a mana. Aqui deve ser configurado o quanto de mana o personagem irá recuperar dentro do tempo informado na linha anterior.
manamultiplier="1.1"
Nesta linha deve ser configurado a velocidade que o Magic Level desta vocação subirá. Aconselho a não mexer aqui. Quanto mais alto este valor, maior será a dificulade de ganhar ML.
attackspeed="300"
Aqui é configurado o Attack Speed da vocação, ou seja, a velocidade de ataque. Quanto menor o valor, mais rápido será o ataque. No nosso exemplo o sorcerer irá atacar muito rápido, pois 300 é um número bem pequeno comparado ao padrão, que é 2000.
soulmax="100"
Aqui é o número máximo de Soul Points que a vocação terá. Aconselho deixar 100 para vocações sem promotion e 200 para vocações com promotion.
gainsoulticks="120"
Nesta linha é configurado o tempo, em segundos, necessário para recuperar um Soul Point. No nosso exemplo, cada soul point está sendo recuperado em dois minutos (120 segundos).
fromvoc="1"
Esta linha deve ser igual à linha "vocation ID" em vocações que não necessitam de promotion. Em vocações que necessitam de promotion, deve ser posta a vocation ID da vocação anterior. Levando em conta que você não está criando novas vocações, não é necessário mexer nesta linha, já que os OTServers sempre vêm configurados.
<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" magDefense="1.0" armor="1.0"/>
Esta parte é preferível deixar todos os valores em "1.0", pelo simples fato que não é preferível aumentar esses "multiplicadores". Se você quiser aumentar o dano da wand, por exemplo, é melhor aumentar na pasta "weapons", e assim por diante.
<skill fist="1.5" club="2.0" sword="2.0" axe="2.0" distance="2.0" shielding="1.5" fishing="1.1" experience="1.0"/>
Aqui não há muito o que falar, a não ser o seguinte: Quanto mais alto for o valor, mais difícil será upar na skill configurada, ou seja, será mais fácil ganhar club fighting se o "club" for mudado para 1.0, ao invés de 2.0. Outro exemplo, se a "experience" dos sorceres for aumentada para 2.0, será duas vezes mais difícil de conseguir ganhar experiência. É mais ou menos isso a ideia.
Por fim, isso deve ser configurado em todas as vocações, desde as free até as premmium.
Espero que gostem do tutorial,
abs